Coisas grátis para fazer numa viagem a Tóquio
Tóquio, no Japão, é uma metrópole vibrante onde o moderno e o tradicional se encontram e coexistem de forma impressionante, num equilíbrio perfeito. Uma cidade incrível, envolvente que é capaz de deixar qualquer um sem palavras. No entanto, uma viagem à capital jponesa pode soar a algo muito dispendioso, mas não tem de ser assim. Existem várias atividades que pode incluir no seu programa que não o farão gastar dinheiro. Quer alguns exemplos? Então fique connosco que descubra coisas grátis pode fazer durante uma visita a Tóquio.
Repare na movimentação de Shibuya Crossing
Isto pode parecer uma sugestão disparatada, mas não é! Shibuya Crossing é o cruzamento mais famoso do mundo e assistir à multidão que apressadamente atravessa a rua é um verdadeiro espetáculo urbano. Quando o sinal verde aparece, centenas de pessoas atravessam ao mesmo tempo, criando uma coreografia impressionante. Basta parar por alguns minutos e observar o caos organizado deste que é um marco icónico.
Visite um parque público
Tóquio está repleto de parques deslumbrantes e, felizmente, muitos deles são gratuitos! Desde o amplo Ueno Park, por exemplo, até ao pacífico Shinjuku Gyoen, há sempre um recanto verde espalhado pela cidade. Perfeitos para relaxar, passear ou até fazer um piquenique enquanto desfruta de vistas maravilhosas, não pode mesmo deixar os parques de fora do seu roteiro.
Explore os jardins do Palácio Imperial
Localizado no coração de Tóquio, o Palácio Imperial é a residência oficial do Imperador do Japão. Embora a entrada no Palácio Imperial seja restrita, os jardins circundantes – todos rodeados por canais – são abertos ao público e completamente gratuitos. Caminhe pelos jardins extremamente bem cuidados, dê um passeio de barco e admire a mistura de arquitetura tradicional e paisagens naturais. É um lugar mesmo encantador que lhe vai parecer saído de um conto de fadas!
Dê uma volta de wasen
O wasen é uma tradicional embarcação japonesa e, uma vez por semana (varia consoante a época do ano), é possível experimentar um passeio neste barco tradicional de forma gratuita. A partir do Parque Yokojikkengawa Shinsui, um grupo de voluntários reúne-se para organizar estes passeios de maneira a manter a tradição viva e assim dar a conhecer esta relíquia japonesa a turistas.
Vá a uma floresta de bambu
Vá até ao Parque Chikurin e depare-se com um cenário incrível: uma floresta de bambu, com mais de dois mil troncos. Aqui a serenidade é a palavra de ordem e este é um ótimo refúgio para fugir à agitação da cidade. O parque conta também com um riacho natural e, de verão, tem ainda como habitantes uma comunidade de pirilampos.
Admire a vista
Caso sofra de vertigens, subir a um arranha-céus pode não ser para si. No entanto, garantimos-lhe que é uma experiência única! Perto da estação de Sanjenaya, encontra a Carrot Tower onde poderá subir ao 26º andar e usufruir de uma vista única pela cidade. Com uma zona lounge, admire cada pormenor da selva de betão que tem pela frente e deixe-se maravilhar com todos os pormenores.
Reflita no Templo Sensō-ji
Em Asakusa, o Templo Sensō-ji, também conhecido como Templo de Asakusa, é o templo budista mais antigo de Tóquio e, claro, um dos mais icónicos e populares. A entrada é gratuita e a visita é uma oportunidade de mergulhar na história e na espiritualidade japonesa. Apesar de se ter tornado uma atração turística, não se esqueça de manter sempre o respeito pela devoção dos locais e de cumprir todas as regras do espaço.
Faça uma tour por uma cervejaria
Se lhe falarmos da marca Suntory lembra-se de whisky? É normal, uma vez que este whisky ficou famoso após uma aparição no filme, de 2003, Lost in Translation. Mas a dica vai para a cerveja que esta marca também tem. Numa visita a Tóquio, pode visitar a fábrica e fazer uma tour de 1 hora com direito a degustação. A visita é gratuita, desde que reserve com antecedência.
