Carnaval na terra do Samba

Top Atlântico / Atualizado a

Embora só aconteça uma vez por ano, a verdade é que o Carnaval consegue criar um cenário de alegria e boa disposição durante um ano inteiro, entre os preparativos e o fecho. De forma contagiante, este é o ambiente que se vive intensamente no Rio de Janeiro e o qual sugerimos que experimente sentir de perto.

Carnaval na terra do Samba

Nesta altura do ano, a Cidade Maravilhosa torna-se ainda mais entusiasmante com todo o movimento que se gera à volta do grande evento. As praias enchem-se de gente e o ambiente nas ruas é de folia ao ritmo das músicas brasileiras como o samba, além da multidão que acaba por se formar no próprio dia de Carnaval.

Quando se trata das fantasias e máscaras, prepare-se para usar e abusar da sua criatividade, aprender uns passos de dançar e entrar no espírito festivo.

Os preparativos acontecem na Cidade do Samba, um parque temático no coração do bairro carioca de Santo Cristo, destinado aos barracões das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. Aqui existe o acesso às oficinas, onde se pode acompanhar a produção dos carros alegóricos e das fantasias que vão sendo criadas ao longo do ano, pensadas para os passistas, ritmistas, baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeiras.

Cidade do Samba

Com tudo muito bem organizado, as escolas e bandas com os ensaios feitos, é chegado o grande momento de viver a magia do Carnaval em pleno Sambódromo, localizado na zona central da cidade. Inaugurado em 1984 e conhecido por Avenida dos Desfiles, é considerado o palco do festival popular mais famoso do Brasil.

Se for ao Rio pelo Carnaval, organize a sua agenda para conhecer um pouco melhor a cultura carioca e alguns pontos turísticos que tem mesmo de visitar.

rio de janeiro

Desde já, sinta-se à vontade para partilhar os hábitos dos cariocas, como ir até à orla da Lagoa Rodrigo Freitas para uma caminhada ou petiscar nos quiosques com música ao vivo, visitar o charmoso bairro do Leblon ou “tomar um chope gelado e comer um pastel” num dos vários botequins que se encontram por toda a zona sul. Ainda perto do Leblon, tem a praia de Ipanema, uma das mais extensas e famosas a par da praia de Copacabana.

praia de Copacabana

Agora sim, já se pode dedicar ao programa de turista e visitar o famoso Cristo Redentor, o Pão de Açúcar ou espreitar a dinâmica que se vive no bairro de Santa Teresa, entre outros locais que iremos sugerir.

Cristo Redentor, eleito “Maravilha do Rio” pelos próprios cariocas, é sem dúvida uma passagem obrigatória nesta viagem. A 700 metros de altitude, possibilita uma vista panorâmica de enorme beleza para uma grande zona da cidade, embora ele próprio seja visível de vários pontos da cidade pela dimensão dos seus imponentes 30 metros de altura.

Cristo Redentor

Chegou a vez de passear até ao Pão de Açúcar, inaugurado em 1912, num trajeto que se revela uma aventura com algumas paragens para ir desfrutando das vistas a vários níveis ou alturas. É caso para sugerir um pôr-do-sol aqui, com vista para a Baía de Guanabara e outras paisagens da zona sul.

Pão de Açúcar

O bairro de Santa Teresa fica no alto de uma colina no centro onde se circula de “bonde”. É uma montra da cultura carioca composta por praças, espaços culturais, casas de arquitetura portuguesa e art déco que lhe dão um encanto especial. Por ser um local bastante colorido e sempre animado por música que se ouve nos vários botecos e restaurantes típicos, é considerado um dos bairros mais artísticos e boémios.

Carnaval na terra do Samba

Para os apaixonados pelo futebol, o Maracanã tem de fazer parte do roteiro. Mais do que um estádio, é um ponto de interesse a nível cultural e turístico, que recebe visitas e oferece tours guiados por todo o espaço, incluindo o Museu do Futebol em tributo aos grandes jogadores e jogos protagonizados no maior estádio do Brasil. Encontra-se na zona norte da cidade.

Maracanã

Estas são apenas algumas sugestões para uma visita ao Rio de Janeiro na altura do Carnaval, mas em breve revelaremos mais para quem pretende ir ou regressar à “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil. Berço do samba…”. Boa viagem e divirta-se muito!