City Break – Utrecht
Quando pensamos nos Países Baixos, Amesterdão costuma ser a primeira cidade que nos vem à mente. Mas há uma cidade, a apenas 30 minutos de comboio da capital, que merece toda a nossa atenção: Utrecht. Com uma mistura de história, charme encantador e uma vibração moderna, Utrecht costuma estar fora do radar, mas é uma escolha perfeita para um city break inesquecível! Uma das cidades mais antigas do país e a quarta maior, esta cidade universitária é uma fusão entre tradição e modernidade.
Vamos descobrir o que não pode perder num city break por Utrecht?
Domkerk
Também conhecida como Catedral de São Martinho, Domkerk é uma catedral gótica do século XIII. Originalmente concebida como uma das maiores igrejas do norte da Europa, em 1674 um aparatoso tornado fez colapsar a nave central da catedral, criando dois edifícios. Apesar disso, visitar Domkerk é mergulhar na história e arquitetura gótica dos Países Baixos. O interior é impressionante, com vitrais coloridos e uma atmosfera tranquila. Não perca o Pandhof, o claustro adjacente à catedral, que é um lugar sereno, perfeito para uma pausa.
Domtoren
Domtoren, ou Torre da Catedral, é o ponto de referência mais icónico de Utrecht! Com 112 metros de altura, é a torre de igreja mais alta dos Países Baixos e, inicialmente, era parte da Domkerk. No entanto, após o tornado de 1674, a torre ficou separada da igreja. Apesar disso, subir os 465 degraus da Domtoren é uma experiência obrigatória! A vista panorâmica do topo oferece uma perspectiva única sobre Utrecht e, em dias de céu limpo, até consegue ver Amesterdão. Por isso, se a meio da subida já estiver sem fôlego, lembre-se que será recompensado pela beleza da vista.
Universidade de Utrecht
Fundada em 1636, a Universidade de Utrecht é uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa e é a universidade mais relevante dos Países Baixos. Mesmo que não esteja por cá para estudar, o campus da Universidade de Utrecht é um local muito bonito para explorar! Os edifícios históricos, como por exemplo, o Academiegebouw, são arquitetonicamente impressionantes e dignos de visita. Além disso, a universidade organiza várias palestras públicas, exposições e eventos culturais que são abertos ao público, proporcionando uma oportunidade única de mergulhar na vida académica e cultural da cidade.
Margens de Oudegracht
Sem dúvida alguma que uma das imagens de marca dos Países Baixos é – além das famosas tulipas – os canais! E os canais de Utrecht são considerados únicos. Diferentes dos de Amesterdão, os canais de Utrecht têm cais ao nível da água. Originalmente usados para o carregamento e descarregamento de mercadorias, atualmente dão lugar a esplanadas encantadoras que permitem tirar melhor partido da beleza da cidade. Uma viagem de barco pelos canais é também obrigatória!
Maximapark
O Maximapark é um parque relativamente novo – inaugurado em 2013 e nomeado em homenagem à Rainha Máxima – mas já se tornou muito popular e traz um lado mais moderno a Utrecht. Com uma área de 300 hectares, é um dos maiores parques urbanos dos Países Baixos, é um paraíso para os amantes da natureza e fãs de atividades ao ar livre. Aproveite para descansar por aqui enquanto explora a cidade, respirar ar puro e, quem sabe, fazer um piquenique!
Castelo de Haar
A cerca de 20 minutos, de carro, do centro de Utrecht, o Castelo de Haar é o maior e mais luxuoso castelo dos Países Baixos. Por isso mesmo, não pode terminar esta visita sem passar por aqui! É que entrar neste castelo é como entrar num verdadeiro conto de fadas. Reconstruído no final do século XIX, é uma referência do estilo neogótico e é qualificado como edifício antigo protegido.
Utrecht é uma cidade que combina o melhor dos dois mundos: a riqueza histórica e o dinamismo moderno. Quer seja um apaixonado por história, arte, ou queira simplesmente passar uns dias descontraídos enquanto se maravilha, Utrecht é uma ótima aposta. Arrisque! Junte a família ou os amigos e parta rumo a um city break por Utrecht que todos vão adorar.