10 locais obrigatórios para conhecer no Alentejo

Top Atlântico / Atualizado a

Quando pensa em Alentejo talvez pense em boa comida, planicies douradas, uma costa com praias fantásticas. A maior região do país é detentora de uma alma muito própria e da mais pura simplicidade. Com muitos lugares imperdíveis que merecem uma visita, trazemos-lhe alguns que são verdadeiros tesouros.

Fique a conhecer os 10 locais obrigatórios a visitar no Alentejo.

Alto Alentejo

1 – Monsaraz

Castelo de Monsaraz

Esta aldeia fortificada é magnífica. Localizada no topo de uma colina, oferece uma vista privilegiada sobre o Alqueva, um dos maiores lagos artificiais do continente europeu. Além disso, Monsaraz possui ainda um enorme património cultural que vale a pena ser apreciado.

2 – Castelo de Vide

Castelo de Vide

Não há como não ficar encantado com a beleza e a história de Castelo de Vide, carinhosamente conhecida como “Sintra do Alentejo”. Extremamente bem conservada e com ruelas estreitas encantadoras, esta vila guarda também pontos de interesse históricos e culturais que são obrigatórios, como: a Judiaria, Forte de São Roque, o Castelo de Castelo de Vida e as Fortificações Renascentistas.

3 – Marvão

Marvão

A uma curta distância de Castelo de Vide, eis Marvão, uma das mais belas vilas de Portugal. As ruelas desta vila medieval são imperdíveis, bem como a extensão de paisagem que vai poder observar. Suba ao Castelo e veja por si mesmo!

4 – Elvas

Elvas

É junto à fronteira com Espanha que pode encontrar Elvas, cidade orgulhosamente alentejana e Património Mundial da UNESCO. Pintada de branco e amarelo, Elvas é senhora de uma beleza única. A acrescentar a isto é considerada a maior cidade fortificada de toda a Europa e tem ainda o maior Aqueduto da Península Ibérica, com uma extensão aproximada de 7km e 31 metros de altura.

Baixo Alentejo

5 – Mértola

Guadiana, Mértola

Mértola foi em tempos um porto fluvial bastante importante do Mediterrâneo. Talvez por isso o apelido de Vila-Museu lhe faça tanta justiça. Visitar esta vila muralhada é estar em contacto permanente com antigas civilizações (romanos, muçulmanos, visigodos). No cimo, o Castelo de Mértola é visita obrigatória. Cá em baixo, o Guadiana compõe um postal e convida a um passeio de barco.

6 – Castro Verde

Castro Verde

Situada no centro do chamado “Campo Branco”, Castro Verde está assim rodeada pelas marcantes planícies alentejanas. A sua beleza e riqueza natural fez com que em 2017 recebesse a distinção de “Reserva da Biosfera da UNESCO”. Assim sendo, não poderíamos deixar de recomendar que faça um dos vários circuitos, onde poderá apreciar tanto a beleza natural, como a avifauna local.

7 – Serpa

A influência romana está bastante presente nesta pequena cidade do baixo Alentejo, a começar pela muralha e aqueduto. Além disso, são vários os monumentos que aqui poderá visitar, como a Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja Matriz de Serpa, a Ermida de Santa Luzia, o Palácio dos Condes de Ficalho, o Museu do Relógio e o Museu Arqueológico, entre muitos outros.

Litoral Alentejano

8 – Vila Nova de Milfontes

Praia de Vila Nova de Milfontes, Alentejo

Junto ao rio Mira e integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, mora esta bonita povoação alentejana. No entanto, são as praias de areal extenso de água cristalina que fazem as delícias de quem aqui passa. São várias as opções, desde a Praia das Furnas, Praia da Franquia ou a Praia do Farol. Um dos destinos favoritos dos portugueses para uns dias ao sol.

9 – Almograve

Praia Almograve

Um centro carismático, e com bons restaurantes, e uma praia que deslumbra pela sua imensa beleza natural. Em relação às praias, aqui poderá encontrar duas zonas distintas. De um lado, terá praias de rochas e arribas de xisto. Do outro, praias de areia junto às dunas. Fica ao seu critério decidir onde desfrutar de um belo dia de sol.

10 – Porto Covo

Porto Covo, Alentejo

“Aqui, no lugar de Porto Covo”, cantava Rui Veloso sobre esta vila encantada caiada de branco e azul. Há muito que Porto Covo entrou no mapa de locais imperdíveis do litoral alentejano, mas a sua beleza continua intemporal. Da vila às praias e falésias com um visual incrível, Porto Covo é o tipo de sítio em que as fotografias se vão, certamente, multiplicar.

E assim chegámos ao fim da lista de 10 locais a visitar no Alentejo. Já tem um destino para a sua próxima viagem?!