Como ser feliz? Os noruegueses é que sabem.

Top Atlântico / Atualizado a

Já ouviu falar em “kos“? “Kos” é muito mais do que uma simples palavra, mais do que um conceito. É uma filosofia de vida que conferiu à Noruega o estatuto de país mais feliz do mundo. Fique connosco e saiba como ser feliz.

Viver a vida de uma forma simples, descomplicada, partilhando e apreciando pequenos momentos em conjunto com amigos e familiares. Na Noruega, o conceito de felicidade é consensual e assenta num estilo de vida mais sereno e simples, de celebração pela simplicidade de pequenos momentos e alegrias.

Como ser feliz

Mas, afinal, como conseguem os Noruegueses ser um povo tão feliz?

Apesar de o povo nórdico ser considerado frio e distante, talvez a realidade não seja bem esta. Vários estudos revelaram que os noruegueses são bastante solidários e generosos, fatores que transmitem à população um enorme sentimento de segurança e confiança.

A economia é também um dos pontos fortes da Noruega, onde o rendimento per capita é bastante superior à maioria dos países, permitindo assim que os habitantes tenham um poder de compra bastante encorajador.

A nível político, a Noruega está também numa posição bastante privilegiada, pois o nível de corrupção do país é bastante baixo. A opinião dos noruegueses relativamente aos seus governantes é praticamente unânime: são sérios, trabalham de forma clara e sempre tendo em vista o bem comum da população e gerem de uma forma transparente todos os recursos disponíveis no país.

Como ser feliz

No que diz respeito à liberdade individual dos cidadãos, a Noruega é também um exemplo a seguir. O país aposta numa cultura de igualdade, de pluralismo partidário e também de incentivo à participação de todos nas decisões políticas.

Por fim, podemos mencionar ainda a esperança média de vida na Noruega, que é bastante superior a grande parte dos países, devido a vários fatores. Falamos, por exemplo, na aposta em recursos para a saúde, para a educação e para o ambiente. E talvez possamos também incluir neste ponto o estilo de vida descontraído, sereno e alegre deste povo.

aurora boreal

Quer ir à Noruega?

Agora que decidiu conhecer o país mais feliz do mundo, deixamos-lhe aqui algumas referências que não quererá, com toda a certeza, perder. Em primeiro lugar, Oslo, a capital norueguesa, rodeada por um fiorde e florestas. O local onde a vida urbana e a natureza convivem numa perfeita simbiose. A visita a Trollstigen, uma das maiores atrações da Noruega, é também obrigatória. Não poderá deixar de percorrer o trilho Preikestolen e de conhecer Tromsø, onde se encontra a Catedral do Ártico. Damos um especial destaque também a Stavanger, uma cidade com paisagens fantásticas entre montanhas, praias de areia branca e fiordes, a Geiranger Fjord, património mundial da UNESCO, ao Porto de Hamnoy, tipicamente conhecido pelas suas pequenas casinhas vermelhas, e ao Kilden Performing Arts Center.

Imperdíveis e absolutamente inconfundíveis são também as auroras boreais. A aurora boreal é um dos fenómenos naturais mais atraentes de todo o mundo e não poderá perder a magia proporcionada por um destes momentos.

Como vê, são várias as razões pelas quais deve visitar a Noruega. Venha, o país mais feliz do mundo está à sua espera!