City Break – Riga

Top Atlântico / Atualizado a

Riga ainda não está presente na larga maioria dos roteiros de viagens, mas isso é ainda. E aqui este advérbio é importante. É que a bonita capital da Letónia é uma cidade mágica, cheia de recantos por explorar e que nos dá a calma que precisamos numa verdadeira escapadinha. E quem vai quer voltar outra vez.

Riga

Situada nas margens do Rio Daugava, Riga é uma mistura eclética de coisas que lhe dão um charme incrível: é uma cidade medieval, com aquelas ruas estreitas que nos fazem suspirar de contentamento, mas depois também um lado mais austero composto pelos típicos blocos de apartamentos soviéticos, cinzentos e a lembrar um passado não muito longínquo.

Numa palavra, Riga é História!

A Letónia foi ocupada pela Rússia soviética entre 1940 e 1991 e desse período menos simpático da História nasceu um museu: o Museu da Ocupação da Letónia. É imperativo visitar este espaço que acaba também por ser um memorial às vítimas da repressão soviética. Não deixe de conhecer também o Gueto de Riga e o Museu do Holocausto da Letónia. Mas, para terminar de forma simbólica, um dos lugares imperdíveis é o Monumento da Liberdade, que representa a independência da Letónia.

Monumento da Liberdade, Riga

Um centro histórico com muito para ver

Riga tem, como não poderia deixar de ser, uma praça central – a Domo Square – que é considerada o coração da cidade e onde todas as importantes artérias desaguam. É, por isso, o local ideal para começar a sua visita pelo lado mais antigo da capital da Letónia.

Domo Square

Pelo percurso vai encontrar alguns dos prédios e monumentos mais bonitos da cidade, e cada um conta uma história diferente. Não lhe queremos estragar o prazer da descoberta e, por isso, deixamos-lhe só as dicas de alguns dos locais de paragem obrigatória: Three Brothers House, a House of the Blackheads ou a Swedish Gate.

A Igreja de São Pedro e a sua magnífica vista panorâmica

Uma cidade merece ser vista de todos os ângulos, não é verdade? E sabemos muito bem que as vistas panorâmicas normalmente deixam-nos sem fôlego porque conseguimos ter uma vista 360 do local que estamos a visitar.

Pois bem, para além desta igreja ser considerada uma das mais antigas dos países Bálticos, é também o melhor local para observar as idiossincrasias desta cidade cheia de casinhas coloridas.

O belo bairro Art Nouveau

Riga é conhecida por possuir a maior coleção de edifícios Art Nouveau da Europa. Neste bairro, com mais de 800 casas, e classificado como Património Mundial da UNESCO, vai ter a oportunidade de conhecer obras arquitetónicas belíssimas e bastante singulares. As principais ruas onde poderá encontrar alguns dos edifícios mais famosos são a Antonijas, Strelnieku, Alberta e Elizabetes.

Art Nouveau

Riga é um dos melhore segredos da Europa e uma cidade que devia figurar em qualquer lista de países a visitar. Não deixa ninguém indiferente!
E o melhor de tudo é que três dias consegue visitar a cidade com calma e desfrutar de todos os pequenos prazeres que tem para oferecer. Coloque já a Letónia na sua bucket list!