5 dicas para aproveitar umas férias na Riviera Maya

Top Atlântico / Atualizado a

Situada numa das mais belas regiões do México, a Riviera Maya é um baú de surpresas. De Puerto Morelos a Punta Allen são cerca de 130 quilómetros de praias de areia branca e mar azul-turquesa, paisagens selvagens, ruínas Maias e muito mais que poderá descobrir numas próximas férias.

A dois, em família ou com um grupo de amigos que partilhe da mesma paixão por destinos paradisíacos. Fique então com cinco dicas para aproveitar o melhor desta viagem.

Qual a melhor altura para ir?

A Riviera Maya tem sol durante quase o ano inteiro e um clima tropical com a temperatura média de 26ºC, porém reparte-se em duas épocas distintas: a estação das chuvas entre maio e outubro, com temperaturas que rondam os 35ºC em contraste com a chuva intensa; e a estação seca entre novembro e abril, com temperatura média de 29ºC, tornando esta a melhor altura para viajar até este pedaço de paraíso.

Riviera Maya

Onde estender a toalha e mergulhar?

As praias são, sem dúvida, a grande atração da Riviera Maya, com o seu mar cristalino e fabulosos corais.

Riviera Maya

Descansar neste ambiente é um privilégio, assim como mergulhar para observar peixes tropicais, fazer snorkeling, jet ski e kitesurf, ou até nadar com golfinhos. Nesta zona do globo, praias é o que não faltam e a Playa del Carmen é das mais conhecidas, com a sua areia branca e água translúcida. Em frente, encontra a ilha Cozumel onde existe o maior recife de corais do mundo.

Playa del Carmen

Onde passear e partir à aventura?

Fazer caminhadas na floresta, andar a cavalo, explorar um poço natural, visitar pirâmides Maias. As opções são muitas e variadas, basta escolher aquelas que se tornam mais interessantes para si e para a sua companhia de viagem, porque passear à descoberta faz parte do itinerário. E falando de descobertas, recomendamos uma visita a zonas arqueológicas como Tulum e Chichén Itza, onde poderá conhecer de perto ruínas e pirâmides maias.

pirâmides Maias
Chichén Itza

Para os mais aventureiros, o Parque Xcaret tem diversas atrações e atividades, além de também ter pequenas ruínas arqueológicas. Mas este parque temático oferece muito mais: um rio subterrâneo, lagoas, aquário e viveiro de aves silvestres, assim como contactar com golfinhos.

Parque Xcaret
Parque Xcaret

Na Isla Mujeres, o Parque Natural Garrafón permite fazer mergulho e snorkeling em águas cristalinas, slide, andar de caiaque ou simplesmente descansar à berma da piscina, quando lhe apetecer fazer numa pausa.

Riviera Maya

O que comer na Riviera Maya?

A gastronomia desta região baseia-se muito nos mariscos e peixes do mar Caribe, mas os seus pratos típicos são influenciados pela mistura de várias culturas como a espanhola e a indígena, tornando-se bastante condimentados. Para um jantar especial, sugerimos uma ida ao Alux Restaurant Bar em Playa del Carmen, dentro de uma caverna.

Alux Restaurant Bar, Riviera Maya
Alux Restaurant Bar

Como aproveitar a noite?

Nas férias, as noites querem-se animadas e divertidas. Mais uma vez, a Playa del Carmen revela-se um destino de eleição para conhecer a vida noturna da Riviera Maya, em particular na 5ª Avenida e na Calle 12.

Aqui vai encontrar restaurantes, clubes latinos com música ao vivo, bares e discotecas onde se dança de tudo um pouco, desde salsa, flamenco, mariachi, hip-hop, jazz e muito mais.

O desfecho mais que perfeito desta viagem à maravilhosa terra dos maias.