5 paraísos no meio do deserto!

Top Atlântico / Atualizado a

Há muito que os desertos servem de metáfora para tempos mais conturbados ou longas jornadas desafiantes. Também para este momento – o que vivemos agora – os desertos têm surgido como expressão recorrente. Fique connosco e conheça 5 paraísos no meio do deserto!

Hoje, no entanto, vamos falar de um lado muito especial que mora nestas paragens: os seus deslumbrantes oásis. Sim, porque depois de muito percorrermos há sempre um local espetacular que podemos alcançar.

Está preparado para ver locais impressionantes? Garantimos que não é miragem.

Huacachina, Perú

paraísos no meio do deserto

Um cenário impressionante e que personifica na perfeição a ideia de oásis no meio do deserto. Aqui irá encontrar um lago natural, rodeado de palmeiras e imensas dunas de areia. Neste paraíso, apelidado de “Oásis da América”, está instalada uma população de cerca de 100 pessoas que diariamente recebe diversos turistas atraídos pela exuberância de um local sem comparação.

Lago Crescente, China

paraísos no meio do deserto

É no meio do deserto de Gobi, e perto de uma antiga cidade que fazia parte da Roda da Seda, que se encontra o Lago Crescente. Para os antigos viajantes que por aqui passaram, este oásis oferecia o tão desejado descanso.

Infelizmente, este lago milenar viu o seu tamanho diminuir nos anos 70, muito devido ao aumento da população. Nesse sentido, o governo tem tomado medidas para restaurar a profundidade do lago, com sucesso.

É um cenário maravilhoso, onde podemos destacar o contraste entre as margens verdejantes e as colinas de areia, juntamente com o Templo Budista que se destaca na paisagem. Arrebatador!

Chebika, Tunísia

paraísos no meio do deserto

No sopé das montanhas de Djebel el Negueb, e a 10km da fronteira com a Argélia, mora o oásis de Chebika, também conhecido como “Castelo do Sol”. É seguramente um dos mais belos oásis de montanha do mundo, onde poderá observar outras maravilhas: uma queda de água, uma pequena lagoa e inúmeras palmeiras que conferem um exotismo muito próprio à paisagem. A título de curiosidade saiba que este “Castelo do Sol” já foi um posto avançado de tropas romanas e também cenário de filmes como Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança e Paciente Inglês.

Umm Al-Maa, Líbia

Umm Al-Maa, Líbia

Bem-vindo a um dos muitos lagos que compõe este oásis localizado no deserto do Saara líbio. E como é maravilho!

Umm Al-Maa siginifica “Mãe das Águas” o que faz todo o sentido sendo ele um dos maiores lagos localizados neste oásis. De águas salgadas e quentes, é um local extraordinário que convida à contemplação. Com tempo!

Oásis do Maranhão, Brasil

Oásis do Maranhão, Brasil

Desta vez rumamos até ao Brasil, país que nos é tão próximo. No entanto, esta é uma paisagem que foge à típica praia com águas esverdeadas e palmeiras. Os Lençóis Maranheses são o testemunho vivo que o Brasil tem imensos paraísos por conhecer. Com dunas que se estendem por 25km, este local conta com cerca de 5000 oásis devido ao acumular da água das chuvas que atingem esta região de janeiro a junho. A paisagem é de uma imensidão deslumbrante. Quanto ao destino, é totalmente obrigatório caso viaje até Terras de Vera Cruz.

Já tem um oásis preferido? Então não se esqueça: quando tudo melhorar, ele vai estar à sua espera. Mais deslumbrante do que nunca.