Sabe as diferenças entre cruzeiros de mar, de rio e de expedição?
Fazer um cruzeiro é, sem dúvida, uma das experiências de viagem mais completas que existem. Afinal, combina o melhor de dois mundos: a comodidade de um hotel que se move e a possibilidade de acordar recorrentemente num sitio novo para explorar. Sinceramente, até poderíamos ficar aqui a enumerar as diversas razões pela quais toda a gente deveria MESMO fazer um cruzeiro. Mas hoje, preferimos antes explicar-lhe que nem todos os cruzeiros são iguais. Sabia disso? Ah, pois! Apesar de parecerem todos navios gigantes cheios de funcionalidades, existem três tipos de cruzeiros. Estes são: os cruzeiros marítimos – que navegam no mar; os cruzeiros fluviais – que navegam em rios; e os cruzeiros de expedição que viajam até lugares remotos. Mas não nos alonguemos mais, vamos descobrir tudo sobre os cruzeiros!
Cruzeiros marítimos

Acima de tudo um cruzeiro marítimo é sinónimo de muita alegria e animação. Sendo navios de grande porte, estão preparados com as mais variadíssimas valências para que todos os hóspedes descansem, mas também se divirtam muito. A bordo destes navios, o entretenimento nunca pára! Encontra várias piscinas, algumas até com escorregas dignos de parques temáticos; spas luxuosos onde pode relaxar; restaurantes que variam desde buffets generosos até alta gastronomia; uma grande diversidade de espetáculos que vão desde produções da Broadway, a shows de comédia e música ao vivo e até casinos completos. Por norma, e como percorrem grandes distâncias entre cidades e portos, alguns dias dos seus itinerários são passados exclusivamente em alto mar para navegação.
Cruzeiros fluviais

Por outro lado, os navios fluviais proporcionam uma experiência muito mais serena e intimista. Ao percorrer alguns dos mais emblemáticos rios do mundo, estão navios estão também a navegar pela história que moldou o mundo como o conhecemos hoje. Normalmente de porte mais reduzido, estes navios permitem paragens mais frequentes e em cidades e vilas mais pequenas, com possibilidade de visitas guiadas. Algumas das maiores referências de cruzeiros de rio imperdíveis são, por exemplo, os cruzeiros no nosso tão incrível rio Douro, no rio Danúbio passando até por várias cidades europeias, ou do emblemático rio Nilo. Neste tipo de cruzeiro poderá desfrutar de um ambiente mais refinado e, sem dúvida alguma, de um ambiente muito mais calmo.
Cruzeiros de expedição

Mas e se o objetivo for viver uma verdadeira aventura de contacto com a mãe natureza? É nesta categoria que entram os cruzeiros de expedição. Muito diferentes dos anteriores, estes cruzeiros são pensados para quem procura destinos inexplorados e paisagens intocadas como, por exemplo, a vastidão gelada da Antártida e do Ártico, as exuberantes paisagens da Amazónia ou as ilhas vulcânicas das Galápagos. Estes navios também são mais pequenos e estão preparados para enfrentar condições extremas. A bordo encontram-se sempre biólogos, geólogos e naturalistas que não só partilham conhecimento, como acompanham e apoiam os viajantes. Neste caso, quem embarca numa aventura destas não quer apenas relaxar, mas sim explorar, compreender a natureza e, sem dúvida alguma, ter o privilegio de estar em lugares únicos.
Independentemente de ser no mar, no rio ou feito para uma expedição, o que é certo é que fazer um cruzeiro é sempre uma experiência mágica e inesquecível. Por isso, talvez esteja na hora de começar a fazer as malas e preparar-se para umas férias fantásticas a bordo de um navio. Veja bem as diferenças nos vários tipos de cruzeiros, escolha o que mais se adequa a si e parta rumo à descoberta!