Dia do Rei: 3 razões para (re)descobrir Amesterdão em festa

Top Atlântico / Atualizado a

Nunca ouviu falar do Dia do Rei? Esta celebração está para a Holanda como o Carnaval está para o Brasil ou como o St. Patrick’s Day está para a Irlanda. Os holandeses invadem as ruas e os canais e fazem do laranja a cor da festa. E que festa!

Dia do Rei

Mas o que é isto do Dia do Rei?

O Dia do Rei (Koningsdag) é um feriado nacional, habitualmente celebrado a dia 27 abril. Este marca o aniversário do Rei Willem-Alexander, o monarca em atuais funções. No entanto, antes de existir o Dia do Rei já existia um Dia da Rainha. Estranho? É simples. Esta festa comemora-se desde 1885, na altura para celebrar o aniversário da Rainha em função – a Rainha Wilhelmina

Independentemente do nome da festa, a tradição manteve-se e é disso que vamos falar.

“Já conheço Amesterdão. Vale a pena voltar para o Dia do Rei?”

Sim, muito! Amesterdão (e outras cidades holandesas) transformam-se, oferecendo uma experiência totalmente única a quem a visita nesta altura. De seguida vamos partilhar 3 razões para que coloque o Dia do Rei na sua wishlist de experiências!

1 – De dia até à noite, há festa para todos os gostos

Na verdade o Dia do Rei começa na véspera, na chamada Noite do Rei. O ambiente mais carnavalesco estende-se até ao próprio Dia do Rei. As opções de diversão são variadas: DJ’s a tocarem em praças; festas em barcos decorados a rigor que se passeiam pelos canais da cidade; música ao vivo um pouco por todo o lado e pessoas a dançar pelas diversas pontes da cidade.

Também há atividades a pensar nos mais novos que vão desde pinturas faciais, jogos e eventos desportivos. O Dia do Rei é uma autêntica festa para todos!

2 – Aproveite para ir às compras

Este dia não pode estar completo sem uma ida às compras. Mas não é uma ida às compras qualquer. Falamos de uma espécie de feira da ladra ao estilo holandês. Neste dia, os locais aproveitam para vender roupas, livros, brinquedos, acessórios de coleção. Tudo! No fundo, o que já não precisam, mas que poderá dar um momento divertido e um dinheiro extra.

Este momento é tão importante para os holandeses que começam a marcar os territórios para as suas bancas com dias ou mesmo semanas de antecedência.

3 – Uma imensidão de laranja sem comparação

Neste dia há uma cor que vibra mais forte: o laranja da Holanda. Este colorido dá uma alegria particular a Amesterdão (e um pouco por todo o país). Portanto, seja fato completo ou apenas um acessório, poucos são os que saem à rua “sem a laranja” vestida

Uma curiosidade final. A família real holandesa é apelidada de “van Oranje” (laranja em holandês). É exatamente por esta razão que o laranja é a cor associada à Holanda.

Venha viver uma experiência memorável, numa escapadinha de fim de semana a Amesterdão. Temos oportunidades desde 339,29€ por pessoa (voo + 2 noites).