Destinos / Viagens Baratas

City Break – Cork

Share this post

Por aqui já viajámos várias vezes pela Irlanda: seja ao volante, pela Wild Atlantic Way, uma das estradas mais fantásticas do mundo, ou por Dublin, a mítica capital Irlandesa.

Mas a Irlanda reserva mais surpresas e Cork é uma delas. É uma das cidades mais vibrantes, jovens e multiculturais que poderá encontrar. Por isto, e pelo que vamos mostrar-lhe de seguida, vale muito a pena uma visita.

O centro histórico

Apesar de ser a segunda maior cidade da Irlanda, é possível fica a conhecer a localidade a pé. Perca-se pelas ruas com bonitas casas coloridas e telhados cinzentos, sinta o pulsar da cidade na St. Patrick’s Street e dê um salto para petiscar e passear no elegante English Market, o mercado mais antigo da Europa e que em 2011 recebeu o selo de aprovação da Rainha Isabel II.

Não deixe ainda de ir ao Elizabeth Forth, um forte do séc. XVII, onde tem uma vista fantástica para a Saint Fin Barre’s Cathedral, uma catedral com uma arquitetura bastante singular e um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

A nightlife e a cultura pub

No fim de um dia de trabalho são os pubs quem mais ordenam. Aqui a cultura pub está bem viva e o que não faltam são locais fabulosos, sempre com música ao vivo de grande qualidade.

De destacar o Oliver Plunkett, um dos maiores pubs da cidade (com dois andares), é ideal para ouvir música ao vivo ou mesmo para tomar uma refeição típica (o Irish Stew e a Apple Pie são simplesmente divinais). Se procura um ambiente mais intimista e acolhedor então o Sin-É é a opção certa. A música, essa, é sempre de grande qualidade.

A gastronomia para todos os gostos

A gastronomia irlandesa pode não ser das mais afamadas da Europa, mas garantimos que Cork tem variadas opções para sair de barriga feliz. O Fish & Chips no The Fish Wife é obrigatório, bem como as pizzas no Franciscan Well Brewerypub, elaboradas em forno a lenha por italianos, num espaço ideal para o convívio.

Por fim, não deixe de se deliciar com as maravilhosas lojas de donuts que existem um pouco por toda cidade. Desde donuts recheados a cobertos, com manteiga de amendoim, nutella ou boston cream, o que não faltam são opções. A nossa sugestão: The Shack Store.

As vizinhas Cobh e Kinsale

A uma curta distância de Cork encontram-se estas duas localidades ideais para um passeio de um dia. Cobhé famosa por ter sido o último porto de escala antes do Titanic naufragar. Aqui poderá usufruir da Titanic Experience, um museu para aprender mais sobre o navio, a sua construção e paragem em Cobh. Não deixe também de apreciar as casas coloridas que dão um encanto especial a Cobh e fazem desta cidade um deleite para a fotografia.

Já quanto a Kinsale é uma pequena cidade piscatória, charmosa e fabulosa para passeios junto ao rio, com o verde das colinas irlandesas sempre por perto.

Se procura uma cidade genuína, com vida e personalidade, Cork é sem dúvida uma opção a ter em conta. Se juntarmos a isso o facto de terem um dos povos mais simpáticos do mundo, o resultado só pode ser um: uma viagem cheia de boas experiências.

ver oportunidades

Artigos relacionados