Destinos / Férias na Praia

City break – Recife

Share this post

Situada no pitoresco Nordeste brasileiro, a capital de Pernambuco é famosa pelo património histórico, as praias e as gentes sempre atenciosas com os seus visitantes. Bem-vindo ao seu city break em Recife.

São muitas as ofertas que podem fazer parte da sua lista de locais a visitar, entre o centro da cidade com os seus bairros, praças e museus, e as praias mais populares.

Começar a visita pelo centro histórico. Caracterizado por construções da época do domínio holandês, o Recife Antigo concentra as principais atrações a nível cultural e histórico, começando pela Praça do Marco Zero, onde a cidade foi fundada.

Muito perto do Marco Zero, está a Torre Malakoff. Este importante monumento construído no século XIX funciona como espaço cultural e científico, além de ter um observatório astronómico e dar acesso a uma bonita vista panorâmica.

Foto: @roteirospe.com

Aproveite que anda nas redondezas para conhecer a Rua do Bom Jesus que, além de ser a mais antiga da cidade, aos domingos à tarde alberga uma feira tradicional com gastronomia e artesanato típicos.

Foto: @Abdias Jr.

Dado que até 1850 foi denominada Rua dos Judeus, percebe-se porque razão vai aqui encontrar a Sinagoga Kahal Zur Israel, entretanto convertida em museu. Vale a pena conhecer.

Foto: @bahia.ws

Indo até ao Instituto Ricardo Brennand, este foi eleito o melhor museu do Brasil com base nas opiniões e críticas dos utilizadores da plataforma TripAdvisor. O acervo reúne “apenas e somente” mais de 3 mil armas e armaduras medievais, para além de outros bens culturais do país entre 1630 e 1654.

Foto: @Instituto Ricardo Brennand

Outra recomendação será uma ida ao Museu Cais do Sertão, localizado num antigo armazém do porto e repleto de momentos interativos que nos explicam tudo sobre o lado tradicional do Brasil.

Foto: portodorecife.pe.gov.br

À semelhança de outras grandes cidades brasileiras, Recife tem inúmeros edifícios religiosos que são verdadeiras obras de arte. Visite o Mosteiro de São Bento, à Capela Dourada e à Igreja Madre de Deus, tem muito com que se deslumbrar por dentro e por fora.

No bairro de São José, visite o Mercado de São José pela experiência de conhecer a cultura popular das gentes de Pernambuco e das suas crenças, com artesanato local e imagens de santos, além de produtos alimentares frescos e bebidas, entre outros artigos “inesperados”, tais como instrumentos musicais.

Foto: @Nathalia Verony

E porque o mais importante é fazer deste city break uma viagem inesquecível, seguem-se as tão desejadas praias paradisíacas, começando pela famosa Praia de Boa Viagem com 8 km de orla, águas verdes protegidas por recifes.

Foto: flickr @Raul

A cerca de 40 km de Recife, no litoral sul, a Praia de Calhetas é outra das grandes atrações. Embora seja pequena, tem a particularidade de ser frequentada tanto por famílias, no lado esquerdo, como por surfistas no lado direito. Seja como for, recomendamos que a visite e desfrute das paisagens.

Foto: Pinterest

A pouco mais de 60 km ao sul de Recife, Porto de Galinhas é famosa pelas piscinas naturais de águas mornas e translúcidas, areia branca e estuários. A imagem abaixo fala por si.

Foto: rodoviariaonline.com.br

Considerada uma das praias mais lindas do mundo e a cerca de 90 km de Recife, no litoral sul do estado, a Praia de Carneiros oferece águas mornas e cristalinas, coqueiros e piscinas naturais onde os peixes passeiam à vontade.

Foto: baladain.com.br

Caso esteja a planear ir ao Brasil pelo Carnaval, fique desde já a saber que, além da terra do samba, em Olinda a festa é das maiores do país. Na costa nordeste, apenas a cerca de 15 minutos de Recife, esta cidade fundada pelos portugueses oferece um Carnaval nas Ladeiras de grande folia.

Anualmente, mais de um milhão de pessoas são atraídas pelos desfiles de Bonecos Gigantes ao som de frevo, maracatu e forró. Imperdível!

CITY BREAK NA CIDADE DE RECIFE

Artigos relacionados