City break – Nova Iorque

Top Atlântico / Atualizado a

O que dizer de uma das cidades mais adoradas do mundo? Muita coisa, claro! É por ser exatamente assim – imensa -, que Nova Iorque é um autêntico desafio para os viajantes. Quantos dias? Que locais não posso perder? Em que altura devo ir?

Nova Iorque

Neste artigo, tentámos compilar as principais perguntas e respostas para que aproveite a sumarenta Big Apple ao máximo.

Quantos dias devo ficar em Nova Iorque?

Nova Iorque

Nova Iorque tem pontos de interesse e programas culturais infinitos. Poderá estar 1 mês inteiro nesta cidade e ainda assim ter imenso por descobrir. Se é a primeira vez que visita esta cidade aconselhamos que fique pelo menos 5 dias. Se tiver maior disponibilidade, experimente ficar 10 dias, vai ver que vai valer a pena.

Como me movimentar?

transportes públicos Nova Iorque

Sem dúvida: transportes públicos! Seja de metro ou de autocarro, esta é a forma mais económica e também a mais prática de se movimentar numa cidade tão grande como Nova Iorque. O sistema de transportes funciona bastante bem para que nunca tenha que esperar muito tempo até apanhar um próximo metro ou autocarro.

Provavelmente será vantajoso adquirir o MetroCard, um cartão recarregável que lhe permite andar em diferentes transportes públicos a preços ainda mais baratos do que adquirindo as viagens individualmente.

Que locais que não posso mesmo perder?

Só há uma palavra para os próximos locais que vamos partilhar: obrigatórios!

Passear no Central Park

Central Park

Um oásis verde no meio da grande cidade cosmopolita. Este parque faz parte da rotina dos locais que se deslocam aqui para atividades desportivas ou só para passar um bom tempo a descontrair. O Central Park é também conhecido por ser um cenário muito famoso das séries e filmes americanos. “Sexo e a Cidade”, “Um Amor Inevitável”, “Glee” ou “Boneca de Luxo”, são algumas das produções que já gravaram neste parque.

Deslumbrar-se com a Times Square à noite

Times Square à noite

Nova Iorque é a cidade que nunca dorme e Times Square é o reflexo mais-do-que-perfeito disso mesmo. É à noite que esta zona se torna arrebatadora. Entre o movimento frenético e as dezenas e dezenas de ecrãs gigantes luminosos, é impossível descansar o olhar nesta área da cidade.

Ver Nova Iorque do alto no Top of the Rock

Nova Iorque do alto no Top of the Rock

Provavelmente a melhor vista de Nova Iorque. Este observatório faz parte do complexo do famoso Rockfeller Center. Daqui, tem uma vista 360º para vários pontos da cidade, nomeadamente para o Central Park, Empire State Building, Estátua da Liberdade e Times Square.

Atravessar a Brooklyn Bridge a pé

Atravessar a Brooklyn Bridge a pé

Esta ponte, com 1834 metros, liga Manhattan a Brooklyn. Faça o passeio de manhã, quando o número de turistas é menor e simplesmente observe esta maravilha arquitetónica, bem como a paisagem envolvente. Se preferir, pode também realizar este percurso de bicicleta já que existe uma ciclovia destinada só a este transporte de duas rodas (bastante utilizada por locais).

Ir a uma das zonas mais efervescentes da cidade: DUMBO

DUMBO

Se antigamente DUMBO (abreviação de Down Under the Manhattan Bridge Overpass) era uma zona industrial por excelência, hoje é reconhecida pela sua vibe artística e jovem, albergando diversas galerias de arte e startups.

Ainda tem algum tempo? Há muito mais para experienciar!

Mais locais fascinantes

nova iorque

Não faltam locais para visitar. Coloque também estes nomes na sua lista:

  • Estátua da Liberdade – pode apanhar um ferry gratuito de onde consegue observar de perto este imponente símbolo;
  • Spanish Harlem – para quem quer mergulhar na vibrante cultura latina;
  • 5ª Avenida – lojas, lojas e mais lojas;
  • Williamsburg – o bairro hipster de Brooklyn;
  • Grand Central – a estação de comboios mais famosa do mundo. É M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A;
  • Coney Island – um parque de diversões ao ar livre, junto à praia. Ideal para ir em dias de sol;
  • High Line – um parque construído numa antiga linha ferroviária;
  • Bairros de China Town e Little Italy – porque é possível viajar para outros locais do mundo dentro da Big Apple.

Comida

donuts

Nova Iorque e comida juntos dava para um artigo inteiro. Portanto, vamos começar por abrir o apetite com 6 coisas que tem mesmo que experimentar nesta cidade. São elas: Hot dogs, bagels, donuts, pastrami, lobster roll e, claro, hambúrgueres.

Ficou com a sensação de que algumas destas coisas são bastante comuns? Lembre-se, os nova iorquinos elevam a fasquia quando se trata deste tipo de comidas!

Atividades culturais e de entretenimento

Atividades culturais e de entretenimento em nova iorque

Também aqui a oferta é gigante!

No que toca a museus os mais recomendados são: MoMa; 9/11 Memorial & Museum; Museu Americano de História Natural e o Metropolitan Museum. Se aprecia street art, existe também uma fantástica galeria a céu aberto na zona de Bushwick. E, sim, é completamente gratuita.

Além disso, não deixe de ir a um espetáculo da Broadway. São realmente únicos e existem bilhetes a vários preços. Se é um apaixonado do desporto, pois então ir ver um jogo da NBA é totalmente mandatório.

nova iorque

I want to be a part of it, New York, New York, já dizia Sinatra numa das músicas mais famosas desta cidade. E como tinha razão! A Big Apple é sem dúvida uma cidade para visitar e revisitar.