Aproveite o verão para ir à Eslovénia

Top Atlântico / Atualizado a

Eslovénia, entre a Europa Central e os Balcãs, é um país bastante pequeno que passa despercebido como destino de férias, mas talvez seja precisamente pelo seu tamanho que se torna organizado, limpo e com muitas atrações turísticas, facilmente acessíveis em passeios pedonais ou de bicicleta. Ou seja, tem tudo para proporcionar uma grande viagem.

Além de um povo hospitaleiro e da capital ser bastante jovem, vai encontrar um país repleto de lagos, florestas, montanhas, vinhas, grutas e castelos. Aliás, muitas grutas e castelos.

Eslovénia

Em termos de clima, reparte-se pelo Noroeste com verões amenos e noites muitos frias, pela Costa com um tempo ameno durante quase todo o ano por influência do calor mediterrânico e, por fim, pelo Leste com verões quentes e invernos frios.

Precisamente porque o pico do verão pode ser intenso, recomendamos que viaje entre junho e setembro, sendo também a melhor altura para caminhadas por entre as planícies cobertas de flores. Sem dúvida, um cenário que desperta a atenção de quem adora conhecer novas cidades dentro da Europa.

Eslovénia

E porque estamos numa de ambientes citadinos, começamos pela capital Ljubljana, que significa «a amada» em esloveno. Uma cidade cosmopolita com menos de 300 mil habitantes e, no entanto, bastante dinamizada por uma população alegre e hospitaleira.

No centro histórico, os monumentos e edifícios art noveau embelezam as ruas, animadas pela vida social nos cafés e esplanadas da cidade, dezenas de pontes e em especial a ponte “tripla” Tromostovje sobre o Rio Ljubljanica, muito usado pelos habitantes durante o verão para a prática de desporto.

Rio Ljubljanica

Ainda na zona, sugerimos uma visita ao castelo medieval de onde terá uma vista fabulosa sobre toda a cidade.

Da capital vamos para a zona Noroeste da Eslovénia, ao encontro dos Alpes Julianos onde nos aguarda o magnífico Lago Bled junto à cidade com o mesmo nome. Aproveitando que é verão, alugue um barco a remos para desfrutar de um passeio tranquilo para renovar energias, com vista para as florestas e montanhas em redor. Simplesmente irresistível.

Alpes Julianos

Entre Ljubljana e Bled, por entre planícies e campos cultivados, eis que se revela o topo do Monte Triglav com cerca de 2.900 metros de altitude, que faz parte do Parque Nacional Triglav. Um convite direto aos destemidos e fãs de aventuras, que podem explorar as florestas e subir as encostas desta zona nos vários espaços verdes.

Parque Nacional Triglav

Se a cidade e o Parque Nacional já o deixaram a pensar na Eslovénia como destino de férias, saiba que é conhecida como «o país dos castelos». Ao todo, serão mais de um milhar distribuídos pelo país, dos quais se destacam o de Predajma, Bled, Otocec, Skofja, Ptuj e, claro, o de Ljubljana.

Entusiasmado para uma viagem em férias ou uma escapadinha até à encantadora Eslovénia? Nós também.