Destinos / Férias na Praia

5 destinos brasileiros onde passar a Páscoa

Share this post

Para quem adora viajar e aproveitar todos os momentos para conhecer um novo país ou cidade, a Páscoa é uma excelente oportunidade para tirar uns dias de férias e ir até ao Brasil.

Tendo dúvidas sobre qual destino escolher nesta altura, deixamos aqui 5 sugestões onde faz calor e existe uma praia sempre por perto, mesmo a pedir uns mergulhos e dias tranquilos longe do trabalho ou da escola.

FORTALEZA

Capital do estado do Ceará, localizada na região Nordeste do Brasil, Fortaleza é a quinta maior cidade do país. Antes que se imagine de férias num ambiente urbano, adiantamos já que tem 34 quilómetros de costa com cerca de 15 praias para explorar. Recomendamos a Praia do Futuro, Porto das Dunas, Iracema, Meireles e Cumbuco, seja para se bronzear, dar os seus mergulhos, fazer caminhadas nos areais ou experimentar alguns desportos náuticos.

Regressando à capital, são muitas as opções. Começamos pela Av. Beira Mar que acompanha as margens da orla da cidade e concentra uma grande oferta de atrações, sendo possível percorrer todo o ‘calçadão’ a pé.

Existem depois inúmeros espetáculos de humor a acontecer e que são bastante apreciados por estes lados, museus, um parque aquático, lojas de artesanato, a possibilidade de fazer passeios de barco, excelentes restaurantes para saborear a gastronomia local e em especial para comer o tradicional caranguejo na noite de quinta-feira. Um ritual que se repete todas as semanas, por norma ao som de música ao vivo e ao ritmo do forró, a conhecida dança típica nordestina.

QUERO IR A FORTALEZA

PIPA

Pipa situa-se em Tibau do Sul, na região nordestina e a 85 quilómetros de Natal, a cidade onde está o aeroporto que dá acesso a esta região repleta de praias fantásticas. Recomendamos a Lagoa Guaraíras, a Praia do Amor, a Praia do Madeiro e a Baía dos Golfinhos, uma das mais bem preservadas onde poderá observar golfinhos ao vivo.

Se quiser aproximar-se um pouco mais destes carismáticos animais, assim como das tartarugas que aqui abundam, pode fazer um passeio de barco e nadar junto deles. Se for do estilo aventureiro, pode praticar surf, stand up paddle, sandboard, andar de caiaque, experimentar fazer capoeira, passear de buggy entre o mar e as dunas, e muito mais. Longe das praias, mas ainda com alguma maresia por perto, fica o Santuário Ecológico com vários trilhos rodeados de uma grande área de vegetação.

Além de todo este contacto com a natureza, Pipa oferece várias possibilidades para degustar uma cozinha nacional e internacional nos acolhedores restaurantes e bares locais.

QUERO IR A PIPA

PORTO DE GALINHAS

Ao contrário de Pipa, Porto de Galinhas é o destino ideal para relaxar. A cerca de duas horas do aeroporto do Recife, a ideia é deixar-se levar pelo ambiente descontraído e aproveitar os 12 quilómetros de praias.

Só para servir de inspiração, na Praia da Vila poderá passear de jangada até às piscinas naturais que se formam nos recifes de corais sempre que a maré fica baixa, e ainda alimentar os peixes que nadam à sua volta nas águas translúcidas. Outra praia famosa na região e uma das mais paradisíacas, chama-se Muro Alto. Além do extenso areal, tem uma piscina natural com 10 metros de profundidade.

Se procura ainda mais privacidade, águas mornas e tranquilas, então a Praia de Camboa é para si. Fica a cerca de 13 quilómetros da vila e está rodeada de palmeiras. O cenário perfeito para esquecer o trabalho por uns dias.

QUERO IR A PORTO DE GALINHAS

RIO DE JANEIRO

Há muitas razões para viajar até ao Rio de Janeiro, mas só mesmo indo é que conseguirá descobri-las. Podemos, no entanto, deixar aqui algumas ideias do que pode fazer na Cidade Maravilhosa. Passear no ‘calçadão’ da Praia de Copacabana aparece em quase todas as telenovelas e filmes brasileiros e de facto é uma excelente forma de sentir a dinâmica da cidade.

Outra grande atração é andar de teleférico, passando pelo Morro da Urca até chegar ao Morro Pão de Açúcar para se deslumbrar com a vista panorâmica sobre a Baía de Guanabara, Copacabana, Corcovado, Flamengo, Ipanema e a sua famosa praia onde poderá bronzear-se e assistir ao pôr-do-sol, entre outros locais.

Estando numa de alturas, é “obrigatório” visitar o Cristo Redentor. Se quiser entrar mais na cultura carioca, é imprescindível ir ao encontro dos ritmos brasileiros e participar no Samba do Trabalhador, em Vila Isabel. Um evento que acontece todas as segundas-feiras no Clube Renascença e reúne músicos consagrados para participarem numa roda de samba com o público. Bem-vindo ao Rio de Janeiro.

QUERO IR AO RIO DE JANEIRO

SALVADOR

Terra de gentes alegres e crentes, Salvador é a capital do estado da Bahia e um dos destinos brasileiros mais procurados, assim como o último a entrar no nosso Top 5 de cidades onde poderá passar uma Páscoa diferente.

Além dos famosos pontos turísticos como o Pelourinho, o Farol da Barra e o Elevador Lacerda, temos outras sugestões. Visitar o tranquilo bairro Santo Antônio Além do Carmo, repleto de casarões coloniais com fachadas coloridas e sempre animado pelas atuações das fanfarras no coreto existente.

Desfrutar do sol na Ilha de Maré, onde as praias de areia branca são pouco frequentadas, tornando-se uma excelente alternativa para quem procura relaxar em família. Por fim, assistir ao pôr do sol na Ponta de Humaitá, uma península no bairro de Monte Serrat onde existe um forte com o mesmo nome, do qual é possível ter uma vista privilegiada sobre a Baía de Todos os Santos.

QUERO IR A SALVADOR

Artigos relacionados