8 lugares invadidos pela natureza (que ficaram ainda mais bonitos!)
O que não falta espalhado pelo mundo são lugares absolutamente lindíssimos, seja pelo trabalho da mãe natureza, seja pela mão humana. Claro que a natureza “dá 10-0” a qualquer obra feita pelo ser humano e a prova disso é que existem vários lugares no mundo que são tão incríveis, que até parecem mentira. Mas o que é que acontece quando temos o melhor dos dois mundos?
Quando a natureza toma conta de obras feitas pela raça humana o resultado é simplesmente fascinante. Para que não duvide, hoje mostramos-lhe 8 lugares que foram totalmente invadidos pela natureza, e que ficaram (ainda) mais maravilhosos!
Al Madam, Emirados Árabes Unidos
A menos de 1hora de carro do Dubai a pequena cidade de Al Madam é um verdadeiro mistério. Construída nos anos 70, a cidade era tida como parte de um programa de habitação pública e que foi abandonada… mas ninguém sabe ao certo porquê! São várias as teorias, mas, até hoje, nenhuma delas foi comprovada. Independentemente disso, as duas fileiras de casas e a mesquita no meio do deserto ficaram cobertas pela areia. Por isso mesmo, muitas das casas estão parcialmente enterradas, com as dunas a invadir o interior. Envolta em mistério, incluindo a ideia de que esta aldeia possa estar assombrada, esta tornou-se uma famosa atração capaz de deixar qualquer um boquiaberto.
Houtouwan, China
Houtouwan é uma antiga vila de pescadores localizada na Ilha de Shengshan, na China. Com cerca de dois mil habitantes, a pesca era a principal atividade económica da vila. No entanto, devido à crescente urbanização e à falta de infraestruturas e serviços básicos na ilha, os habitantes rumaram para outras terras, acabando por deixar a vila de Houtouwan completamente desabitada. Desde daí, a vegetação local tomou conta das construções e plantas trepadeiras e árvores crescem ao redor e dentro das casas, cobrindo-as com um manto verde. Com um efeito visual incrível, a ilha ficou nas bocas do mundo e, atualmente, é um local turístico que atrai muitos curiosos.
Ilha Netaji Subhash Chandra Bose (Ross Island), Índia
A Índia é um país absolutamente fabuloso! Por isso mesmo, nunca faltam dicas de como explorar este magnífico país ou roteiros de passeios que não pode mesmo perder. Hoje trazemos-lhe um lugar para adicionar a essa lista: a Ilha Netaji Subhash Chandra Bose, anteriormente conhecida como Ilha Ross. Localizada no arquipélago de Andaman e Nicobar, esta ilha carrega um peso histórico. Se hoje é uma atração turística muito popular, em tempos foi uma prisão colonial, que posteriormente foi abandonada. Atualmente todos as estruturas mantêm-se na ilha, como casas, igrejas ou escritórios, mas, e apesar de já estarem em ruínas, têm uma beleza especial graças ao poder da natureza que tomou conta da ilha.
Kolmanskop, Namíbia
A Namíbia é um dos maravilhosos segredos guardados por África, e é aqui, em pleno deserto, que pode encontrar a cidade fantasma de Kolmanskop. Fundada no início do século XX, após a descoberta de diamantes na área, durante algum tempo esta cidade mineira foi próspera e cheia de vida, com infraestruturas muito avançadas para a época. No entanto, em 1950 a cidade foi completamente abandonada uma vez que os diamantes já tinham escasseado e esta foi, literalmente, deixada ao sabor do vento. Por isso mesmo, com o passar do tempo, a areia do deserto fez o seu trabalho e encarregou-se de invadir todos os edifícios deixados para trás. Atualmente, a cidade tornou-se numa atração turística incrível que é possível visitar com a ajuda de guias.
Sant Romà de Sau, Espanha
É certo que a nossa vizinha Espanha está repleta de cidades secretas perfeitas para umas escapadinhas, mas Sant Romà de Sau não só é secreta, como está… debaixo de água. Nós explicamos-lhe! Do outro lado da fronteira, na região da Catalunha, existia uma pequena aldeia. No entanto, nos anos 60, todos os habitantes da aldeia viram-se obrigados a abandona-la devido à construção de uma barragem. A barragem foi construída e as águas do rio Ter inundaram toda a região, submergindo a aldeia. A torre da igreja costuma dar sinais de si, principalmente quando o nível da água desce, e já foi mesmo possível ver mais edifícios e pedaços da história de Sant Romà de Sau em tempos de maior seca. Obviamente, que uma situação tão caricata como esta, tornou esta região numa atração turística!
SS Ayrfield, Austrália
O SS Ayrfield é uma embarcação histórica localizada em Wentworth Point, na Baía de Homebush, em Sydney, na Austrália. Construído em 1911, o navio serviu como navio de transporte que carregava carvão entre Newcastle e Sydney. No entanto, após do fim da II Guerra Mundial, o navio deixou de ter um propósito, uma vez que também começou a ficar obsoleto. Nos anos 70 foi levado para a baía – conhecida como cemitério dos navios – para ser desmontado, mas tal nunca aconteceu. Com o passar dos anos, naturalmente que a natureza começou a tomar conta do navio abandonado. Árvores e outras vegetações cresceram no casco do SS Ayrfield, criando um cenário espetacular e único que o torna hoje um ponto turístico na Austrália.
Templos de Angkor, Cambodja
Se for até ao Cambodja, além de ter um dos povos mais simpáticos do mundo a recebe-lo, terá à sua espera aquela que é uma das atrações turísticas e históricas mais importantes do Sudeste Asiático – os Templos Angkor, em Siem Reap. Em tempos, casa da civilização Khmer, este complexo de templos é agora um local que parece saído saído de um conto de fadas. Por ter estado abandonado durante algum tempo, a mãe natureza decidiu dar vida ao espaço, cobrindo os edifícios de vegetação e raízes, tornando o espaço ainda mais incrível!
Valle dei Mulini, Itália
Relativamente perto de Amalfi, o Valle dei Mulini, que é como quem diz, o Vale dos Moinhos é agora uma atração natural muito procurada. Em tempos, este era um vale muito famoso pelos seu moinhos de água que eram utilizados para moer trigo e produzir farinha. Com o passar do tempo e a industrialização, o vale ficou desabitado. Num cenário que já era pitoresco por se situar numa ravina, cercada de montanhas, agora, a paisagem ficou ainda mais maravilhosa. A mãe natureza fez das suas e abraçou as ruínas dos moinhos com toda a sua vegetação, proporcionando um cenário absolutamente mágico. Por isso mesmo, este é um local muito procurado, principalmente para caminhadas e passeios.
A natureza não deixa mesmo de nos surpreender. E ainda bem! Somos mesmo uns sortudos por podermos explorar o mundo e conhecer todas estas maravilhas, capazes de nos deixar sem respiração. E com tanto para ver, o melhor mesmo é não perder tempo e aproveitar ao máximo. Já pensou para onde quer ir na sua próxima viagem?