7 razões para visitar a belíssima ilha de Creta

Top Atlântico / Atualizado a

A Ilha de Creta é a maior ilha da Grécia e uma das mais fascinantes pelas paisagens que diversificam entre praias quase desertas, montanhas e muitos outros atrativos que a tornam um destino de eleição. Divide-se em quatro concelhos, sendo eles Rethymnon, Chania, Lasithi e a capital Heraklion.

ilha de Creta

A melhor altura para visitar Creta é durante a primavera pelas excelentes condições climatéricas que permitem desfrutar de temperaturas moderadas e um ambiente tranquilo, sem excesso de turismo.

Uma coisa é certa, será sempre muito bem-vindo pelos cretenses, um povo muito caloroso. Se precisa de mais razões para conhecer esta paradisíaca ilha, aqui tem sete.

DESCOBRIR O CENTRO DE HERAKLION

Heraklion é a quarta maior cidade da Grécia e a maior de Creta, ou não fosse a capital. É considerada o ponto de partida para muitos pontos de interesse na ilha, ainda que seja um local bastante animado pelos cafés, bares, restaurantes e lojas, além do centro histórico. Aqui, poderá visitar o Museu Arqueológico, os palácios venezianos, mosteiros bizantinos e fontes turcas.

Heraklion

Localizado no centro da cidade, o Museu Arqueológico de Heraklion é dos mais antigos e importantes da Grécia. Em exposição tem artefactos com mais de 5.500 anos, desde o período neolítico à época romana, além de uma coleção com inúmeras obras-primas da época Minoica que revela muito da história e cultura da ilha.

Entre os séculos XIII e XVII, quando os venezianos dominavam Creta, foram construídos muitos palácios, mansões e castelos. Uma das principais referências é o Koules Fortress, que foi construído para armazenar comida e aprovisionamentos militares, chegou a servir de prisão, passou por um terramoto em 1303 e acabou por ser usado para guardar a entrada do porto.

Koules Fortress

VISITAR O FAMOSO PALÁCIO KNOSSOS

Situado a 5 quilómetros a sul de Heraklion, o Palácio Knossos foi mandado construir pelo rei Minos e é dos mais lendários de Creta. Foi reconstruído três vezes e tem uma arquitetura tão complexa que parece um labirinto, sendo o maior local arqueológico com vestígios da idade do bronze.

Palácio Knossos

CONHECER 200 ESPÉCIES NO CRETAQUARIUM

Com mais 2.000 animais marinhos e 200 espécies do Mar Mediterrâneo, o CretAquarium é o passeio indicado para quem deseja conhecer a vida marinha que predomina nesta parte do mundo. Está localizado a 14 quilómetros da cidade de Heraklion e irá proporcionar bons momentos, principalmente se tiver crianças consigo.

2.000 animais marinhos e 200 espécies do Mar Mediterrâneo

EXPLORAR A PITORESCA CHANIA

Considerada a segunda maior cidade da ilha, Chania é uma cidade que se mantém fiel à sua história e talvez por isso seja tão pitoresca. As marcas venezianas estão muito presentes nas mansões de Veneza e o estilo otomano nas suas casas da cidade antiga.

Chania

Neste ambiente repleto de história e lojas de artesanato, encontrará bons restaurantes onde experimentar a deliciosa gastronomia e os vinhos típicos, cujas caves podem ser visitadas. Tem ainda um museu marítimo, um museu arqueológico e um farol.

Chania é também uma zona montanhosa e uma base para quem pretende aventurar-se a explorar o desfiladeiro de Samaria, o maior da Europa. Mas também tem praias na costa, como a famosa Balos.

PERCORRER O DESFILADEIRO DE SAMARIA

O desfiladeiro de Samaria é por si só um destino imperdível. Integrado no Parque Nacional das Montanhas Brancas, este desfiladeiro proporciona uma experiência única desde as montanhas ao mar.

Ao todo, são 18 quilómetros de comprimento que podem ser percorridos a pé por entre fontes de água cristalina que fluem das montanhas, num terreno por vezes íngreme mas rico em beleza natural. No final, o passeio costuma terminar com um mergulho no mar.

Parque Nacional das Montanhas Brancas

DESFRUTAR DA PRAIA DE BALOS

Perto de Heraklion e na zona de Chania, existem muitas praias para descontrair enquanto apanha banhos de sol nas areias finas e mergulha nas águas translúcidas.

A Praia de Balos é a nossa próxima recomendação pelo cenário paradisíaco com que nos presenteia, pelo ambiente tranquilo, os vários tons de azul do mar e pela paisagem que a torna uma das praias mais bonitas da Grécia e até do mundo.

Praia de Balos

ENCANTAR-SE COM A PRAIA ELAFONISI

Para completar a nossa lista de incentivos para uma visita a Creta, está a praia de Elafonisi. Embora fique um pouco longe, a cerca de 75 quilómetros de Chania, vai decerto encantar-se com esta belíssima praia mediterrânea de águas mornas e calmas, um pouco isolada e com vista para as montanhas que fazem parte de uma reserva natural protegida, na qual se inclui a praia.

Além da vegetação colorida que existe ao redor, este local torna-se ainda mais especial e encantador pelas cores da areia. Um contraste provocado pelos grãos brancos e rosas, provenientes dos corais e conchas em tom vermelho.

praia de Elafonisi

Por fim, muito mais haverá para visitar, conhecer, descobrir, explorar, desfrutar. Existem inúmeras praias paradisíacas, lagos que se formam no meio de montanhas, cavernas e grutas, cidades que preservam a sua história nos vestígios arqueológicos. Embora seja uma ilha que faz parte da mitologia grega, viajar até Creta pode ser uma realidade. Se pretende descobrir mais sobre a Grécia, fique a conhecer todas as Ilhas Gregas e descubra qual a ideal para si.