6 segredos para descobrir numa ida ao Algarve

Top Atlântico / Atualizado a

Com a vinda da primavera em março, chegam os dias de sol e a vontade de ir até ao Algarve. Para passar a Páscoa ou fazer uma escapadinha em família. Neste artigo vamos contar-lhe 6 segredos para descobrir numa ida ao Algarve.

6 segredos para descobrir numa ida ao Algarve

Existem várias formas de ir ao Algarve, um clássico de verão, mas afinal o que conhece da região mais a sul do nosso país?

Tem praias únicas, consideradas das melhores do país e até mesmo da Europa. Umas mais movimentadas, outras mais tranquilas.

praias únicas algarve

Foi considerado o melhor destino de golfe do mundo, com inúmeros campos de golfe à disposição de praticantes amadores e profissionais.

campos de golfe no algarve

Tem uma gastronomia rica em pratos com sabor a mar, uma doçaria típica que vai dos doces finos ao folar, sem esquecer os vinhos regionais e os licores mais saborosos. Batata doce é a de Aljezur, o mel é da Serra do Monchique e a laranja é do Algarve, claro.

doces do algarve

Tem ainda muitas festas populares e tradições, como o Carnaval de Loulé e as feiras medievais como a de Silves e Castro Marim, ambas no mês de agosto.

festas populares e tradições no algarve

Nos 5412 km2 de Algarve, entre a costa e o interior, o mar e as montanhas, ainda haverá assim tanto para redescobrir? Há sim.

1. Alcoutim

Longe da agitação da cidade, eis a vila de Alcoutim. De uma beleza natural e um património cultural único, revela-se um destino turístico com enorme potencial. Tem castelos e muralhas, a presença do rio Guadiana onde poderá praticar atividades náuticas e uma história para contar.

Durante muitos anos, numa altura de grande pobreza, Alcoutim fazia comércio clandestino na vizinha Sanlúcar de Guadiana (Espanha). Uma forma complementar de rendimento para as famílias dos dois lados da fronteira, que ainda hoje partilham histórias de contrabandistas.

2. Barrocal

Entre a serra e o litoral, o Barrocal está adornado por vastos campos de laranjais, figueiras, alfarrobeiras, sobreiros e amendoeiras, mas também rosmaninhos e estevas.

Barrocal

Uma paisagem que se estende até alguns pontos de paragem obrigatória, como a Rocha da Pena, um escarpado com mais de 50 metros de altura onde facilmente se vêm águias a sobrevoar, e a Fonte Benémola, uma nascente natural que contrasta com o ambiente perfeito para relaxar.

3. Costa Vicentina

Conhecida pelas praias e a excelente comida, esta região tem um enorme trunfo: o Parque Natural da Costa Vicentina. Em toda a zona abrangida, pode visitar Sagres onde o Cabo de São Vicente se demarca como o ponto mais ocidental da Europa, apreciar as vistas diretamente das falésias escarpadas, fazer observação de aves ou caminhar pelos trilhos da Rota Vicentina.

4. Serra de Monchique

Considerado o ponto mais alto do Algarve, a Serra de Monchique permite ir à descoberta de paisagens únicas, florestas, cascatas e recantos onde podemos ter momentos serenos em contacto com a natureza.

Serra de Monchique

Chamada de “Jardim do Algarve”, é um dos locais obrigatórios para quem procura descontrair e relaxar, com vista para a vila de Monchique.

5. Odeceixe

Cartão de visita do Algarve, Odeceixe é a primeira vila algarvia que dá as boas-vindas a quem tenciona passear bastante e o local perfeito para se estar em família, com a foz do rio que desagua no mar a proporcionar uma praia tranquila para os mais pequenos brincarem.

No verão tem mais movimento, mas a hospitalidade das gentes consegue tornar esta vila pitoresca no destino ideal para umas férias descontraídas, a desfrutar do sol algarvio com vista para o mar.

6. Ria Formosa

Com cerca de 60 km de costa no sotavento algarvio, entre a praia de Ancão e da Manta Rota, a Ria Formosa é uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Ria Formosa

Um paraíso integrado no Parque Natural da Ria Formosa com o mar de um lado e a ria do outro, onde nasceram pequenas ilhas que dão abrigo a uma enorme biodiversidade. Além das paisagens surpreendentes, poderá visitar algumas das ilhas num passeio de barco ou à “boleia” dos pescadores locais. Um local muito especial.