City Break – Cork

Top Atlântico / Atualizado a

Por aqui já viajámos várias vezes pela Irlanda: seja ao volante, pela Wild Atlantic Way, uma das estradas mais fantásticas do mundo, ou por Dublin, a mítica capital Irlandesa. Mas a Irlanda reserva mais surpresas e Cork é uma delas. É uma das cidades mais vibrantes, jovens e multiculturais que poderá encontrar. Por isto, e pelo que vamos mostrar-lhe de seguida, vale muito a pena uma visita.

O centro histórico

centro histórico de cork

Apesar de ser a segunda maior cidade da Irlanda, é possível fica a conhecer a localidade a pé. Perca-se pelas ruas com bonitas casas coloridas e telhados cinzentos, sinta o pulsar da cidade na St. Patrick’s Street e dê um salto para petiscar e passear no elegante English Market, o mercado mais antigo da Europa e que em 2011 recebeu o selo de aprovação da Rainha Isabel II.

Saint Fin Barre's Cathedral
Saint Fin Barre’s Cathedral

Não deixe ainda de ir ao Elizabeth Forth, um forte do séc. XVII, onde tem uma vista fantástica para a Saint Fin Barre’s Cathedral, uma catedral com uma arquitetura bastante singular e um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

A nightlife e a cultura pub

Cork

No fim de um dia de trabalho são os pubs quem mais ordenam. Aqui a cultura pub está bem viva e o que não faltam são locais fabulosos, sempre com música ao vivo de grande qualidade.

Oliver Plunkett

De destacar o Oliver Plunkett, um dos maiores pubs da cidade (com dois andares), é ideal para ouvir música ao vivo ou mesmo para tomar uma refeição típica (o Irish Stew e a Apple Pie são simplesmente divinais). Se procura um ambiente mais intimista e acolhedor então o Sin-É é a opção certa. A música, essa, é sempre de grande qualidade.

A gastronomia para todos os gostos

Fish & Chips

A gastronomia irlandesa pode não ser das mais afamadas da Europa, mas garantimos que Cork tem variadas opções para sair de barriga feliz. O Fish & Chips no The Fish Wife é obrigatório, bem como as pizzas no Franciscan Well Brewerypub, elaboradas em forno a lenha por italianos, num espaço ideal para o convívio.

lojas de donuts

Por fim, não deixe de se deliciar com as maravilhosas lojas de donuts que existem um pouco por toda cidade. Desde donuts recheados a cobertos, com manteiga de amendoim, nutella ou boston cream, o que não faltam são opções. A nossa sugestão: The Shack Store.

As vizinhas Cobh e Kinsale

Cobh

A uma curta distância de Cork encontram-se estas duas localidades ideais para um passeio de um dia. Cobh é famosa por ter sido o último porto de escala antes do Titanic naufragar. Aqui poderá usufruir da Titanic Experience, um museu para aprender mais sobre o navio, a sua construção e paragem em Cobh. Não deixe também de apreciar as casas coloridas que dão um encanto especial a Cobh e fazem desta cidade um deleite para a fotografia.

Kinsale

Já quanto a Kinsale é uma pequena cidade piscatória, charmosa e fabulosa para passeios junto ao rio, com o verde das colinas irlandesas sempre por perto.

Cork

Se procura uma cidade genuína, com vida e personalidade, Cork é sem dúvida uma opção a ter em conta. Se juntarmos a isso o facto de terem um dos povos mais simpáticos do mundo, o resultado só pode ser um: uma viagem cheia de boas experiências.