5 formas de conhecer o melhor dos Açores

Top Atlântico / Atualizado a

Existem várias formas para descobrir as nossas ilhas portuguesas, até porque motivos nunca faltam, mas no caso dos Açores o ideal é usar os cinco sentidos. Fique a conhecer 5 formas de conhecer o melhor dos Açores.

Açores

1. Visão para apreciar as paisagens

Cada ilha tem o seu encanto, mas em comum têm as paisagens mágicas onde predomina o azul e o verde. Da vegetação intensa à vida marinha, das praias de areia preta às lagoas e cascatas naturais, das montanhas vulcânicas ao mar no horizonte, tudo é fascinante.

apreciar as paisagens dos açores

Nesta combinação entre os elementos naturais e a vida das gentes que habitam as ilhas, preservou-se uma paisagem açoriana que apaixona em cada olhar. Para ter acesso às melhores vistas, visite a Lagoa das Sete Cidades e o miradouro da Grota do Inferno em S. Miguel, experimente subir ao cume do Pico ou à Serra do Cume, na Ilha Terceira. Se for do género aventureiro, então nada bate um voo de parapente.

2. Olfato para respirar o ar puro

Inspirar ar puro é um dos maiores privilégios para quem visita as ilhas do arquipélago dos Açores. Para isso, recomendamos que dedique algum do seu tempo a praticar atividades ao ar livre.

caminhada pelos trilhos

Experimente fazer uma caminhada pelos trilhos existentes um pouco por todo o lado, andar de bicicleta ou até de cavalo por entre cenários incríveis.

3. Paladar para saborear a comida

Todas as viagens ficam enriquecidas com a degustação de pratos típicos que dão a provar a gastronomia local.

saborear a comida dos açores

4. Audição para ouvir o som do mar

Dos pratos de carne aos de peixe, das sopas tradicionais à Sopa do Espírito Santo, do Cozido das Furnas, cozinhado debaixo de terra, às Lapas grelhadas, das Queijadas da Graciosa ao Bolo Lêvedo, do famoso Queijo de S. Jorge ao ananás e o maracujá, dos vinhos ao Chá da Gorreana, o seu paladar terá muito com que se deliciar.

Ouvir o mar tem um efeito relaxante, mas há outras maneiras de desfrutar deste gigante da natureza.

ouvir o som do mar dos açores

Considerados um dos maiores santuários de baleias, os Açores oferecem a possibilidade de fazer um passeio de barco para observar baleias e golfinhos, ou até mergulhar com estes. Mas existem outras espécies igualmente fabulosas de apreciar, como as jamantas (raias muito grandes). Debaixo de água, o som fica diferente e as vistas também. Se fizer mergulho, poderá ver centenas de espécies de peixes no seu habitat natural.

ver centenas de espécies de peixes no seu habitat natural

5. Tato para sentir o poder da água termal

Banhar-se nas águas termais, de preferência em dias pouco quentes e até mesmo chuvosos, ou à noite, é das experiências mais procuradas nas ilhas vulcânicas dos Açores.

Banhar-se nas águas termais

Entre a sensação de relaxamento dos banhos quentes e as propriedades terapêuticas das águas termais, o ideal é mesmo experimentar. Os mais conhecidos são o Parque Terra Nostra, a Poça da Dona Beija, a Ponta da Ferraria e a Caldeira Velha, na ilha de S. Miguel.