7 cidades perto da fronteira que provavelmente desconhece

Joana Santana / Atualizado a

Às vezes, não é preciso ir longe para descobrir sítios incríveis e encantadores e a nossa vizinha Espanha é muito mais do que apenas Madrid ou Barcelona. De norte a sul, há muito para explorar!

Apesar de não serem tão conhecidas, são várias as cidades espanholas, bem perto da nossa fronteira que possuem um grande peso histórico e uma beleza de visita obrigatória.

Se precisa de ideias para um passeio de domingo ou feriado ou ate uma escapadinha de fim de semana veja as nossas sugestões e descubra 7 cidades perto da fronteira que provavelmente desconhece.

Baiona

baiona

Bem pertinho do norte de Portugal, na Galiza, encontra Baiona, uma pequena cidade muito visitada por portugueses, principalmente no verão. A cerca de 36km de Vila Nova de Cerveira, Baiona brinda-nos com praias incríveis e com o melhor da gastronomia galega. Tem ainda um castelo e monumentos da época medieval e, ainda que no inverno mantenha o seu encanto natural, Baiona é o sítio ideal para uma escapadinha de verão.

Xinzo de Limia

Em Xinzo de Limia, também na Galiza, mas mais perto de Ourense, os habitantes adoram… festa! E ainda bem! No carnaval mascaram-se de Pantallas, uma espécie de caretos galegos e durante 5 domingos saem à rua para celebrar. No entanto, o ex-libris da cidade dá-se no final de agosto com a Festa do Esquecimento. Repleta de animação, esta festa dá-se devido a uma lenda antiga que nos diz que o rio Lima apagava a memória de quem o atravessasse.

Puebla de Sanabria

Puebla de Sanabria

A menos de 1 hora de Bragança, Puebla de Sanabria é uma pequena cidade com um forte impacto medieval e uma enorme riqueza natural. Com praias fluviais e o maior lago glaciar da Europa, é a cidade ideal para visitar quer de verão, quer de inverno onde pode conseguir ver neve. Puebla de Sanabria é também detentora da Sierra de la Culebera, habitat da maior população de lobos ibéricos do mundo.

Ciudad Rodrigo

7 cidades perto da fronteira que provavelmente desconhece

Caracterizada por um toque muito senhorial devido a arquitetura dos monumentos, casas e edifícios, a pouco conhecida Ciudad Rodrigo fica apenas a 20 minutos da fronteira de Vilar Formoso. O leitão não é rei só na Bairrada e, em Ciudad Rodrigo, faz as delicias de locais e visitantes. No entanto, o cordeiro também não falta à mesa! Se estiver por Salamanca, dar um saltinho a Ciudad Rodrigo é mesmo obrigatório.

Alcántara

Alcántara

Com uma magnífica ponte romana que é peça central da cidade, Alcántara é uma pequena vila onde também ainda se pode sentir a forte presença romana. Reza a lenda que a origem do famoso foie-gras francês é na realidade em Alcántara, sendo este uma cópia do espanhol hepagrás. Seja ou não verdade, aproveite para se deliciar com os pratos típicos. Vá descobrindo as ruelas a pé e suba aos miradouros para uma vista mais panorâmica e ainda mais incrível.

Alburquerque

7 cidades perto da fronteira que provavelmente desconhece

Albuquerque é uma pequena vila muito marcada pelas antigas guerras entre Portugal e Espanha e tem, por isso, uma fortíssima conotação medieval. Perto de Castelo Branco, esta vila pertencente a Badajoz conta com vários monumentos com importância histórica nomeadamente o castelo, o bairro gótico e as pinturas rupestres.

Medellín

Medellín

Atravessada pelo rio Guadiana, Medellín é, como não poderia deixar de ser, um marco na história da Península Ibérica. Com uma posição estratégica no passado, Medellín foi palco de uma das mais importantes batalhas entre espanhóis e franceses. Para sorte de quem por lá passa, mantêm-se preservados o castelo, o teatro romano e uma ponte incrível do século XVII que devem, obrigatoriamente, constar no roteiro de qualquer um que visite Medellín.

Já conhecia alguma destas cidades? São várias as cidades espanholas que fazem fronteira com Portugal e que merecem a nossa visita. Além disso, visitar estes destinos são sempre opções mais económicas, ainda que ótimas escolhas.

Assim, descubra 7 cidades perto da fronteira que provavelmente desconhece e dê um passeio em terras de nuestros hermanos por locais que vai adorar.