5 propostas para um Natal diferente em terras nacionais

Top Atlântico / Atualizado a

Estamos tão próximos do Natal, que já nos podemos imaginar a saborear a consoada com a família, à espera do momento em que os presentes são abertos. É um facto: fazemos tudo por provocar sorrisos genuínos em quem mais amamos, até mesmo surpreender com a noite de Natal passada num hotel.

Uma alternativa para quem gosta de variar no cenário da consoada, sem abdicar de passar o Natal por cá, ou não tivesse Portugal ganho novamente o prémio de Melhor País para destino turístico, nos World Travel Awards, à semelhança do ano anterior. Pronto para as nossas 5 propostas?

1. Aveiro

Em Aveiro, no centro de Portugal, as festividades de Natal vão até 14 de janeiro. Para comprar presentes originais de última hora tem os Mercados de Natal, como o “Bazar de Natal” de apoio solidário ou o “Xmas Beer” dedicado à cerveja artesanal. É também no centro histórico, onde a iluminação proporciona um ambiente único, que acontece o maior desfile de Pais Natal em barco moliceiro até ao Cais da Fonte Nova, onde se encontra a Maior Árvore de Natal de Portugal.

um Natal diferente

Para os mais pequenos, a pista de gelo ou o comboio de Natal são algumas das atrações mais procuradas, assim como a roda gigante, o carrossel e a casa do Pai Natal. Além de tudo isto, ainda haverá concertos e animações de rua, encontros gastronómicos e, para encerrar, as Festas de São Gonçalinho de 9 a 14 de janeiro. Inspirado?

2. Óbidos

Óbidos tornou -se, há muito tempo, uma referência para quem adora entrar no espírito natalício. Visitar a Vila Natal é como fazer uma viagem no tempo e reviver algumas tradições de outros tempos, e outras dos novos tempos.

Conte com espetáculos de teatro, concertos de natal, exposições, um presépio vivo, a casa do Pai Natal, uma roda gigante, pista de gelo, trampolim, comboio, carrossel, jogos, pinturas faciais e ateliês para os mais pequenos, além de outras atrações como o passeio de burro. No fundo, a ideia é reunir a família e desfrutar de momentos preciosos que fazem os olhos brilhar de alegria, e emoção.

3. Porto

Um pouco mais acima, o Porto é um bom destino para um city break nesta altura do ano, em especial para visitar o Porto Christmas Village. Tem uma fábrica dos brinquedos, pista de gelo, jogos para toda a família em realidade virtual, e ainda um Mercado de Natal. Tudo indoor.

Porto

Cá fora, a cidade estará iluminada com cerca de 2,3 milhões de microlâmpadas LED distribuídas entre ruas, praças, jardins e edifícios. Na Rotunda da Boavista, por exemplo, existe uma pista de gelo, carrosséis, pistas de carros jogos tradicionais e uma casa do Pai Natal.

Para animar toda a família, poderão assistir a espetáculos de dança e teatro, concertos, oficinas, exposições, circo e muito mais, até 6 de janeiro pelo Dia de Reis. Consulte toda a programação aqui.

4. Sesimbra

Sesimbra é famosa pelo Carnaval, mas esta vila piscatória tem muito para oferecer no Natal.

um Natal diferente

Concertos, exposições, atividades para os mais novos e atrações pensadas para toda a família, assim é o programa que iniciou as comemorações com uma Mostra de Doces de Natal.

Pelo terceiro ano consecutivo, irá existir um Presépio da Partilha na Praça da Califórnia, onde é possível doar comida, roupa e brinquedos para as famílias mais desfavorecidas. Porque o Natal é saber partilhar amor e solidariedade.

5.Torres Vedras

Torres Vedras é mais um destino de eleição no que diz respeito ao Carnaval, mas antes disso ainda poderá desfrutar de um Natal repleto de emoção e muita luz.

um Natal diferente

Até 6 de janeiro, o programa “Este Natal a rua é sua! Compre no Comércio Tradicional.” tornará as ruas decoradas e iluminadas, além de bastante animadas com desfile de figuras e engenhos natalícios, música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema.

Se gostaria de viver a magia do Natal noutra cidade, explore mais opções.