City Break – Veneza

Joana Santana / Publicado a

Cidade dos canais, cidade flutuante, cidade do amor, cidade do carnavalConhecida por tantos nomes, a apaixonante Veneza é um tesouro italiano que conquista qualquer coração. Conhecida mundialmente pela sua beleza inigualável, Veneza é um destino perfeito para uma escapadinha, com muito romance no ar. Mas sabe onde ir quando estiver por lá? O que não pode mesmo perder? Então vamos contar-lhe tudo para que o seu city break por Veneza seja inesquecível!

Praça de São Marcos

Praça de São Marcos, Veneza, Itália
Praça de São Marcos / Foto de Pandora Pictures / Shutterstock

A Praça de São Marcos é o coração de Veneza e é um ótimo ponto de partida para explorar a cidade. Esta grande praça é rodeada por edifícios históricos e é famosa pelos seus queridos habitantes, os inúmeros pombos que diariamente por lá andam. Aqui encontra a Basílica de São Marcos, com uma fachada magnífica e cúpulas bizantinas e o Campanário de São Marcos, uma torre sineira da qual pode ter uma vista panorâmica e incrível sobre Veneza. Suba ao topo do campanário ao pôr-do-sol e veja a cidade coberta de tons dourados que tornam tudo ainda mais mágico! Além disso, na ponta oposta encontra o Palácio Ducal, um palácio gótico que foi em tempos residência oficial dos governantes de Veneza e, atualmente, abriga um museu com a história da cidade.

O Grande Canal

Grande Canal, City Break Veneza, Itália
Grande Canal / Foto de Adisa / Shutterstock

Nenhuma visita a Veneza estaria completa sem um passeio pelo Grande Canal. É quase como ir a Roma e não ver o Papa! O Grande Canal é o principal canal da cidade e serpenteia Veneza, oferecendo vistas incríveis de palácios, igrejas, edifícios históricos e casas coloridas. A maneira mais icónica de explorar o Grande Canal – e quase obrigatória para viver a experiência veneziana a 100% – é a bordo das míticas gôndolas. Estas embarcações tradicionais, operados por gondoleiros habilidosos, são uma marca registada de Veneza e proporcionam uma experiência única! No entanto, existe outra opção mais económica, o vaporetto. O Vaporetto é o serviço de transporte público aquático da cidade que também lhe permite percorrer as águas do Grande Canal e apreciar a beleza da cidade.

Ponte de Rialto

Ponte de Rialto, City Break Veneza, Itália
Ponte de Rialto / Foto de F11photo / Shutterstock

O Grande Canal é atravessado por quatro pontes. A Ponte de Rialto é, sem dúvida, a mais icónica e a mais antiga das quatro. Construída no século XVI, a ponte de pedra é uma obra-prima de engenharia renascentista e um ícone de Veneza. É o local ideal para tirar fotografias, apreciar a movimentação dos barcos no canal ou simplesmente observar a vida quotidiana dos locais enquanto contempla a paisagem.

Mercado de Rialto

Mercado de Rialto, Veneza, Itália
Mercado de Rialto / Foto de Adisa / Shutterstock

Nas proximidades da Ponte de Rialto pode encontrar o Mercado de Rialto. Este é um dos mercados mais antigos e visitados de Veneza e é também um ótimo lugar para sentir o verdadeiro dia-a-dia dos venezianos. Aqui, pode explorar bancas que vendem frutas frescas, vegetais, peixe e marisco, bem como produtos locais. Quer uma dica extra? Depois de explorar todos as banquinhas do mercado, compre alguns mantimentos e faça uma piquenique nas margens do canal.

Ponte dos Suspiros

Ponte dos Suspiros, City Break Veneza, Itália
Ponte dos Suspiros / Foto de Pani Garmyder / Shutterstock

Outra das pontes mais românticas e emblemáticas de Veneza é a Ponte dei Sospiri ou Ponte dos Suspiros, em português. Esta ponte faz a ligação do Palácio Ducal às antigas prisões e reza a lenda que o seu nome se deve aos suspiros dos prisioneiros que, ao atravessá-la, viam pela última vez a liberdade através das pequenas janelas gradeadas. Construída no início do século XVII, atualmente muitos visitantes fazem questão em passar lá, mas por outras razões. Diz-se que ao passar por debaixo da Ponte dos Suspiros durante um passeio de gôndola traz boa sorte e eterniza o amor, o que faz com que seja um local muito procurado por casais.

