5 ilhas sem carro na Europa

Joana Santana / Atualizado a

Ao tirarmos férias, por norma, procuramos sempre que esses dias sejam de tranquilidade, descoberta e diversão. Às vezes, tranquilidade não significa exatamente ficar sem explorar diferentes locais ou visitar sítios em completo silêncio. Tranquilidade, em muitos dos casos, é simplesmente sinónimo de estar longe da nossa rotina diária.

No entanto, existem lugares que, além de absolutamente lindos, são donos de uma tranquilidade onde se consegue sentir a calma no ar. Isso não faz deles nada aborrecidos, mas sim (muito) encantadores e apetecíveis. A juntar a isso, existem locais onde nem os carros são permitidos, como é o caso de algumas ilhas onde os veículos motorizados estão proibidos para que a natureza e as suas paisagens sejam preservadas ao máximo.

Seja de bicicleta ou a pé, explorar estes locais sem a confusão dos carros parece um verdadeiro sonho e é uma ótima forma de explorar cada canto e recanto. Já só lhe apetece fazer as malas? Então, prepare-se que vamos apresentar-lhe 5 ilhas sem carros na Europa que o farão querer já teletransportar-se para lá!

Hydra, Grécia

hydra, grécia

A, aproximadamente, 2h de barco do porto de Atenas, na Grécia, Hydra é uma encantadora ilha com um ambiente pitoresco de arrebatar corações. Um dia é suficiente para conhecer toda a ilha, mas não se espante ao vir embora com o sentimento de que queria mais. Com uma arquitetura muito tradicional, andar a pé pelas ruas e ruelas é uma verdadeira descoberta. Com pequenas praias a chamar por um mergulho, Hydra tem também um pôr-do-sol inesquecível. Caso opte por pernoitar, a ilha dispõe de várias opções de alojamento.

Porquerolles, França

5 ilhas sem carro na europa

Porquerolles não é muito grande, mas é a segunda maior ilha francesa a seguir a Córsega e a maior do arquipélago de 3 ilhas, as Îles d’Hyeres. Como a beleza não se mede aos palmos, ao chegar a Porquerolles sentir-se-á invadido por tamanha beleza e, sem dúvida, tranquilidade. Bem no coração do mediterrâneo, encontra praias de água azul cristalina, inseridas no meio da natureza ainda selvagem. Apesar de não haver carros, pode explorar a ilha de bicicleta! Nas imediações do porto, encontra algumas casas, mercadinhos e bares, mas, se pensa ficar por lá a dormir, tenha em consideração que a oferta de alojamentos é pouca e convém ser reservada com antecedência. Quer uma dica? Faça uma roadtrip pela incrível Côte D’Azur, pare no porto de Hyeres, apanhe o ferry para Porqueolles e acrescente este paraíso ao seu itinerário.

Lopud, Croácia

lopud, croácia

Se está pela Croácia a visitar Dubrovnik, então deve fazer uma pausa para dar um saltinho a Lopud. Com pouco mais de 200 habitantes, em Lopud encontra um emblemático Mosteiro Franciscano do século XV, com uma campanário de 40 metros de altura. Ao redor da ilha encontra várias praias às quais não consegue dizer que não a um mergulho! Com algumas casas, lojinhas e restaurantes, um dia é suficiente para conhecer esta maravilhosa ilha e, apesar de não serem permitidos carros, é possível alugar carrinhos de golfe para se deslocar ao longo da ilha.

Ilhas Cíes, Galiza, Espanha

5 ilhas sem carro na europa

As Ilhas Cíes são um paraíso bem perto de nós, o que o torna de visita obrigatória. Após 40 minutos de barco de Vigo, na Galiza, chegará a este pequeno paraíso. Nas Ilhas Cíes cada praia é mais bonita do que a anterior e estão todas inseridas no meio da natureza. Para explorar e usufruir ao máximo as Cíes, aconselhamos mais do que um dia. Mas atenção o único alojamento disponível é um parque de campismo que deve ser reservado com antecedência, uma vez que existe um número máximo diário de visitantes permitidos e de pessoas que podem ficar lá a pernoitar. Medidas como esta têm como objetivo manter a preservação da ilha.

Cavallo, França

Cavallo, França

A Ilha Cavallo, em França, fica entre a francesa Córsega e a italiana Sardenha. Rodeada por aglomerados de rochas brancas de granito, acompanhadas por um mar azul límpido e cristalino, compõem um cenário incrível e idílico. Aqui encontra várias vilas privadas e apenas um hotel. A pé, de bicicleta ou em carros de golfe elétricos pode explorar a ilha e as várias enseadas de areia branca desertas e tranquilas. Junho e setembro são os meses mais recomendados para visitar Cavallo. Em julho e em agosto a ilha é invadida por milionários e isso tem bastante impacto nos preços praticados.

Vistas de cortar a respiração, praias dignas de paraísos, um contacto muito próximo com a natureza e nem um único carro! Há melhor forma de fazer uma pausa na rotina agitada do quotidiano? Na sua próxima viagem, inclua no roteiro uma destas 5 incríveis ilhas sem carro na Europa. Se não quiser ir tão longe, sorte a nossa, que temos uma delas bem aqui pertinho, na nossa vizinha Espanha!