5 dicas para viajar com amigos (e correr tudo bem!)

Top Atlântico / Atualizado a

Viajar com amigos é uma experiência inesquecível. Muitas vezes por boas razões, outras nem tanto. Para o ajudar a aproveitar estas férias em grupo da melhor forma – sem colocar em risco uma amizade – deixamos aqui 5 dicas muito simples para viajar com amigos.

1 – Alinhem expectativas e falem muito!

dicas para viajar com amigos

Não somos todos iguais e isso reflete-se na própria forma de viajar. Algumas pessoas são mais de acordar cedo, outras de sair à noite; umas gostam de museus, enquanto outras preferem dar corda aos sapatos e fazer longas caminhadas.

Não há mal nenhum nisso! O único problema é ser surpreendido no destino com umas férias completamente diferentes daquelas que imaginou.

A solução é bastante simples (mas muitas vezes ignorada por amigos que viajam juntos). Antes da viagem, reúnam-se e alinhem expectativas. O mesmo é válido em relação ao tópico dinheiro.

Não faça deste tema um tabu entre amigos. Delimitem um teto máximo para as mais variadas despesas, como: alojamento, alimentação, transporte. Ao definirem este montante vão poder poupar não só na carteira como nas discussões.

2 – Tire um tempo para si

dicas para viajar com amigos

Pode parecer uma contradição já que o tema é viajar com amigos. Mas é natural que depois de tantas horas juntos, no ritmo intenso de viagem, necessite de algum tempo só para si. Caso sinta isso, o melhor mesmo é tirar uma tarde ou umas horas por sua conta. Recarregue as baterias e volte com uma nova energia para junto dos seus amigos. Todos saem a ganhar!

3 – Dê umas férias ao telemóvel

dicas para viajar com amigos

Todos sabemos como o telemóvel está presente no nosso dia a dia. No entanto, apesar deste dispositivo ter imensas vantagens, na hora de viajar pode trazer alguns problemas.

Por exemplo, pode impedi-lo de relaxar enquanto observa uma bonita paisagem porque está preocupado em tirar “aquela” fotografia perfeita. Ou, em contexto de grupo, pode influenciar negativamente a comunicação, pois a conversa ao vivo poderá aos poucos ser substituída pela atenção colocada nas redes sociais.

Muitas vezes estes gestos são feitos inconscientemente, mas é importante estarmos atentos. Lembre-se: está num local novo, rodeado de novas experiências e na companhia dos seus amigos. Tem tudo o que precisa para ser um momento memorável, não concorda?

O telemóvel pode esperar pelo fim das férias ou por um momento em que esteja sozinho (ponto 2).

4 – Quarto individual ou de grupo? Pense bem!

Quarto individual ou de grupo

À primeira vista pode parecer uma pergunta pouco importante – “é só um quarto”.

A questão é que a escolha do local onde vai dormir pode ter um impacto direto no seu humor durante o dia. Se tiver um sono leve, talvez seja preferível gastar um pouco mais de dinheiro e garantir que tem uma boa noite de sono.

5 – E que tal fazerem um tour?

dicas para viajar com amigos

Hoje em dias são várias as cidades que dispõe de tours (culturais, gastronómicos, artísticos), oferecendo uma visão mais aprofundada do local. Além disto, são atividades excelentes para conhecer outros viajantes e trocar experiências.

“Ah, mas eu já estou a viajar com amigos. Não preciso de conhecer outras pessoas”.

Sim, este é um pensamento muito natural. Mas a verdade é que ao estar tantas horas a viajar com as mesmas pessoas, pode ser positivo conhecerem outros viajantes e novos pontos de vista. Quem sabe não vão sair desta experiência com uma história e pessoas para relembrar? Vale a pena experimentar, nem que seja apenas uma vez!

Dicas apontadas? Então agora é começar a reunir os amigos e lançarem-se nos preparativos. Viajar com amigos é incrível, revigorante e pode melhorar (e muito!) uma amizade. Se é a primeira vez que o faz temos um conselho adicional: comece com uma escapadinha pela Europa. Temos algumas oportunidades para todos os gostos e bolsas.