Basilica de Santa Maria della Salute

Basilica de Santa Maria della Salute, City Break Veneza, Itália
Basilica de Santa Maria della Salute / Foto de Catarina Belova / Shutterstock

A Basílica de Santa Maria della Salute é uma das igrejas mais bonitas de Veneza. Localizada na entrada do Grande Canal, esta igreja barroca foi construída em agradecimento à Virgem Maria pelo fim de uma praga devastadora no século XVII. A sua cúpula imponente e a localização pitoresca fazem dela um dos pontos de referência mais fotografados e visitados da cidade. No interior, a basílica é igualmente impressionante, com um altar-mor ornamentado e uma coleção de pinturas de mestres venezianos.

Bairro de Dorsoduro

Bairro Dorsoduro, Veneza, Itália

Para uma experiência mais autêntica e menos turística, não pode deixar de fazer uma visita ao bairro de Dorsoduro. Este boémio e animado bairro é conhecido pelas suas ruas estreitas, canais tranquilos e uma atmosfera descontraída. É lar de muitas galerias de arte, ateliers e cafés, tornando-se um lugar perfeito para passear e descobrir o lado mais artístico de Veneza. Para os amantes de arte, um dos pontos altos de Dorsoduro é a Galleria dell’Accademia, que abriga a maior coleção de arte veneziana do mundo. Outro local também imperdível é a Coleção Peggy Guggenheim, que fica num palácio à beira do canal e expõe uma impressionante coleção de arte moderna, incluindo obras de Picasso, Dalí e Pollock.

Ilha de Murano e Ilha de Burano

Se tiver algum tempo extra, não deixe de explorar as vizinhas de Veneza, as maravilhosas Ilha de Murano e a Ilha de Burano. Se está confuso, nós explicamos-lhe tudo! Veneza é uma região no norte de Itália composta por mais de 100 pequenas ilhas numa lagoa. A cidade principal é também chamada de Veneza, mas num city break por cá, achamos que visitar também Murano e Burano é um complemento incrível que só vai acrescentar à sua experiência! Naturalmente que o transporte até às ilhas tem de ser feito pelos canais, neste caso através do vaporetto, mas a viagem é curta. Por exemplo, de Veneza a Murano demora, aproximadamente, 15 minutos e, até Burano, 45 minutos.

Murano

Murano / Foto de Aliaksandr Antanovich / Shutterstock

Conhecida pelo seu vidro artesanal, em Murano pode ainda hoje ver mestres vidreiros em ação ou fazer visitas guiadas às fábricas. Além do vidro, Murano tem também uma basílica magnífica, a Basílica dei Santi Maria e Donato, que é conhecida pelos seus mosaicos. Passear pelas ruas de Murano é uma experiência encantadora, com muitas lojas de vidro onde pode comprar lembranças para trazer para casa.

Burano

Burano / Foto de Pajor Pawel / Shutterstock

Por outro lado, Burano é famosa pelas suas casas coloridas, pintadas em cores vivas, o que cria um ambiente alegre e super fotogénico. Diz-se que as cores vibrantes ajudavam os pescadores a encontrar o caminho de volta para casa nos dias de nevoeiro. Burano é também conhecida pela arte de fazer renda, uma tradição que vem desde o século XVI e que se mantém viva até aos dias de hoje.

Veneza é uma cidade mágica que deixa qualquer um sem palavras! Do carnaval à passagem de ano, para pedidos de casamento ou só para uma simples descoberta a esta cidade maravilhosa, são milhares os turistas que anualmente passam pela cidade flutuante. Mas não se esqueça, apesar desta ser uma cidade sem carros, tem várias regras em vigor que, quando não cumpridas, fazem os turistas apanhar várias multas! Dessa forma, em primeiro lugar, informe-se sobre como evitar essas multas para que nesta viagem traga na mala apenas memórias positivas!

Todas as imagens neste artigo possuem os devidos direitos de utilização, saiba mais na página Sobre a TopViagens.