Mergulhe no mundo dos origamis
A arte de fazer origamis é património cultural do Japão e é, sem dúvida, uma arte fascinante. Muita dedicação, tempo e minuciosidade são as palavras-chaves para conseguir fazer verdadeiras obras de arte a dobrar papel. Numa visita ao Origami Kaikan ou ao Centro Internacional de Origami, por exemplo, terá não só a possibilidade de ver alguns dos melhores trabalhos em origami, mas também de participar em workshops para aprender os segredos desta arte japonesa.
Observe os locais no Parque Yoyogi
Local de encontros, apresentações de rua e até práticas de artes marciais, o Parque Yoyogi é um excelente espaço para observar o dia-a-dia dos habitantes de Tóquio e respirar os hábitos dos locais. O espaço é muito movimentado, principalmente aos fins de semana, onde é possível ver muitos cosplayers (pessoas que se vestem de forma a ficarem iguais a um personagem) e artistas de rua que tornam o ambiente ainda mais divertido.
Explore exposições de arte underground
Por toda a cidade, pequenas galerias e espaços alternativos oferecem exposições gratuitas de artistas locais e internacionais. Uma das mais populares é a SCAI The Bathhouse que em tempos era um “sento”(casa de banho pública) e que, atualmente, combina os seus mais de 200 anos de história com muita arte moderna e emergente. O edifício manteve muitos dos elementos arquitetónicos originais do antigo sento, como os azulejos e o layout.
Conheça os mercados de peixe em Toyosu
Aquele que era o mercado de peixe mais popular de Tóquio, o mercado de Tsukiji, é agora conhecido como Toyosu e foi transferido, após 80 anos, para uma nova localização. No entanto, os velhos hábitos mantêm-se e esse é o principal ponto de interesse numa visita a estes mercados. A azáfama frenética de vendedores e compradores é quase hipnotizante e mesmo interessante de ver. Existem ainda leilões matinais de atum, mas para que os visitantes possam participar, têm de pedir autorização com antecedência.
Veja um treino de sumo
O sumo é o desporto nacional do Japão e é conhecido por todo o mundo. Apesar de não ser um desporto mediático na Europa, uma vez pelo Japão, faz todo o sentido assistir a um torneio desta modalidade. No entanto, é difícil e caro conseguir esse feito. Mas não perca a esperança! No bairro Ryogoky, alguns estábulos de sumo (locais onde os atletas vivem e treinam) permitem a entrada gratuita de turistas e locais para que possam assistir aos treinos matinais. É uma oportunidade única de observar de perto a disciplina e força destes lutadores.
Revistas grátis
Se gosta de trazer recordações puramente locais e menos turísticas estas revistas são uma excelente opção. Na Only Free Paper, pequena loja em Nakameguro, encontra uma variedade impressionante de revistas que os visitantes podem ver e levar para casa de forma totalmente gratuita. Pode trazer as que quiser, desde que não traga edições repetidas.
Beba sake
O sake é uma bebida alcoólica fermentada tradicional do Japão à base de arroz. Muitos pequenos produtores de sake oferecem degustações gratuitas em feiras e eventos locais onde poderá provar. Mas se quiser saber bem mais sobre esta bebida, o Japanese Sake and Shochu Information Centre tem à sua disposição milhares de informações e livros para aprender tudo sobre o tão famoso Sake.
Absorva a atmosfera de Harajuku
Harajuku é o centro da moda alternativa de Tóquio. Passear pelas ruas coloridas e observar os estilos únicos é uma experiência muito divertida. Foi aqui que nasceu a cultura kawaii e é aqui que diariamente nascem novas tendências. Observe atentamente os locais e não se esqueça de explorar as lojas e os cafés excêntricos da zona.
Acompanhe um local
Uma excelente iniciativa do Turismo de Japão são os programas de turismo voluntário que conectam viajantes com residentes locais. Durante alguma horas, locais podem acompanhá-lo, mostrando a cidade de forma gratuita. É uma oportunidade única para descobrir recantos menos conhecidos, ouvir histórias diretamente de quem vive em Tóquio e conhecer de perto a cultura japonesa.
Ir ao Japão é uma viagem em tanto! Sem dúvida que é uma daquelas viagens que nos marcam e que jamais a esqueceremos. A capital japonesa espera por si para o receber de braços abertos. E agora, acabou de ficar ainda mais completa com estas dicas de coisas grátis que pode -.e deve – fazer na sua visita a Tóquio.