Destinos / Viagens Baratas

4 programas para se apaixonar pelos Açores

Share this post

A viagem demora pouco mais de duas horas, mas a experiência pode durar a vida inteira. Referimo-nos aos Açores, esse maravilhoso destino composto por nove ilhas que nos deixam embevecidos com a sua beleza natural e outras atrações: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo.

Cada uma terá a sua ‘personalidade’ e todas elas merecem uma visita, mas hoje trazemos quatro sugestões para se inspirar.

1.Ilha do Faial

Na cidade da Horta, onde reside a maioria da população da Ilha do Faial, o tempo demora a passar e é no bom sentido. Aqui, o ritmo leva-nos a descobrir os recantos de uma ilha mundialmente promovida pelo Peter’s, o mais famoso bar dos Açores.

Entre os cafés e restaurantes, o Jardim Botânico, a Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim, transformada em museu, será bem-recebido pelas gentes locais. Bem-vindo.

2.Ilha do Pico

Ainda nem se aterrou na ilha e já o vulcão da Ilha do Pico ressalta na paisagem, ou não fosse a montanha mais alta de Portugal.

O que mais poderá encantar na segunda maior ilha do arquipélago? Ao percorrer as estradas, vai deparar-se com uma vasta Paisagem da Cultura da Vinha classificada pela UNESCO. Daqui ao Museu do Vinho, situado na Casa Conventual dos Carmelitas, é um “saltinho”.

Saltos no mar é o que mais fazem os golfinhos, que podem ser observados num passeio, conjuntamente com baleias. Recomendamos uma visita ao Museu dos Baleeiros, onde poderá conhecer a história por detrás de uma tradição que faz parte do património da ilha. Por fim, a grande aventura acontecerá se decidir subir ao cume do pico. Vale a pena.

3.Ilha Terceira

Chegamos à ilha que mais celebra a vida com festas ao longo do ano inteiro. Na Ilha Terceira, é imprescindível conhecer a capital Angra do Heroísmo, classificada como Património Mundial pela UNESCO no ano de 1983.

Além das festividades onde poderá participar, desfrute de uns dias fantásticos a explorar grutas e piscinas naturais, ver baleias e golfinhos, visite o Porto Judeu e ainda o Algar do Carvão, caminhe pelas Furnas de Enxofre e não deixe de saborear a gastronomia local, em particular a doçaria. Vai adorar.

4.Ilha de São Miguel

Finalizamos com a Ilha de São Miguel, a maior e talvez mais popular dos Açores.

Com a cidade de Ponta Delgada como capital, na realidade tem muito com que se entreter por toda a ilha. Do património cultural e histórico à marina, do cozido ao banho termal nas Furnas, das plantações de ananás à observação de golfinhos e baleias, sem esquecer a fabulosa Lagoa das Sete Cidades ou o Ilhéu de Vila Franca. Deixe-se apaixonar.

PESQUISAR TODOS OS PROGRAMAS

Artigos relacionados