10 locais obrigatórios no Centro de Portugal

Top Atlântico / Atualizado a

Em primeiro lugar, ficamos a conhecer 10 locais obrigatórios no Norte e no Alentejo, viajamos de seguida até ao Centro de Portugal. Diz-se que a região tem um país dentro de um país. E, de facto, é uma zona com uma diversidade extraordinária.

Para além disso, a proximidade com diferentes zonas do país (norte e sul) faz com que seja uma localização estratégica e bastante em conta para umas férias.

1 – Coimbra

Coimbra

Coimbra é fado, estudantes, bairros históricos e uma tradição que se mescla num ambiente jovem e urbano. A antiga capital portuguesa (até 1255) é uma cidade obrigatória dado os seus encantos e raízes profundas com a história de um país.

Não deixe de conhecer a imponente Universidade de Coimbra e de fazer uma caminhada à beira do rio ou no multissensorial Jardim Botânico com cerca 13,5 hectares de área.

2 – Berlengas

Berlengas

As Berlengas são certamente o destino indicado para quem prefere locais selvagens e tranquilos.

O facto de ser um arquipélago e contar apenas com um hotel e um parque de campismo numa das ilhas (a única habitada), faz deste local um paraíso natural feito de pequenas praias recortadas entre arribas e água cristalina. Tudo isto a uma breve viagem de barco, a partir de Peniche, que poderá ser ou não uma aventura memorável.

3 – As Aldeias históricas de Portugal

Aldeias históricas de Portugal

Já aqui falámos das 12 Aldeias Históricas, um roteiro pautado por aldeias charmosas que conservam beleza e tradição como poucas. A proximidade geográfica entre muitas das localidades facilita a descoberta, já a beleza faz o resto.

Não deixe de conhecer a impressionante fortaleza de Almeida em formato estrelado ou o Castelo medieval de Monsanto (uma das mais belas aldeias de Portugal) e a vista única que tudo abarca.

4 – Tomar

Tomar

Conhecida como “cidade dos templários”, Tomar soube preservar os seus fantásticos monumentos. Falamos, claro está, do Castelo de Tomar ou dos Templários, um importante edifício militar do século XII e Património Mundial da UNESCO.

No entanto, não podemos esquecer também do Convento de Cristo, amalgama de vários estilos arquitetónicos, como românico, gótico, renascentista, mas o mais impressionante é o manuelino com a sua janela, símbolo inigualável deste estilo. Uma cidade relativamente pequena, mas com um património imensamente rico.

5 – Óbidos

centro de portugal

Pela sua proximidade de Lisboa, Óbidos é escolhido tanto para visita de 1 dia ou para escapadinhas românticas ou em família. A sua muralha é um cartão postal por si só. conquistando o público nacional, mas também vários turistas que colocam esta pequena vila no seu mapa. Como dispensa apresentações, aproveitamos para partilhar algumas curiosidades.

Até 1834 Óbidos era conhecida como “presente das rainhas”, pois fazia parte do dote de muitas delas. Por fim, em 2015 foi mesmo considerada pela UNESCO como uma cidade literária.

6 – Nazaré

centro de portugal

Cidade piscatória, encantadora e de antigas tradições marítimas. Desde as mulheres com as suas sete saias, aos barcos que mantém a sua estrutura original, até à tradição de colocar a sardinha e a cavala a secar sob o sol intenso do meio-dia.

A Nazaré é um local intrigante e mágico, com bonitas praias, igrejas e, claro, ondas gigantes. Falar da Nazaré sem mencionar as suas ondas gigantes que fizeram com que Portugal entrasse para o Livro do Guiness com onde foi surfada a maior onda do mundo.

7 – Alcobaça

Alcobaça

Alcobaça e o Mosteiro de Alcobaça são indissociáveis. Esta beleza arquitetónica foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal e é, desde 1989, Património da Humanidade pela UNESCO. É neste monumento, obra prima do gótico, que se encontram os maravilhosos túmulos de D. Pedro e D. Inês.

Não deixe também de visitar o Jardim do Amor e de subir até ao castelo onde pode ver a cidade por completo, bem como o próprio Mosteiro de Alcobaça. E ainda, delicie-se com a doçaria da cidade, é irresistível.

8 – Leiria

centro de portugal leiria

Apesar de ser um local estratégico – bem no centro de Portugal continental – Leiria continua a ser uma cidade (injustamente) pouco explorada. Comece por conhecer o castelo, local onde a cidade nasceu.

Descubra ainda Igreja de São Pedro, um templo românico do século XII e termine este dia em perfeição com um passeio ao entardecer pelas margens do rio Lis.

9 – Covilhã

centro de portugal covilhã

Falar do Centro de Portugal é falar da Serra da Estrela e, claro, da Covilhã. Contabiliza, portanto, 9 rotas para ficar a conhecer a cidade aprofundadamente, entre elas os roteiros das judiarias e da lã. Igualmente fantástica é a Igreja de Santa Maria, toda ela revestida de azulejos azuis e brancos.

10 – Aldeias de Xisto

Aldeias de Xisto

Em primeiro lugar, tudo nestas aldeias do Centro de Portugal respira ar puro e natureza. Começando pelo seu maior atrativo: as casas em xisto. A pedra que é utilizada vem da montanha, num ciclo perfeito entre a natureza e o homem. No total são 27 aldeias de xisto, sendo a mais conhecida, a de Piódão.

Estas aldeias distribuem-se entre as Serras da Lousã e do Açor, na zona do rio Zêzere e junto ao Tejo-Ocreza. Garantidaemente irá encantar-se com beleza natural invejável e com as praias fluviais que convidam a muitos mergulhos.

Com tudo isto, estas aldeias são concerteza um dos Top locais a visitar no Centro de Portugal.

Em suma, a região Centro é uma surpresa constante que merece ser mais do que um ponto de passagem. Venha conhecê-la e ver todos os encantos que ela guarda.