Como se preparar para fazer um cruzeiro

Top Atlântico / Atualizado a

Fazer um cruzeiro é uma experiência única onde podemos concentrar numa única viagem, vários destinos. Fique a saber como se preparar para fazer um cruzeiro.

Num navio de cruzeiro, saiba que existem várias atividades para fazer enquanto navega confortavelmente em alto mar. Desde restaurantes, bares, discotecas, lojas, salas de espetáculos, casinos, bibliotecas, SPAs, ginásios e, claro, piscinas.

O importante é descontrair e desfrutar de todas as comodidades a bordo destes “hotéis flutuantes”, seja em família ou a dois. Fique com algumas dicas e sugestões para que tudo corra bem e tenha uma viagem inesquecível.

WELCOME ABOARD

A partir do momento em que decide embarcar num cruzeiro e fazer a sua reserva, é crucial informar-se e confirmar várias questões.

Qual a data e hora de partida do porto e, caso seja necessário voar até ao local, coordenar muito bem o tempo entre o voo e o embarque; verificar o que está ou não incluído no preço total, contabilizar eventuais custos extra, saber o que é ou não permitido fazer a bordo, e mais dúvidas que lhe surjam entretanto, esclareça logo de início.

Caso tencione levar a família, em particular crianças, poderá fazê-lo com toda a segurança. Existem inúmeras atividades criadas especialmente para os mais pequenos, clubes infantis pensados para cada idade e também creches para quando é necessário tempo para os adultos.

como se preparar para fazer um cruzeiro

FAZER A MALA

Uma das grandes vantagens em fazer um cruzeiro, é ter de fazer apenas uma mala para viajar até vários locais. Além da sua documentação, bens pessoais e da máquina fotográfica, a quantidade de roupa vai sempre depender do tempo que estará em viagem, mas em ambiente de férias é natural que opte por roupas descontraídas e adequadas às condições climáticas dos locais por onde irá passar.

Tente informar-se com antecedência. Por outro lado, sugerimos que tenha pelo menos uma roupa mais formal para a tradicional “Noite do Comandante”, na qual o comandante do navio se junta aos passageiros para uma noite de gala e a famosa fotografia ao seu lado.

À semelhança de outras viagens, as malas pequenas são as mais práticas, mas também implica ter mais cuidado na acomodação da roupa. Todas as toalhas são fornecidas a bordo, pelo que não será necessário levar e nunca é demais relembrar das etiquetas de identificação nas malas.

como se preparar para fazer um cruzeiro: fazer a mala

Porque terá vários momentos ao sol, o protetor solar é imprescindível. Caso haja tendência para enjoar, inclua na mala medicação apropriada para evitar situações desconfortáveis. Outra opção será escolher a sua cabine numa zona inferior localizada a meio do navio, onde há menos movimentação.

Dica: Quando fizer a reserva da viagem, informe-se sobre o que é proibido transportar por questões de segurança.

TERRA À VISTA

É certo que o entretenimento nos cruzeiros é variado e garantido ao ponto de poder passar as suas férias inteiras a bordo. Todos os dias, os passageiros são informados sobre a programação, até para o caso de ser necessário inscrição prévia.

Contudo, durante o tempo de escala é possível ir a terra para visitar novas cidades e conhecer os seus recantos mais emblemáticos. A maioria dos navios organiza excursões e passeios guiados para rentabilizar o tempo, basta informar-se sobre o programa que lhe interessa mais fazer.

Dica: Antes de sair do navio, certifique-se que leva a sua identificação e que a máquina fotográfica tem bateria suficiente para registar os melhores momentos em terra.

veneza

ONLINE ON BOARD

Estamos na era das redes sociais e do contacto permanente com o mundo, pelo que estar em pleno oceano poderá suscitar algumas dúvidas sobre o acesso à internet. A bordo, alguns cruzeiros disponibilizam salas de internet aos passageiros, mas caso se revele muito lenta pode sempre aguardar pelas escalas nos portos para aceder via Wi-Fi ou localmente. Um plano B será desligar-se um pouco do mundo online e aproveitar o tempo a bordo em modo offline.

viajar