3 coisas imperdíveis na Finlândia

Bruno Raposo / Atualizado a

Para os amantes de cultura, arte, natureza e ainda uma pitada de espírito natalício, temos o destino perfeito! Já sabe qual, certo? Finlândia, é claro! Este país mágico que agrada miúdos e graúdos e que oferece tanto a quem o visita.

Se, em primeiro lugar, é recebido por Helsínquia, rica em galerias, museus, parques naturais e a famosa Praça do Mercado, já o extremo Norte, brinda-nos com a Lapónia, onde pode observar as majestosas e mágicas auroras boreais. E se falamos na Lapónia, não nos podemos esquecer, é claro, de Rovaniemi. Afinal, esta é oficialmente a Aldeia do Pai Natal! Um local que o vai deixar maravilhado, especialmente na época natalícia.

A Finlândia é um país verdadeiramente extraordinário! Contudo, com tanto para fazer, é natural que algumas coisas possam acabar por passar despercebidas. No entanto, para que isso não lhe aconteça, partilhamos consigo três coisas verdadeiramente imperdíveis na Finlândia que vão tornar a sua viagem inesquecível.

Observe as auroras boreais dentro de um igloo de vidro

3 coisas imperdíveis na finlândia
Foto by Kakslauttanen Arctic Resort

Localizado na região de Saariselka, na Lapónia, encontra-se o fantástico Kakslauttanen Arctic Resort. Este alojamento oferece quartos com estrutura em vidro, compostos por cama e casa de banho. Os vidros são anti-orvalho, o que proporciona uma excelente visão para o exterior. Já imaginou observar este fenómeno com todo o conforto de uma cama quente, enquanto no lado de fora as temperaturas podem chegar aos -40ºC?

Visite um museu a céu aberto

3 coisas imperdíveis na finlândia

Localizado em Seurasaari, uma ilha ao largo de Helsínquia, pode encontrar um museu ao ar livre. Composto por 87 edifícios dos séculos XVII a XX, referentes a diversas partes do país, é acima de tudo, uma excelente opção cultural e, também, o local ideal para quem procura contato com a natureza. Com o intuito de ser uma miniatura da antiga Finlândia, o museu incluí igrejas, moinhos e até mesmo mansões, recriando a antiga vida finlandesa. Encante-se com as paisagens idílicas, os esquilos e cisnes que por lá habitam e com a animação das típicas danças de folclore. A deslocação para a ilha é simples! Pode ir a pé desde de Helsínquia ou, em alternativa, através de transportes públicos. O acesso à ilha é gratuito, contudo, para entrar dentro dos edifícios há um custo de 10€ por pessoa, que inclui guia local durante todo o passeio. O museu está aberto entre maio e setembro.

Jante no único restaurante de gelo do mundo

3 coisas imperdíveis na finlândia
Foto by Snowman World

Localizado na Aldeia do Pai Natal, o Snowman World Snow Restaurant é o único restaurante no mundo feito de gelo. Leu bem! Construído totalmente em gelo, pode encontrar esculturas de gelo com detalhes únicos. Mas nem só de arte se faz este espaço, este restaurante apresenta uma ementa deliciosa, muito bem elaborada, ao almoço e ao jantar. No entanto, caso pretenda algo mais leve, este espaço também possui um bar e um café! No Ice Bar encontra bebidas geladas servidas em copos feito de gelo e está aberto durante todo o dia. Já o café Ensilumi, também aberto durante todo o dia, é o local perfeito para uma paragem depois de muita brincadeira na neve. Um espaço totalmente coberto de forma a que, acima de tudo, os clientes estejam confortáveis, enquanto desfrutam e relaxam com uma deliciosa bebida quente e uma das iguarias doces ou salgadas, cozinhadas com ingredientes locais.

Já está a planear a sua próxima viagem à Finlândia? Então, não se esqueça de tomar notas das nossas dicas. Garantimos-lhe que vai enriquecer, e muito, a sua viagem!