5 locais e atividades a não perder no Faial 

Joana Santana / Atualizado a

Se ainda não conhece a Ilha do Faial, esta é uma ilha que deve mesmo considerar descobrir! O arquipélago dos Açores é repleto de uma magia natural capaz de deixar qualquer um completamente arrebatado e o Faial não é, de todo, exceção.

Uma vez que está localizado onde outrora já foi um vulcão, aqui vai encontrar paisagens perfeitas todas feitas pelas mãos da mãe natureza. Gostava de experienciar uma viagem assim? Então, está mesmo na hora de começar a fazer as malas e preparar a sua viagem à Ilha do Faial. No entanto, se ainda não está certo do que aqui poderá fazer, apresentamos-lhe 5 locais e atividades que não pode mesmo perder na Ilha do Faial, das quais talvez nunca tenha ouvido falar.

Piscinas Naturais e Varadouro

Varadouro

Espalhadas por toda a ilha, o que não faltam, são piscinas naturais! As piscinas naturais que se formam nas rochas são a combinação perfeita entre água salgada e uma paisagem surpreendente, uma vez que são alimentadas pela água do mar. Um dos locais mais famosos do Faial, onde poderá encontrar este cenário, é o incrível Varadouro! Resultado das formações de origem vulcânica, aqui vai encontrar piscinas naturais no meio das rochas e uma incrível paisagem de beleza rara. Ao longo de todo o ano, este é um local que convida a banhos, quer nas piscinas alimentadas pelo mar ou no próprio mar. Se é fã de snorkeling vai adorar, já que é um ótimo local para esta atividade. O Varadouro tem várias infraestruturas que permitem um dia bem passado, com total segurança.

Praias de areia preta: Praia da Fajã e Praia de Almoxarife

7 locais e atividades a não perder no faial 

Também devido à natureza vulcânica da ilha, são várias e encantadoras as praias de areia preta que pode encontrar. Com um mar delicioso a abraçar o areal, os faialenses costumam ir a banhos todo o ano, no entanto, o ideal é que o faça a partir de meados da primavera e até novembro, para uma melhor experiência. As praias principais são vigiadas! Além disso, terá também informações sobre as condições do mar, nomeadamente sobre a presença de alforrecas e caravelas portuguesas.

Praia da Fajã

7 locais e atividades a não perder no faial 
Photo by Discover Faial

A Praia da Fajã é uma das melhores praias da ilha e é já considerada uma pérola da costa norte do Faial. De beleza selvagem, mas de aspeto paradisíaco! Esta praia não é vigiada, por isso, numa visita à Praia da Fajã, tenha cuidado redobrado: o mar aqui é mais agitado! Devido à agitação do mar, esta é uma das praias eleitas para a prática do surf no Faial e é ótima mesmo que seja para apenas fazer uma caminhada, em qualquer altura do ano. Pode optar por um trilho que lhe dará a possibilidade de descer a encosta até à praia. Pelo caminho, vai encontrar pomares, vinhas e vários miradouros com vistas de cortar a respiração.

Praia de Almoxarife

Praia de Almoxarife
Photo by Discover Faial

Rodeada de montanhas verdes, aqui vai encontrar uma incrível vista para a ilha do Pico! A Praia de Almoxarife não é só uma das mais bonitas praias do Faial, como é também considerada uma das melhores praias dos Açores. No verão, este é o local ideal para um excelente dia de praia. Nas outras estações do ano, aqui encontra uma opção perfeita para uma caminhada!

Morro de Castelo Branco

Morro do Castelo Branco

O Morro de Castelo Branco é nada mais, nada menos que uma reserva natural! Com uma fauna, flora e características geológicas surpreendentes, este é um dos sítios que não pode mesmo perder numa visita ao Faial. Se é fã de observação de pássaros, o Morro de Castelo Branco é o local ideal devido às aves marinhas que aqui veem fazer os seus ninhos. Aproveite para fazer uma caminhada, reserve tempo para um piquenique e contemple toda a beleza que terá à sua frente.

Trilho Volta à Caldeira 

Caldeira, Ilha do Faial

Este trilho é uma daquelas experiências que qualquer um deveria viver! Caminhar ao longo da cratera de um vulcão… é exatamente isso que poderá fazer aqui. Já imaginou? Sinta-se um verdadeiro explorador e percorra este trilho que começa e termina no Miradouro da Caldeira. No interior da cratera, encontrará ainda recantos muito bem preservados da floresta Laurissilva dos Açores. Além da emoção pela beleza das paisagens que se estendem até ao mar, temos a certeza que vai terminar este trilho com vontade de o repetir.

Seja pelos locais, pelas atividades ou pela gastronomia, uma visita à Ilha do Faial é sempre sinónimo de uma viagem que certamente lhe ficará para sempre na memória! Com uma vertente cultural, mas sobretudo carregado de obras da natureza, seja para ir à praia, mergulhar ou passear por trilhos, o Faial é um destino que deve considerar. A poucas horas de Portugal, basta uma escapadinha de poucos dias para vir de lá maravilhado.

Nesse sentido, não perca mais tempo! Esteja atento às promoções e faça as malas, porque um verdadeiro mergulho no melhor da natureza, está à sua espera na Ilha do Faial.