City Break – Verona
Situada no coração da região italiana de Veneto, Verona é mais do que apenas o cenário da famosa tragédia de Shakespeare, Romeu e Julieta. Verona é um destino encantador que combina história, cultura e romance e que surpreende pela sua arquitetura, herança romana e atmosfera vibrante. Uma cidade típica de charme italiano, com várias atrações incríveis a não perder e uma gastronomia absolutamente deliciosa como Itália tão bem já nos habitou. Vamos descobrir o que não perder num city break inesquecível em Verona?
Casa de Julieta
Em primeiro lugar, se em Roma, há que ver o Papa, em Verona há que entrar no romântico mundo de Romeu e Julieta. Para isso, pode visitar a emblemática casa de Julieta. Mas calma… está confuso? Nós esclarecemos! Apesar da história de amor de Shakespeare ser fictícia, corre o mito que possa ter sido inspirada numa história real. Esta seria a casa onde Julieta teria morado e trocado juras de amor à varanda com o seu Romeu. No entanto, a casa deu origem a um museu e atrai visitantes de todo o mundo. Quem sabe se não é também um excelente local para pedidos de casamento?
Arena de Verona
A Arena di Verona é uma das principais atrações da cidade! Construída no século I d.C., esta antiga arena é um dos maiores anfiteatros romanos do mundo – o terceiro maior, para sermos mais específicos. Ainda hoje é usada para apresentações de ópera e outros eventos culturais! De paragem obrigatória, se tiver oportunidade, assista também a algum evento e sinta-se numa viagem no tempo, enquanto admira a arquitetura imponente e se imagina num espetáculo de gladiadores.
Piazza Bra
A Piazza Bra é a praça mais importante de Verona e, de forma ampla, abre-se como um leque junto à majestosa Arena di Verona. Considerada mesmo uma das maiores praças de Itália, o nome, “Bra”, vem de uma expressão veneziana que significa “aberta” e que reflete a arquitetura espaçosa e acolhedora da praça. Por aqui também encontra os Jardins Giusti – jardins renascentistas – e as Portoni della Bra, antigas portas medievais que marcam a entrada para a zona história da cidade.
Piazza delle Erbe
Onde em tempos foi o Fórum Romano, hoje é a praça mais antiga de Verona e também uma das praças mais movimentadas. Na Piazza delle Erbe encontra um mercado ao ar livre cercado por edifícios históricos, cafés típicos e barracas de produtos locais. Com muita vida, é o ambiente perfeito para desfrutar de um bom café italiano numa das esplanadas da praça enquanto observa o modo de vida dos locais. Aqui está também localizada a Torre dei Lamberti, a torra mais alta da cidade de onde poderá ter uma vista absolutamente incrível de toda a cidade.
Ponte Pietra
Atravessando majestosamente o rio Adige, a Ponte Pietra é uma das mais antigas pontes de Verona. A sua origem calcária deu-lhe o nome de “ponte de pedra”, mas esta já sofreu várias reconstruções ao longos dos séculos devido a conflitos militares e desastres naturais. No entanto, e apesar de tantas adversidades, a Ponte Pietra permanece apta a ser utilizada. Além disso, é também mais um testemunho do engenho do Império Romano. Passe por aqui ao pôr-do-sol! A ponte iluminada pela luz suave e dourada do sol, torna todo o cenário ainda mais perfeito.
Castel San Pietro
Uma das joias históricas de Verona é, também, o Castel San Pietro localizado no cimo de uma colina, com uma vista maravilhosa sobre a cidade e o rio. Ao longo dos séculos, o Castel San Pietro desempenhou um papel importante na história da cidade, quer como uma fortaleza militar, quer como residência nobre, sendo, atualmente, uma atração turística. As ruínas da fortaleza medieval ainda podem ser vistas no local, incluindo as paredes de pedra maciças e as torres de observação. Para aqui chegar pode encher-se de coragem e subir a colina ou apanhar um funicular que o deixará lá em cima sem ponta de cansaço!
Duomo di Verona
Duomo di Verona é a Catedral da cidade também conhecida como Cattedrale di Santa Maria Matricolare. Localizada mesmo no centro histórico, destaca-se pela sua arquitetura impressionante, quer por fora, quer por dentro. Um local de culto, mas que marca também a história de Verona e a herança religiosa do país. Aqui encontra também um museu de arte sacra e uma biblioteca.
Castel Vecchio e Ponte Castelvecchio
Para mais uma dose de história e cultura, não deixe de visitar o Castel Vecchio. Este é uma imponente fortaleza medieval que abriga aquilo que, agora, é um museu de arte. Construído no século XIV, numa visita a este castelo consegue ter uma visão muito completa da história de Verona, desde a Idade Média até à atualidade. Explore as muralhas, admire as coleções de arte, desfrute das vistas e não deixe de atravessar a Ponte de Castelvecchio, uma ponte fortificada, construída entre 1354 e 1356, em tijolo vermelho e pedra calcária e com vários arcos pontiagudos.
Verona é uma cidade que realmente cativa quem por cá passa! Seja pela sua história, pela sua arquitetura ou até pelo ambiente romântico. Sabemos que quando pensa em cidades românticas em Itália, Veneza surge logo em primeiro lugar, mas dê uma oportunidade a Verona e não se vai arrepender!
Se puder, estique este city break até às redondezas de Verona e descubra também o famoso Lago Di Garda, um dos maiores e mais bonitos lagos do norte de Itália, que fica apenas a cerca de 1h da cidade.