8 destinos menos óbvios para viver o Carnaval

Joana Santana / Atualizado a

Festa, cor e muita alegria. Estes são, sem dúvida, sinónimos do Carnaval. No entanto, quando pensamos nesta celebração, é quase automático pensarmos em cidades como Rio de Janeiro ou Veneza, por exemplo. Mas a verdade, é que o Carnaval está espalhado por todo o mundo e não faltam bons destinos para aproveitar esta época. Para que saia do óbvio e experimente algo diferente, vamos dar-lhe a conhecer 8 destinos de Carnaval que podem passar despercebidos, mas que são igualmente ótimas opções!

Nice, França

Nice, França
Carnaval de Nice / Foto de Litchi Cyril Photographe / Shutterstock

O Carnaval de Nice é um dos maiores e mais antigos da França, remontando ao século XIII. Celebrado para marcar o fim do inverno, durante duas semanas, Nice transforma-se num palco de desfiles grandiosos. Com carros alegóricos e máscaras extravagantes, é possível ver por todo lado imensas flores uma vez que, aqui, estas são as rainhas desta festividade. Um dos pontos altos é a Batalha das Flores, um espetáculo incrível onde milhares de flores são atiradas ao público.

Rijeka, Croácia

Rijeka, Croácia, Destinos menos óbvios para viver o Carnaval
Carnaval de Rijeka / Foto de CherryTea / Shutterstock

O Carnaval de Rijeka é uma celebração única na Croácia. Apesar de ser um dos maiores da Europa Central, é também um dos mais recentes, com início apenas em 1982. Com uma mistura de máscaras venezianas e a cultura eslava, a festa começa oficialmente com a entrega simbólica das chaves da cidade ao Mestre do Carnaval. Tem o propósito de afastar os espíritos maléficos do inverno e, por isso, um dos pontos altos desta festa são os Zvoncari – homens vestidos com peles de animais e máscaras, que tocam sinos. 

Sitges, Espanha

Mardi gras / Drazen Zigic / Shutterstock

Sitges é conhecida pelas suas praias e pela vibrante vida noturna, mas durante o Carnaval, a cidade catalã ganha uma energia redobrada. As ruas enchem-se de foliões fantasiados, desfiles extravagantes e festas que duram até de madrugada. O evento é considerado um dos carnavais mais inclusivos da Europa. Conta, normalmente, com cerca de 3 mil artistas, nos mais de 50 carros alegóricos que compõe os desfiles. 

Goa, Índia

Goa, Índia, Destinos menos óbvios para viver o Carnaval
Carnaval de Goa / Ashish_wassup6730 / Shutterstock

O Carnaval de Goa é uma herança da época colonial portuguesa. Destaca-se como o único carnaval celebrado na Índia, não sendo realizado em mais nenhuma parte do país. Aqui, a festa mistura tradições ocidentais e orientais, com desfiles de carros alegóricos, danças, música e muita animação. O Rei Momo, um governante simbólico do Carnaval, dá início às celebrações, onde motiva a que todos se divirtam, comam e bebam, uma vez que a gastronomia local é um dos temas centrais da festa.

Alabama, Estados Unidos da América

Alabama, Estados Unidos da América
Carnaval de Mobile / Foto de Howard Foster / Shutterstock

Ao contrário do que se costuma achar, o primeiro Carnaval dos Estados Unidos não aconteceu em Nova Orleães, mas sim no Alabama! A cidade de Mobile orgulha-se de manter esta tradição desde 1703 e assume ser o verdadeiro berço do Mardi Gras (como é chamado o Carnaval em países como Estados Unidos da América ou Austrália). Com desfiles cheios de cor, música e doces atirados ao público, esta é uma alternativa com menos multidões, mas igualmente autêntica para quem deseja experenciar o espírito do Mardi Gras americano.

Recife e Olinda, Brasil

Recife e Olina, Brasil
Carnaval de Olinda / Foto de Eulalia Giles / Shutterstock

No Brasil, nem só o Rio de Janeiro ou Salvador da Bahia tem um Carnaval de renome! Apenas a 20 minutos de distância uma da outra, Recife e Olinda oferecem uma experiência autêntica e culturalmente rica. Por aqui, são o frevo e o maracatu – estilos musicais locais – que dominam as ruas. Os bonecos gigantes de Olinda, marionetas de até 3 metros, são um dos elementos mais icónicos desta festa, que representam personalidades famosas. À noite, no Recife, o grande destaque vai para os “Tambores Silenciosos”, um tributo dedicado a quem passou pela escravatura.

Viareggio, Itália

Viareggio, Itália, Destinos menos óbvios para viver o Carnaval
Carnaval de Viareggio / Foto de LongJon / Shuttertock

O Carnaval de Viareggio é famoso pelos seus gigantescos carros alegóricos que satirizam figuras políticas e culturais. Anualmente sempre com um tema crítico diferente, estes carros podem atingir os 30 metros de altura. Criado em 1873, este é um dos carnavais mais criativos da Europa e tem uma forte importância na região da Toscana e por toda a Itália. A atmosfera festiva estende-se pela cidade, com concertos, teatros de rua e muita animação. Além disso, existe também um museu dedicado ao Carnaval e à construção dos carros alegóricos. 

Sydney, Austrália

LGBT Parade / SibRapid / Shuttertock

O Mardi Gras de Sydney é um dos maiores eventos LGBTQIA+ do mundo, mas também um dos carnavais mais espetaculares a que se pode assistir. A cidade inteira enche-se de cor, música e performances incríveis. Os desfiles na Oxford Street são o ponto alto, com milhares de pessoas a celebrar a diversidade e o amor. Festas na praia com DJs vindo de todo o mundo atraem milhares de visitantes e as festas espalham-se por todos os cantos, ruas e discotecas da cidade.

Espalhados pelo mundos são vários os destinos de Carnaval onde é possível vivenciar esta grande festa de cor e alegria. Desde os mais populares, conhecidos por serem os melhores do mundo, aos menos óbvios, como estes 8 que lhe apresentamos, existem festas de Carnaval para todos os gostos. Já escolheu o seu preferido?

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.