Destinos / Viagens Baratas

10 locais obrigatórios para conhecer no Alentejo quando tudo melhorar

Share this post

Durante a quarentena certamente já sonhou com muitos locais, com as suas comidas e paisagens. Alguns serão locais que já conhece (e adora), outros são completamente novos.

O Alentejo tem tudo para entrar nessa lista de sonhos. É a maior região de Portugal, detentora de uma alma e paisagens muito próprias. De uma simplicidade bela.

Do Alto Alentejo ao Litoral Alentejano, venha conhecer alguns locais que são tesouros nacionais.

Alto Alentejo

1 – Monsaraz

Esta aldeia fortificada é magnífica. Localizada no topo de uma colina, oferece uma vista privilegiada sobre o Alqueva, um dos maiores lagos artificiais do continente europeu. Além disso, Monsaraz possui ainda um enorme património cultural que vale a pena ser apreciado.

2 – Castelo de Vide

Não há como não ficar encantado com a beleza e a história de Castelo de Vide, carinhosamente conhecida como “Sintra do Alentejo”. Extremamente bem conservada e com ruelas estreitas encantadoras, esta vila guarda também pontos de interesse históricos e culturais que são obrigatórios, como: a Judiaria, Forte de São Roque, o Castelo de Castelo de Vida e as Fortificações Renascentistas.

3 – Marvão

A uma curta distância de Castelo de Vide, eis Marvão. E o que dizer de uma vila assim? Um verdadeiro charme. As ruelas desta vila medieval são imperdíveis, bem como a extensão de paisagem que vai poder observar. Suba ao Castelo e veja por si mesmo!

4 – Elvas

É junto à fronteira com Espanha que pode encontrar Elvas, cidade orgulhosamente alentejana e Património Mundial da UNESCO. Pintada de branco e amarelo, Elvas é senhora de uma beleza única. A acrescentar a isto é considerada a maior cidade fortificada de toda a Europa e tem ainda o maior Aqueduto da Península Ibérica, com uma extensão aproximada de 7km e 31 metros de altura.

Baixo Alentejo

5 – Mértola

Mértola foi em tempos um porto fluvial bastante importante do Mediterrâneo. Talvez por isso o apelido de Vila-Museu lhe faça tanta justiça. Visitar esta vila muralhada é estar em contacto permanente com antigas civilizações (romanos, muçulmanos, visigodos). No cimo, o Castelo de Mértola é visita obrigatória. Cá em baixo, o Guadiana compõe um postal e convida a um passeio de barco.

6 – Castro Verde

Situada no centro do chamado “Campo Branco”, Castro Verde está rodeada pelas marcantes planícies alentejanas. A sua beleza e riqueza natural fez com que em 2017 recebesse a distinção de “Reserva da Biosfera da UNESCO”. Assim sendo, não poderíamos deixar de recomendar que faça um dos vários circuitos, onde poderá apreciar tanto a beleza natural, como a avifauna local.

7 – Serpa

A influência romana está bastante presente nesta pequena cidade do baixo Alentejo. Já a sobre a sua beleza podemos dizer várias coisas. No interior das muralhas, podemos encontrar um bonito centro histórico que rivaliza com a magnífica planície e montes com rosmaninho, que podemos encontrar no exterior.
Além disso, são vários os monumentos que aqui poderá visitar, como a Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja Matriz de Serpa, a Ermida de Santa Luzia, o Palácio dos Condes de Ficalho, o Museu do Relógio e o Museu Arqueológico, entre muitos outros.

Litoral Alentejano

8 – Vila Nova de Milfontes

Junto ao rio Mira e integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, mora esta bonita povoação alentejana. No entanto, são as praias de areal extenso e água cristalina que fazem as delícias de quem aqui passa. São várias as opções, desde a Praia das Furnas, Praia da Franquia ou a Praia do Farol.

Ideal para um destino de férias em família, num ambiente calmo, mas ainda assim com as atividades suficientes para agradar a miúdos e graúdos

9 – Almograve
  

A pequena povoação de Almograve é um destino que surpreende. Um centro carismático, e com bons restaurantes, e uma praia que deslumbra pela sua imensa beleza natural. Em relação às praias, aqui poderá encontrar duas zonas distintas. De um lado, terá praias de rochas e arribas de xisto. Do outro, praias de areia junto às dunas. Fica ao seu critério decidir onde desfrutar de um belo dia de sol.

10 – Porto Covo

“Aqui, no lugar de Porto Covo”, cantava Rui Veloso sobre esta vila encantada caiada de branco e azul. Há muito que Porto Covo entrou no mapa de locais imperdíveis do litoral alentejano, mas a sua beleza continua intemporal. Da vila às praias e falésias com um visual incrível, Porto Covo é o tipo de sítio em que as fotografias se vão, certamente, multiplicar.

E assim chegámos ao fim da lista de 10 locais imperdíveis no Alentejo. Já tem um destino preferido? Então é uma questão de tempo até poder explorar um pouco mais de Portugal.

Artigos relacionados