5 motivos pelos quais deve visitar a Escócia

Top Atlântico / Atualizado a

A Escócia é um daqueles raros países que parece ter saído de uma história encantada e onde tudo é mágico. Não é, por isso, de estranhar que o país da gaita de foles e dos kilts seja considerado por muitos um dos mais bonitos do mundo. Fique connosco e descubra porque é que deve visitar a Escócia.

Escócia

1 – Edimburgo e Glasgow

Edimburgo e Glasgow

São várias as cidades que compõem a Escócia, mas há duas que são sempre paragem obrigatória. Falamos, pois claro, da charmosa Edimburgo e da incontornável Glasgow.

Edimburgo

Capital do país, Edimburgo é pitoresca, medieval e bonita, muito bonita. Aqui poderá conhecer o famoso Castelo de Edimburgo, erguido orgulhosamente no topo de um vulcão extinto, e ainda ter uma experiência memorável ao visitar o Parque de Holyrood onde avistará paisagens indescritíveis.

Por sua vez, Glasgow, considerada a capital cultural, é a maior cidade do país e também a mais cosmopolita. Aqui pode visitar diversos museus – como a Galeria de Arte Moderna – e aproveitar para se imiscuir na cultura escocesa.

2 – As paisagens de cortar a respiração

Escócia, beleza natural

Por onde quer que passe, para onde quer que olhe, uma coisa lhe asseguramos: vai ficar boquiaberto com tanta beleza natural, selvagem e irrepetível. A Escócia é casa de algumas das paisagens mais bonitas que podemos encontrar.

Campos e campos de um verde interminável, lagos lindíssimos e montanhas majestosas são o trio de ouro desta viagem. O Parque Nacional Clyde Muirshiel (perto de Glasgow)e o Parque Nacional Cairnmorgs são dois locais que merecem mesmo a pena uma visita.

Castelo de Eilean Donan

Mas há um outro ex-libris nesta viagem: Castelos, castelos e mais castelos. Não pode mesmo perder o Castelo de Eilean Donan e o Castelo de Urquhart, dois dos cartões postais deste país maravilhoso. O difícil vai ser escolher para onde olhar e que itinerário fazer.

3 – Fazer uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo

uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo

Considerada como uma das melhores e mais bonitas viagens de comboio do mundo, a West Highland Line é experiência obrigatória para quem visitar o país. Com uma duração de cerca de cinco horas, vai ter oportunidade de passar por cenários absolutamente deslumbrantes e hipnotizantes. Curiosidade: esta é a linha férrea que levou Harry Potter da Plataforma 9 e ¾ até Hogwarts. Reconhece a imagem?

4 – As famosas Highlands escocesas

Highlands escocesas

As highlands – que literalmente significa Terras Altas – são uma das maiores regiões do país e um dos lugares mais mágicos, inóspitos e grandiosos da Escócia. É aqui que vai, por exemplo, encontrar o famoso Loch Ness e tentar descobrir a mítica criatura que habita as suas profundas águas. Por outro lado, é também a partir daqui que poderá visitar uma das mais bonitas ilhas do país: a Ilha de Skye.

5 – Um país preocupado com a sustentabilidade e alterações climáticas

ecoturismo

Por último, mas não menos importante, estamos a falar de um país que se preocupa com o futuro da nossa casa comum e que tem colocado várias medidas em ação para garantir a sua sustentabilidade. A redução das emissões de carbono e da poluição atmosférica, bem como a proteção dos seus recursos naturais têm sido a sua maior preocupação. É por isso que o ecoturismo tem sido promovido junto de todos os seus visitantes, bem como o apelo para visitarem o país em alturas do ano com menos movimentação turística.

A Escócia parece ter sido esculpida ao milímetro e cada recanto nos faz duvidar se estamos a sonhar acordados, tamanha é a sua beleza. Prepare-se para ser surpreendido e para fazer uma viagem inesquecível!