City break – Berlim

Top Atlântico / Atualizado a

Coberta por um manto branco de neve no inverno e florescida no verão, Berlim é uma excelente opção para um city break em qualquer estação do ano. Tendo passado por duas Grandes Guerras, esta cidade tem uma história para nos contar em cada esquina, edifício e monumento.

Berlim

Entre o passado e o presente, Berlim revela-se uma das capitais europeias mais impressionantes, oferecendo uma vastidão de atrações culturais conjugadas com um estilo de vida descontraído, onde as praças e os parques surgem como o ponto de encontro predileto, para residentes e turistas. Por onde começar?

Construído em 1791 e localizado na Pariser Platz, o Portão de Brandenburgo seria uma porta de entrada na cidade, mas também um acesso direto do palácio real ao Tiergarten, o jardim do rei.

Portão de Brandenburgo

Também conhecido por “Jardim dos animais”, o Tiergarten é um parque público composto por muitos espaços verdes e árvores, lagos, estátuas e monumentos, dando a sensação de paraíso. Um local para passear, andar de bicicleta ou até mesmo fazer um piquenique, mas sobretudo para desfrutar das paisagens e da natureza.

Jardim dos animais

A poucos metros do portão, aproveite para visitar o Reichtag, um prédio exuberante que abriga o parlamento alemão.

Reichtag

Mantendo-se nas proximidades, o Memorial do Holocausto relembra um dos acontecimentos mais dramáticos na história da Europa e da humanidade. Um local para visitar e refletir.

Memorial do Holocausto

Ali perto, a famosa avenida Unter den Linden leva-nos até Bebelplatz, uma praça emblemática que fica no centro histórico e encontra-se rodeada por monumentos imponentes, tais como a Ópera Nacional, a Universidade Humboldt e a Catedral de St. Hedwig, o edifício católico mais importante da cidade.

Berlim

Na mesma zona, procure a Potsdamer Platz. Uma praça do século XIX que passou por bombardeamentos durante a Guerra e demolições dos edifícios, até que ganhou nova vida com prédios modernos e inúmeras áreas de lazer, após a queda do Muro de Berlim.

Passados 30 anos sobre a queda do muro, ainda é possível ver algumas partes que ficaram para a história. O East Side Gallery é o maior exemplo, com cerca de 2 km entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke, transformados numa galeria a céu aberto.

Berlim

Se gosta de visitar museus, veio à cidade certa. Situada no centro, numa ilha no rio Spree, a Ilha dos Museus alberga cerca de 5 museus mundialmente conhecidos: Alte Nationalgalerie, Altes Museum, Bodes Museum, Neus Museum e Pergamonmuseum.

A mostra de atrações continua na Alexanderplatz, com o Urania-Weltzeituhr a relevar a hora dos mais diversos fusos horários e a TV Tower, uma torre com 203 metros de altura da qual é possível ter uma vista panorâmica surpreendente sobre a cidade. Será uma visita inesquecível!

Para finalizar as visitas, convidamo-lo a passar pelo Checkpoint Charlie, um posto militar situado na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, quando o muro dividia a cidades em duas partes.

Checkpoint Charlie

O que seria de um city break sem experimentar um pouco da gastronomia, da noite e dos hábitos de quem torna esta cidade tão especial? Em Berlim, desfrute dos longos brunch, os piqueniques nos parques, os passeios pelos bairros, o convívio nos bares e divirta-se a ouvir música. Aqui, há sempre uma festa a acontecer, basta procurar.