9 coisas que tem MESMO de fazer numa viagem à Madeira
Este é um dos destinos europeus mais procurados e é nosso com muito orgulho: a nossa maravilhosa ilha da Madeira! Este destino de sonho, que nunca para de surpreender, encanta todos os que por aqui passam. O que na verdade não nos espanta, ou não fosse este um destino riquíssimo em paisagens naturais, miradouros, praias, e claro, também uma maravilhosa gastronomia. No entanto, e para tornar a viagem ainda mais rica, partilhamos consigo 9 coisas que tem mesmo de fazer numa viagem à Madeira. Vamos descobrir quais são?
Explorar o Funchal

Começar a aventura de explorar a Madeira pelo Funchal é quase obrigatório! Esta capital vibrante consegue juntar o charme de uma cidade histórica com a descontração de um destino de férias. Percorrer o centro a pé é das melhores coisas a fazer e das melhores formas de conhecer a cidade. As ruas de calçada preta e branca, as fachadas antigas com varandas floridas e o mar sempre como companhia vão conquistá-lo recanto a recanto. Uma visita ao Mercados dos Lavradores, bem como um passeio no teleférico do Monte e uma fotografia junto à estátua do Cristiano Ronaldo não pode ficar fora do roteiro do Funchal.
Percorrer uma levada

Umas das grandes imagens de marca da Madeira são, sem dúvida, as levadas. Estes canais de irrigação que foram transformados em trilhos, por caminhos que serpenteiam florestas, túneis e encostas da ilha, são perfeitos para quem gosta de natureza e caminhadas. Mesmo para quem não é fã de passeios longos, existem trilhos mais acessíveis e adequados. Mas a experiência, é sempre incrível, seja qual for a levada escolhida. Entre as levadas mais famosas da ilha estão, por exemplo, a Levada das 25 Fontes ou a Levada do Caldeirão Verde.
Nadar nas piscinas naturais

Ninguém vai à Madeira sem sonhar com um mergulho nas famosas piscinas naturais, certo? Formadas por rochas vulcânicas, estas piscinas são abastecidas pelo mar – o que as torna perfeitas para nadar em segurança, mas com a sensação de estar em mar aberto. As mais famosas são as de Porto Moniz, que dispõem de zonas para crianças, balneários, espaços para apanhar sol e até restaurantes nas imediações. No entanto, existem muitas mais e todas elas com um cenário absolutamente cinematográfico do azul do mar a contrastar com as rochas negras.
Ver o nascer do sol num pico

Acordar cedo nem sempre é fácil, mas na Madeira, acredite, vale muito a pena ver o nascer do sol. Ver o sol a despontar por entre os picos montanhosos da ilha é uma experiência mágica e verdadeiramente emocionante. O silêncio, o ar puro e as cores do céu tornam o momento absolutamente único. O Pico do Areeiro, por exemplo, é um dos melhores pontos para isso. Aos primeiros raios de luz, as nuvens começam a dissipar-se e revelam um espetáculo natural impressionante. No entanto, para usufruir da experiência completa, deve mesmo chegar cedo e agasalhado, uma vez que no topo faz frio de madrugada, especialmente se for de inverno.
Subir até um dos pontos mais altos da Europa

O Pico Ruivo é o ponto mais alto da Madeira e um dos mais altos da Europa. Com 1862 metros de altitude, tem uma vista panorâmica de cortar a respiração. No entanto, como tudo o que é bom, exige algum esforço para lá chegar. Mas a recompensa vale cada passo! Durante o percurso, o cenário muda constantemente: de rochas áridas a vegetação densa, de passagens estreitas a amplas escarpas. Além disso, por vezes as nuvens ficam abaixo do nível do trilho, o que lhe dará a sensação inesquecível de estar a caminhar no céu.
Visitar Porto Santo

Quando planear a sua viagem à Madeira, reserve uns dias extra para dar um saltinho até Porto Santo. A viagem de barco demora cerca de duas horas e, apesar da ilha ser pequena, vai encontrar uma das melhores praias de Portugal. A ilha tem 9 km de areia dourada, um mar azul-turquesa que convida a banhos prolongados e paisagens montanhosas que contrastam perfeitamente com o cenário de praia. Além disso, a ilha do Porto Santo é também dona de uma tranquilidade única, perfeito para relaxar.
Ver golfinhos e baleias em alto mar

Na Madeira, avistar golfinhos e até baleias é algo comum durante boa parte do ano. Por isso mesmo, esta é uma das coisas que deve mesmo aproveitar para fazer durante a sua estadia por lá. Num passeio de observação de cetáceos pode não só avistar golfinhos com também pode ter a sorte de ver baleias. Para além disse é uma oportunidade de ter um vista incrível da ilha a partir do mar. Perfeito para miúdos e graúdos, esta é uma daquelas atividades que também vai ficar para sempre gravado na memória.
Desfrutar de um piquenique nas vinhas

Sim, leu bem! Apesar de não ser algo ainda muito popular, um piquenique entre vinhas é das experiências mais encantadoras que se pode ter na Madeira. Em zonas como São Vicente ou Câmara de Lobos, há vinhas em socalcos com vistas espetaculares sobre o vale e o mar e algumas quintas locais preparam cestos com produtos regionais (queijo, pão caseiro, fruta fresca, vinho madeirense, etc) e proporcionam assim a oportunidade de ter uma piquenique num cenário único. Uma ideia fora do comum, mas que vai adorar tê-la na sua viagem!
Aventurar-se no canyoning

A Madeira é perfeita para relaxar e descontrair, mas também não falta muita aventura e uma pitada de adrenalina. Para os mais destemidos, o canyoning é a atividade ideal. A Madeira, com o seu relevo acidentado, ribeiras e cascatas cristalinas, é um dos melhores sítios da Europa para a prática desta atividade. Descer ribeiras, saltar para lagoas naturais, escalar rochas e deslizar em cascatas. Soa-lhe bem? Claro que tudo isto é feito com o devido equipamento e acompanhamento de guias especializados. Mas é uma forma divertida de explorar um outro lado da ilha.
A Madeira é um daqueles destinos que está sempre à espera de ser (re)descoberto. E o melhor de tudo? Nunca desilude! Se pensa que já viveu tudo nesta maravilhosa ilha, pense de novo e aventure-se já numa viagem para este paraíso português. Estas são as nossas 9 dicas de coisas que deve mesmo fazer por lá e que vão tornar a sua experiência ainda mais inesquecível!