6 locais que mudaram a história e o mundo

Top Atlântico / Atualizado a

Ao longo dos séculos foram vários os acontecimentos que marcaram o mundo. Alguns deles, os mais importantes, definiram para sempre a história, lançando-a num novo rumo. Todos estes acontecimentos deram-se num espaço próprio, num palco que também ele ficou, para sempre, associado a esse acontecimento. Neste artigo vamos viajar por 6 locais que mudaram a história e o mundo.

1 – Atenas, berço da democracia e da civilização ocidental

locais que mudaram a história e o mundo

Foi na capital da Grécia que nasceu uma nova visão política em que o poder deveria ser do povo. Esta visão inspirou o nosso sistema político e o sistema de voto que temos atualmente.

Visitar esta cidade é passear por um museu ao ar livre, tão bem conservado que ainda podemos ver Platão e Aristóteles em conversas demoradas. Atenas é sem dúvida um clássico e, como tal, intemporal.

2- Paris e a Revolução Francesa

Paris e a Revolução Francesa

Em 1789, a sempre bonita Paris era uma cidade dividida. Se a nobreza vivia em pleno luxo no sumptuoso Palácio de Versalhes, o povo vivia em sérias dificuldades para sobreviver.

Foi então que o povo – influenciado pelos valores iluministas da liberdade, igualdade e fraternidade – tomou a Bastilha e o resto nós já sabemos. Proclamou-se a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o que influenciou (em muito) a nossa atual e tão importante Declaração Universal dos Direitos Humanos.

3- Tordesilhas e o tratado que dividiu o mundo em dois

Tordesilhas e o tratado que dividiu o mundo em dois

O Tratado de Tordesilhas – o documento que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha (1494) – é um conhecido de todos os portugueses. No entanto, será que conhecemos a cidade por detrás deste marco?

Tordesilhas é uma pequena cidade espanhola, localizada às margens do rio Douro.
É uma cidade aparentemente comum, mas para quem gostar de história poderá ficar a conhecer a Casa do Tratado, o Palácio onde foi assinado este importante documento.

4 – Sarajevo e o início da Primeiro Guerra Mundial

Sarajevo e o início da Primeiro Guerra Mundial

Em 1914, a Europa vivia num clima de tensão. O incidente que se deu em Sarajevo – a morte do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-húngaro – foi o rastilho necessário para fazer a explosão acontecer. Após uma série de alianças entre países deu-se início à Primeira Guerra Mundial. Uma guerra que fez 17 milhões de mortes e que plantou a semente do Nazismo e da Segunda Guerra Mundial.

Devido à Primeira Guerra Mundial (e também à Guerra dos Balcãs nos anos 90), Sarajevo é um local impressionante que convida à reflexão e que incita a aprendermos com a história.

5 – Normandia, um pouco mais perto da paz

Normandia, um pouco mais perto da paz

O desembarque na Normandia (6 de julho de 1944) e a Batalha que se seguiu marcou para sempre o curso da Segunda Guerra Mundial. Foi o chamado dia D, em que cerca de um milhão de soldados aliados entraram no território francês, já com o apoio dos Estados Unidos da América.

O cenário foi a costa selvagem da Normandia, com 80 km de extensão. As imensas praias desta costa foram testemunhas de um Batalha que mudou o mundo para melhor. Um local que tem tanto de histórico como de belo. O que não faltam são argumentos para visitar a costa da Normandia.

6 – Berlim e uma Europa mais unida

Berlim e uma Europa mais unida

Durante a Guerra Fria o muro de Berlim separou Berlim Ocidental de Berlim Oriental, refletindo a polarização que se vivia no mundo de uma forma geral. Em 1989, após 28 anos da sua existência, o muro foi derrubado, unindo famílias que até então estavam separadas e tentando unir mais a Europa num diálogo comum.

Percorrer Berlim é sem dúvida uma grande lição de história. Aqui a história é preservada como um ensinamento, por isso pode-se encontrar diversas partes do muro de Berlim espalhadas pela cidade, passar pelo checkpoint Charlie, um posto militar entre o lado ocidental e oriental, e ver uma galeria em céu aberto chamada East Side Gallery, muitas desta obras fazendo referência a acontecimentos políticos da época.

Este é o mundo onde vivemos. Um palco rico em história, locais inacreditáveis e aprendizagens a retirar. Viajar é sem dúvida uma forma fantástica de aprender mais!