City Break – San Sebastián
Localizada no norte de Espanha, na comunidade autónoma do País Basco, San Sebastián (Donostia, em basco) é um verdadeiro tesouro à beira-mar! Em primeiro lugar, todo o País Basco é um região repleta de tradições únicas e muitas particularidades. Seja pelas suas duas línguas tão distintas, o euskera (basco) e o espanhol, seja pelos seus costumes ou até pela gastronomia que se destaca a nível mundial e deixa qualquer um “a babar”. Mas no meio desta região tão rica, o que torna San Sebastián tão especial? Acreditamos que é a combinação perfeita entre praias deslumbrantes, uma baía que proporciona vistas de cortar a respiração, as colinas verdejantes, um centro histórico encantador e claro, os inúmeros restaurantes de muito boa qualidade. San Sebástian promete surpreender a cada esquina e por isso mesmo, hoje dizemos-lhe o que é mesmo essencial numa visita a esta esta maravilhosa cidade!
La Concha
Não é possível falarmos de San Sebastián sem mencionar a praia mais popular da cidade, a Praia de La Concha. Esta praia, frequentemente classificada como uma das mais bonitas praias urbanas do mundo, é o coração pulsante da cidade! O seu nome dá-se pela sua forma de concha que cria uma baía lindíssima. Com águas calmas e areia dourada, no século XIX, La Concha era muito frequentada pela realeza espanhola o que faz com que, ainda nos dias de hoje, seja uma das mais prestigiadas praias de Espanha.
Parte Vieja
A Parte Vieja da cidade, ou seja, a zona histórica, é onde o lado genuíno de San Sebastián vem ao de cima! As ruas estreitas, ladeadas por edifícios históricos e uma variedade de bares de “pintxos”, fazem desta zona um verdadeiro labirinto de sensações, onde o objetivo é mesmo perder-se pelas ruelas e explorar cada recanto. Um dos locais mais emblemáticos da Parte Vieja é a Praça da Constituição. Antigamente usada para touradas, atualmente ainda se podem ver inscrições de números sobre as varandas dos edifícios que a circundam, representativas dos lugares de onde os espectadores assistiam aos eventos. Hoje em dia, a praça é o lugar perfeito para sentar numa esplanada e absorver a atmosfera vibrante da cidade. Na Parte Vieja pode também encontrar a Basílica de Santa Maria del Coro, uma impressionante igreja barroca do século XVIII, que se ergue no final da Rua Mayor.
Monte Urgull
Na extremidade da Parte Vieja, encontra o Monte Urgull. Entre trilhos com alguma vegetação densa que o leva até ao cimo, é depois recompensado com vistas panorâmicas absolutamente espetaculares sobre a cidade, a baía de La Concha e o mar Cantábrico. É aqui que também pode visitar o Castillo de la Mota, uma antiga fortaleza do século XII, que agora abriga um pequeno museu que conta a história de San Sebastián. No topo do castelo, uma enorme estátua de Jesus Cristo, chamada “Sagrado Coração” dá-lhe as boas-vindas.
Monte Igueldo
Outro monte que não pode deixar de visitar é o Monte Igueldo! Também com uma vista imperdível para a baía de La Concha, aqui a forma de chegar ao cimo é muito mais fácil. Basta apanhar o funicular mais antigo do País Basco, que desde 1912 transporta turistas e locais. Mas não o esperam só vistas de cortar respiração! No topo do Monte Igueldo tem também um dos parques de diversões mais antigos de Espanha. Um espaço muito peculiar, com atrações que parecem saídas de outra época, mas que, embora não seja um parque moderno, conquista qualquer um com o seu charme retro e garantem a diversão, sempre acompanhar com uma vista deslumbrante para o oceano.
Zurriola
Para os amantes do surf, a Praia de Zurriola é o destino ideal! Localizada na zona de Gros, esta praia é famosa pelas suas ondas que atraem surfistas de todo o mundo. No entanto, mesmo que não seja um surfista, Zurriola tem uma atmosfera tão jovem, leve e descontraída que vale muito a pena a visita. Nem que seja só para admirar a magia dos surfistas dentro de água ou simplesmente relaxar ao sol. Além disso, durante todo o ano são vários os festivais e eventos que decorrem por aqui. Alías, Gros e Zurriola são o lado criativo de San Sebastián, onde é possível encontrar várias galerias de arte, por exemplo.
Catedral do Bom Pastor
No centro de San Sebastián pode encontrar um dos símbolos arquitetónicos da cidade, a Catedral do Bom Pastor. Inaugurada em 1897, esta catedral neo-gótica destaca-se pela arquitetura e pela torre que se ergue a 75 metros de altura, sendo visível de vários pontos da cidade. A catedral foi inspirada nas grandes igrejas da Europa e construída utilizando arenito das pedreiras locais do Monte Igueldo. Isto conferiu-lhe uma tonalidade dourada que brilha especialmente ao pôr do sol. O interior é igualmente impressionante! Com vitrais coloridos e uma excelente acústica, além do papel religioso a catedral é frequentemente utilizada para concertos de música clássica.
Restaurantes, restaurantes e mais restaurantes
Não conseguimos indicar-lhe um restaurante a que tenha mesmo de ir, mas queremos deixar-lhe um conselho! Numa visita a San Sebastián, tem mesmo de dedicar um tempinho à gastronomia. A cidade é uma verdadeira meca culinária, com mais estrelas Michelin por metro quadrado do que qualquer outra cidade do mundo, à exceção de Tóquio. Desde restaurantes de alta cozinha até aos tradicionais bares de pintxos, cada refeição em San Sebastián é uma festa para os sentidos. Mas se está confuso e não sabe o que é um pintxo, nós explicamos! Os pintxos são pequenas porções de comida, servidas em fatias de pão, e são a especialidade local. Passear pelos bares da Parte Vieja e ir provando diferentes pintxos acompanhados por um copo de txakoli (vinho branco basco), é uma tradição local que não pode deixar de experimentar.
Já está encantado por San Sebastián? Então imagine quando lá estiver! É que a cidade é mesmo perfeita para um pequeno city break, um fim de semana, um o complemento perfeito numa viagem a Bilbao, que fica a, aproximadamente, 1hora de carro ou uma paragem numa roadtrip pela Costa Basca. Pronto para explorar San Sebastián?