City break – Bilbao

Top Atlântico / Atualizado a
Bilbao

A norte de Espanha, entre o mar e as montanhas, está a capital do País Basco. Bilbao revela-se no seu centro histórico do período medieval, na arquitetura das ruas e dos edifícios, na gastronomia e no património cultural, onde se destaca o Museu Guggenheim, construído por Frank Gehry. Uma combinação irresistível entre o antigo e o moderno.

Sendo um destino próximo, é de aproveitar para fazer uma escapadinha, de avião ou pelo mar num cruzeiro, para descobrir tudo aquilo que a cidade tem para oferecer num city break.

Já que mencionámos o Guggenheim, falta apenas referir que, além de ser um dos museus mais visitados em Espanha e dos mais conhecidos no mundo, é mais do que uma “montra” de arte contemporânea. No interior, existem 20 galerias distribuídas por três andares, mas é no exterior que se dá o maior impacto. Com uma arquitetura futurista e ousada, tudo foi pensado para impressionar os visitantes, das formas às cores e texturas, até à escultura de flores em forma de cão do artista Jeff Koosn. As imagens falam por si.

No Casco Viejo, o centro histórico da cidade, a organização é feita por sete ruas paralelas, sendo a maioria pedestre. Neste bairro típico e acolhedor, visite o Mercado de la Ribera na margem direita da Ría del Nervión onde existe de tudo um pouco nos seus 10.000 m2, desde comércio a lojas onde poderá saborear os típicos petiscos.

Mercado de la Ribera

Próximo do mercado, procure a Iglesia de San Antón, a mais antiga igreja de Bilbao, construída nos finais do século XV e que vale muito a pena visitar.

Iglesia de San Antón

Explore ainda a Plaza Nueva, construída em meados do século XIX e considerada a mais famosa do Casco Viejo. Além de ser aqui que se encontram alguns dos melhores bares de pintxos da cidade, uma espécie de tapas em versão basca que servem para acompanhar as bebidas, por norma servidas em pequenos copos.

Continuando o passeio, não deixe de conhecer a Ponte de Vizcaya, construída por um discípulo do arquiteto que desenhou a Torre Eiffel, e que liga a cidade de Portugalete ao bairro de Las Arenas, no Getxo. É uma ponte suspensa e foi declarada Património Mundial da Humanidade em 2006 pela UNESCO.

Ponte de Vizcaya

Se gosta de ir até aos miradouros à procura daquela sensação de poder admirar uma cidade de longe até ficar sem fôlego, então tem mesmo de subir ao Mirador de Artxanda.

Bilbao

Boas vistas e boa viagem. Bilbao aguarda por si.