City break – Porto

Top Atlântico / Atualizado a

Eleito Melhor Destino Europeu 2017, o Porto tem tudo para aqui fazer o seu próximo city break. A segunda maior cidade do país conta várias histórias, nos cafés como o Majestic, onde as conversas se cruzam, nos prédios forrados com azulejos coloridos, nas padarias de bairro, nos sabores da gastronomia típica e dos vinhos, nas pontes que ligam as margens do rio Douro e até nos edifícios mais emblemáticos, os antigos como a Catedral do Porto e os modernos como a Casa da Música.

City break – Porto

Para iniciar esta visita à invicta, começamos pela Torre dos Clérigos, uma das mais altas de Portugal com os seus 75 metros de altura e os 225 degraus até ao topo. Lá em cima, a vista panorâmica sobre a cidade numa perspetiva de 360º é imperdível.

Torre dos Clérigos

Aproveite que está na zona e dedique-se a visitar a centenária Livraria Lello, uma das três mais bonitas do mundo. Deixe-se inspirar por este cenário.

Livraria Lello

Continuando a descoberta, passe pela famosa Avenida dos Aliados em pleno coração da cidade. Um local que tem sempre animação a acontecer e muitos edifícios que vale a pena conhecer.

Avenida dos Aliados

Daqui, rapidamente chegamos à Estação de São Bento, cujo átrio está revestido com vinte mil azulejos do pintor Jorge Colaço que contam a sua própria história.

Estação de São Bento

Ainda no centro, a Rua de Santa Catarina prima por ter a maior oferta de comércio tradicional, mas também porque alberga o maravilhoso Café Majestic e encontra-se perto do emblemático Mercado do Bolhão, embora atualmente se encontre em recuperação e por isso até 2020 as vendedoras vão estar por ali perto, num local provisório.

Café Majestic

Passeio por passeio, então tem de atravessar a Ponte Luís I, de onde pode ver a cidade e em especial a zona da Ribeira, até chegar a Vila Nova de Gaia e às caves do vinho do Porto, para fazer uma prova de vinhos.

Porto

Por fim, em jeito de final feliz, não deixe de ir à Fundação Serralves para visitar e ver de perto grandes exposições de arte contemporânea. Além do museu, o Parque de Serralves convida a observar a diversidade aqui existente, com cerca de 230 espécies e variedades de plantas. Viva o Porto!