Este ano vá comemorar o Saint Patrick’s Day!

Top Atlântico / Atualizado a

O Saint Patrick’s Day é a mais tradicional festa irlandesa, que se comemora a 17 de março. Este dia é uma homenagem a St. Patrick, Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. St. Patrick, após anos de escravidão, consegue libertar-se, descobrindo a sua verdadeira vocação, converter os irlandeses ao Cristianismo.

Este é um dia comemorado um pouco por todo o mundo, mas é na Irlanda que todos os festejos ganham mais expressão. Estamos a falar do principal feriado do país, onde todos saem à rua, a música e a diversão são uma constante e acontecem incríveis desfiles de rua. Para celebrar o dia, todos se vestem de verde, usando sempre simbolicamente o trevo como amuleto. Quanto ao trevo, são várias as versões que justificam a sua existência, mas crê-se que St. Patrick usava o trevo como uma espécie de metáfora para a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Também os dias que antecedem o Saint Patrick’s Day são de festejo e, por isso mesmo, talvez seja uma boa altura para viajar até à Irlanda.

Saint Patrick’s Day

Dublin

Primeira paragem quase obrigatória, a capital da Irlanda. Uma cidade bastante hospitaleira que convida a longos passeios a pé nas suas ruas tranquilas. De uma arquitetura inconfundível, Dublin é um dos principais locais a conhecer quando se visita a Irlanda.

Ainda em Dublin, há alguns locais de referência que não poderá, de forma nenhuma, deixar de visitar. Falamos, por exemplo, das Catedrais de St. Patrick e Christ Church e também do Castelo de Dublin.

Galway

Esta é uma cidade irlandesa bastante distinta de todas as outras, talvez pelo seu caráter mais liberal, em contraste com o pensamento mais conservador que tende a caraterizar a Irlanda. Galway é uma cidade com uma forte comunidade de estudantes e será Capital Europeia da Cultura em 2020. Uma vez em Galway, entre outras atrações, sugerimos que visite a Abadia de Kylemore, um dos locais mais bonitos de toda a Irlanda.

Galway

Falésias de Moher

As falésias encontram-se a cerca de 2 horas de carro do centro de Dublin mas a viagem valerá, certamente, a pena. Do alto das falésias a vista é absolutamente deslumbrante, um verdadeiro tesouro natural e que é um dos pontos de visita obrigatória na Irlanda.

Kilkenny

Esta é a cidade mais medieval do país e, por essa razão, possui um património histórico que lhe confere o estatuto de capital patrimonial da Irlanda. Aqui, são inúmeros os monumentos que poderá conhecer, entre igrejas, torres, parques, pontes e castelos.

Kilkenny

Castelo de Dunguaire

Apesar de um pouco longe de Dublin (cerca de 2h20m de carro), este é um dos castelos mais visitados de toda a Irlanda e é fácil perceber porquê. Este local possui uma beleza singular, onde a imponência do castelo contrasta de uma forma perfeitamente harmoniosa com a beleza natural da Baía de Galway.

Irlanda, país de tradições e de fortes marcas histórias, com tanto para descobrir! Venha, o Saint Patrick’s está quase aí!