10 aldeias e vilas mais belas de Portugal
Portugal não se deixa intimidar pelo seu tamanho. Como é possível um país, aparentemente pequeno em comparação aos grandes destinos mundiais, ser dos maiores no que respeita à diversidade cultural? Assim, de Norte, ao Centro, ao Sul, poderá encontrar verdadeiras jóias raras. Desta vez, as atenções estão todas com as aldeias e vilas mais belas de Portugal.
Fique connosco e saiba mais sobre Lindoso, Amarante, Belmonte, Monsanto, Sortelha, Talasnal, Carvalhal, Marvão, Cacelha Velha e Alte.
Sistelo – o “Tibete” Português!
Muito perto de Arcos de Valdevez, no Minho, a aldeia de Sistelo foi considerada como uma das “7 Maravilhas de Portugal”. E ainda… é conhecida como “o pequeno Tibete português” devido aos seus fabulosos socalcos verdejantes que foram sendo moldados durante centenas de anos e mostram a verdadeira harmonia entre o Homem e Natureza, para a agricultura e criação de gado, criando uma paisagem de características únicas.
Na aldeia, ainda encontramos espigueiros e casarios tradicionais desta região, bem como a mística Casa Senhorial do Castelo de Sistelo, trazendo ainda mais magia a quem por aqui passa.
Aqui a Natureza é Rainha e convida a respirar ar puro enquanto faz uma caminhada por um dos trilhos mais bonitos de Portugal, o das Brandas de Sistelo. Ou pode ainda percorrer os famosos Passadiços do Sistelo ao longo do rio Vez.
Lindoso
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, Lindoso é um nome sonante desta zona, conhecido, principalmente, pela sua Barragem. Possui a maior coleção de espigueiros de Portugal e em ‘defesa’ da aldeia encontramos também o conhecido Castelo medieval, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso.
Lindoso oferece-nos um grandioso património edificado que tem de conhecer: pelourinho, espigueiros e eiras comunitárias, o cruzeiro do Castelo, pontes, moinhos, calçadas e igrejas.
Belmonte
Terra Natal do português Pedro Álvares Cabral, a vila de Belmonte, destaca-se pelo seu património histórico-cultural. Coroada pelo castelo medieval, aqui encontramos vestígios desde o Neolitico até aos Romanos.
Belmonte tem uma das mais fortes ligações judaicas em Portugal, mantendo esta essência judaica ao longo dos tempos até aos dias de hoje. A história e tradições é um dos pontos fortes da aldeia que está bem exposta nos seus vários museus, como o Núcleo Museológico do Castelo de Belmonte, a Igreja de Santiago/ Panteão dos Cabrais (Centro Interpretativo dos Caminhos da Fé), o Museu Judaico, o Ecomuseu do Zêzere, e ainda o Museu do Azeite e Museu dos Descobrimentos.
Belmonte merece uma visita.
Monsanto
Antes de tudo, Monsanto é considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Situada no concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto, faz parte das famosas doze aldeias históricas de Portugal. Este local foi escolhido por grandes nomes da arte nacional como, Fernando Namora, escritor e médico e o músico José Afonso que aqui viveram, trabalharam e encontraram em Monsanto uma inspiração.
Visite as ruínas do castelo da região para ter uma vista privilegiada de Monsanto e por fim, não se esqueça vá até ao restaurante Petiscos e Granitos e prove a típica sopa de fava e coentro.
Sortelha
Sortelha vive todo o esplendor da época medieval com alguns vestígios da era romana. Com um castelo do século XIII, aqui poderá ver das paisagens mais bonitas da região. Poderá também ver e fotografar as elevações graníticas “Cabeça da Velha” e do “O Beijo Eterno“. Esta aldeia é rodeada por uma grande muralha, as casas mantêm o seu aspeto renascentista. Visitar Sortelha é uma verdadeira viagem no tempo.
Talasnal
Situada na Serra da Lousã, a Aldeia do Talasnal faz parte das conhecidas “Aldeias de Xisto“. Esta aldeia é, sem dúvida, a mistura incrível de natureza, gastronomia e artesanato. Descobrir Talasnal representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e envolver-se com a vegetação, animais e tradição em ruelas decoradas a xisto.
Carvalhal
Uma aldeia plantada à beira-mar, entre pinhais e campos de arroz. Assim é o Carvalhal. Situada nas imediações da Comporta (Alentejo), esta aldeia de praias largas é perfeita para passeios a cavalo ou até um relaxante piquenique ao pôr do sol. As águas são azul turquesa e areia branca são o ‘sofá’ ideal para relaxar.
Considerada de uma das mais bonitas de Portugal, também tem a vantagem de estar junto à reserva natural do Sado, o que proporciona o avistamento de cegonhas, por exemplo.
Marvão
Quando chegar à aldeia de Marvão – uma das mais belas do Alentejo – já estará sob o encantamento da região. Rodeada de muralhas do século XIII, fica a 843m de altitude servindo como um posicionamento estratégico e de onde se tem vistas magnificas. Aqui poderá confirmar que o tempo passa mais lentamente. Não há pressa, só o prazer de viver.
Com vestígios Paleolíticos e Neolíticos, poderá encontrar antas e menires (praticamente intactos)….Um verdadeiro paraíso de história viva.
Cacela Velha
A Aldeia da Cacela Velha situa-se no alto da colina do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, ou seja, nasceu de uma falésia que faz frente ao estuário. As casas pintadas de branco e azul (uma tradição destinada a afastar o diabo), decoram esta aldeia.
Poderá comprovar que a pesca foi (e é) uma das principais riquezas da localidade, provando o peixe e marisco fresco. Para além da evidente ligação ao mar, esta aldeia tem também fortes ligações islâmicas. Escavações arqueológicas comprovaram que em Cacela Velha ficava a Medina de Qast’alla Daraj, um centro islâmico da Gharb al-Andalus do século X.
Alte
Alte é um dos segredos do Algarve.
Aos pés da Serra do Caldeirão, em Loulé, é das aldeias mais tradicionais e românticas de Portugal.
Casas que parecem de bonecas, ruas cuidadosamente arranjadas e decoradas, pátios cheios de floreiras, traçam um espírito simples mas muito tradicional. A sua localização algarvia, faz desta aldeia uma verdadeira estrela para quem a visita.
Não deixe de conhecer a ilustre Igreja Matriz de Alte, as ruas d’Alte com todos os seus recantos e pormenores arquitetónicos, as intervenções artísticas, a Ribeira d’Alte – e sua nascente. Se visitar Alte no verão, poderá ainda aproveitar o calor nas piscinas alimentadas com água da fonte.