Destinos
/
Como ser feliz? Os noruegueses é que sabem.
Já ouviu falar em “kos”?
“Kos” é muito mais do que uma simples palavra, mais do que um conceito. É uma filosofia de vida que conferiu à Noruega o estatuto de país mais feliz do mundo. Viver a vida de uma forma simples, descomplicada, partilhando e apreciando pequenos momentos em conjunto com amigos e familiares. Na Noruega, o conceito de felicidade é consensual e assenta num estilo de vida mais sereno e simples, de celebração pela simplicidade de pequenos momentos e alegrias.
No que diz respeito à liberdade individual dos cidadãos, a Noruega é também um exemplo a seguir. O país aposta numa cultura de igualdade, de pluralismo partidário e também de incentivo à participação de todos nas decisões políticas.
Por fim, podemos mencionar ainda a esperança média de vida na Noruega, que é bastante superior a grande parte dos países, devido a vários fatores. Falamos, por exemplo, na aposta em recursos para a saúde, para a educação e para o ambiente. E talvez possamos também incluir neste ponto o estilo de vida descontraído, sereno e alegre deste povo.

Mas, afinal, como conseguem os Noruegueses ser um povo tão feliz?
Apesar de o povo nórdico ser considerado frio e distante, talvez a realidade não seja bem esta. Vários estudos revelaram que os noruegueses são bastante solidários e generosos, fatores que transmitem à população um enorme sentimento de segurança e confiança. A economia é também um dos pontos fortes da Noruega, onde o rendimento per capita é bastante superior à maioria dos países, permitindo assim que os habitantes tenham um poder de compra bastante encorajador. A nível político, a Noruega está também numa posição bastante privilegiada, pois o nível de corrupção do país é bastante baixo. A opinião dos noruegueses relativamente aos seus governantes é praticamente unânime: são sérios, trabalham de forma clara e sempre tendo em vista o bem comum da população e gerem de uma forma transparente todos os recursos disponíveis no país.
