8 Escapadinhas de Outono pela Europa sem multidões

Mariana Soares / Atualizado a

O verão está já a terminar e começamos a preparar as próximas viagens, agora para destinos mais calmos, sem multidões e que sejam propícios a aproveitar as temperaturas mais frias que se começam a sentir com a chegada do Outono. Conheça, na Europa, 8 destinos que talvez não estejam na sua lista de cidades a visitar e que fogem das grandes cidades europeias que sugerimos para a sua escapadinha de Outono.

Toulouse (França)

Escapadinhas de Outono: Toulouse (França)

Luxemburgo (Luxemburgo)

Escapadinhas de Outono: Luxemburgo (Luxemburgo)

Estendendo-se por apenas 82 e 57 quilómetros nos seus pontos mais longos e mais largos, respectivamente, Luxemburgo é um pequeno refúgio charmoso do norte da Europa que se classifica consistentemente entre as três principais nações do mundo com maior riqueza. A cidade de Luxemburgo, parece saída de um conto de fadas principalmente na zua parte histórica, listada pela Unesco, que fica situada no topo de um penhasco com um ambiente dramático. Além das colinas cobertas de floresta, aldeias sedutoras se juntam sob os impressionantes castelos medievais. Se visitar o Luxemburrgo, experimente uma degustação de vinhos no Vale do Mosela e faça caminhadas revigorantes na zona rochosa da região de Müllerthal.

Helsinquia (Finlândia)

Escapadinhas de Outono: Helsinquia (Finlândia)

Entrelaçadas com as baías, enseadas e ilhas do Báltico, as avenidas e ruas de Helsinquia transbordam de uma arquitetura magnífica, locais intrigantes para provar a gastronomia e um design inovador. Embora note-se a influência sueca e russa nos seus monumentos e edificios, o centro urbano está repleto de cultura contemporânea. Para os amantes design, Helsinquia é um cidade a considerar e é uma cidade que se reinventa e sinónimo disso é a igreja de Temppeliaukio Kirkko, cravada na rocha. Nos dias de sol, aproveite as ilhas e florestas que cercam Helsinquia e podem ser facilmente alcançado de qualquer parte da cidade. Não perca os mercados característicos da cidade e prove a gastronomia finlandesa provando as carnes de, animais tão caracterisiticos desta região como renas, alces e ursos junto com cardumes de peixes como salmão, encontram o seu caminho para os pratos deliciosos, junto com cogumelos da floresta e pomares de frutas, incluindo mirtilos e amoras.

Valência (Espanha)

Valência (Espanha)

Valência, terceira maior cidade da Espanha, é um lugar esplendido e popular como um a das cidades para se viver con maior qualidade de vida do país vizinho. Sem medo de inovar, Valência desviou o seu rio propenso a inundações para a periferia e converteu o antigo leito do rio numa gloriosa faixa verde de parque natural que serpenteia a cidade. Nesta região estão os edifícios incrivelmente futuristas da Ciudad de las Artes y las Ciencias, projetados por Santiago Calatrava. Outros edifícios contemporâneos brilhantes enfeitam a cidade, que também tem um punhado de edifícios modernistas fabulosos, grandes museus, uma grande área balnear e um grande e característico bairro antigo. Valência, rodeada pela sua huerta, uma zona fértil de jardins, é famosa pelos seus pratos de arroz, como a paella.

Chioggia: A outra Veneza (Itália)

Chioggia: A outra Veneza (Itália)

A pouco tempo de Veneza, alcança-se a a bela e pequena cidade de Chioggia, na costa do Adriático, perto de Veneza. Apelidada de “A Outra Veneza”, esta cidade italiana é um bom lugar para ser chamado de lar por algumas noites enquanto explora a região. Aqui poderá conhecer sítios simplesmente deslumbrantes e icónicos como a Porta Garibaldi logo na entrada na cidade, Duomo di Santa Maria Assunta (catedral de Chioggia), a estátua Refugium Peccatorum de Chioggia e passeie pelas montas de Corso del Popolo.

Trieste (Itália)

Trieste (Itália)

Descendo para o Adriático de um planalto cárstico selvagem e quase totalmente cercado pela Eslovênia, Trieste está física e psicologicamente isolada do resto da península italiana. Como tal, preserva a sua própria cultura de cidade fronteiriça única e retém um fascinante ar de fluidez escondido no dialeto Triestini, uma estranha mistura de italiano, austríaco-alemão, croata e grego. Aqui poderá visitar praças embelemáticas, restaurantes com uma gastronomia incomparavel e museus.

Basileia (Suíça)

Basileia, Suíça

Historicamente, a posição da Basileia às margens do lindissimo Rio Reno contribuiu para o seu crescimento como oum epicentro comercial e de transporte muito importante na Suíça e na Europa. Hoje, mantém a sua traça medieval de outros tempos que nos oferece uma cultura arquitectónica incomparável com o Reno ali ao lado que proporciona passeios à beira rio para recordar. Milhares de amantes de arte e de arquitetura que visitam a Basileia todos os anos para o festival ART Basel, mundialmente famoso. Esta região, prima também pela riqueza em galerias de arte, museus e edifícios icónicos.

Bilbau (Espanha)

Escapadinhas de Outono: Bilbau, Espanha

Bilbau é um dos grandes tesouros do País Basco. Situada num cantinho exuberante do Nordeste da Espanha, Bilbau é cercada por colinas verdes ondulantes, com um litoral de tirar o fôlego a uma curta distância da cidade. Parques e praças pontilham o centro da cidade, incluindo o Parque de Doña Casilda de Iturrizar com os seus caminhos arborizados e lago ornamental, enquanto os passeios à beira-rio oferecem belas vistas da cidade. A cultura basca assume muitas formas nesta próspera cidade à beira-mar. Museus evocativos como o Euskal Museoa e o Arkeologi Museo fornecem um vislumbre dos séculos passados, com coleções de esculturas bascas antigas, tesouros da Idade Média.

Comece já a pensar na sua escapadinha de Outono e marque já o seu destino de eleição!