Costa Amalfitana e Capri – Uma viagem inesquecível

Mariana Soares / Atualizado a

Com uma coleção de belas e lendárias cidades à sua margem, a Costa Amalfitana (em Itália) oferece uma das paisagens mais incríveis da Europa. Ligadas por uma estrada peculiar, as aldeias agarram-se às montanhas com vista para o mar de safira.

Costa Amalfitana
Costa Amalfitana

Nesta região, encontrará montanhas, aldeias pitorescas que deslumbram com o seu charme e poderá encontrar trilhos incríveis para uma exploração da natureza.

Resumindo, a Costa Amalfitana é um dos lugares mais bonitos da Itália. Ao visitar esta zona, aproveite e conheça Capri – um “plus” que completará o mood romântico da sua viagem.

Faça um passeio de barco

Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é também maravilhosa de se admirar a partir do mar. Em Amalfi ou Positano faça um tour de barco pela costa. Vai encantar-se com as montanhas, as pequenas vilas na costa escarpada, as cores dos edifícios misturada com as rochas que se encontram com o mar

Pode também alugar um barco privado, os chamados Gozzo (antigas embarcações, hoje já transformadas em barcos mais sofisticados) e vá até onde a pé ou de carro não consegue chegar. A maioria dos pontos onde o mar chega à terra são pequenas enseadas de pedrinhas ou grandes rochas com áreas planas em cimento para conseguir a apanhar sol ou mergulhar para a água. Um passeio de barco é a melhor maneira de desfrutar desta região com mais um pouco de privacidade no mar italiano.

Aprecie uma boa refeição com vistas magnificas

Costa Amalfitana

Em Itália, todos sabem como aproveitar bem a vida, principalmente à beira-mar. Escolha almoçar num dos restaurantes com esplanada com vista magnificas para o mar ou junto ao mar. Reserve uma mesa logo pela manhã e certifique-se de que está com fome à hora do almoço. Este é o momento de experimentar tudo: antipastas, massas, pizzas e sobremesas. Provar o marisco é também obrigatório. Sendo uma zona costeira, poderá deliciar-se com marisco fresco como lulas, anchovas, mexilhões e peixe grelhado. Por fim, experimente uma dose de café expresso forte e escuro com um pedaço de gelado de limoncello!

Dê uma caminhada pela costa

Na Costa Amalfitana, existem muitas belezas naturais para explorar. Uma caminhada matinal pelo Caminho dos Deuses, um trilho rústico que liga várias cidades acima do mar, é a melhor maneira de começar o seu dia. Entre Ravello e Amalfi está o Vale Ferriere, também conhecido como o Vale dos Moinhos, com trilhos pela reserva natural que o levará a cascatas e poderá ter uma vista incrível de Amalfi. Em Capri, poderá fazer a caminhadas – muito menos desafiadoras – ao longo da estrada até o deslumbrante Arco Natural.

Descubra praias secretas através de caiaque

praias da Costa Amalfitana

Alguns dos melhores lugares da Costa Amalfitana estão escondidos da vista de todos. Grutas verde esmeralda, pequenas praias e impressionantes cavernas são alguns dos segredos que o pequeno tamanho de um caiaque no mar torna acessível. Alugue o seu próprio caiaque no mar por algumas horas, e poderá encontrar o paraíso mesmo no verão.

Conheça Ravello

Com uma caminhada de 15 minutos por ruas estreitas poderá chegar à pequena vila de Ravello. Nesta região, existe um jardim que é muito popular. Idealizado pela escritora britânica Vita Sackville-West, oferece uma cenário romântico e apaixonante com canteiros de rosas perfumadas, lavanda e flores coloridas, videiras e fontes. O destaque nesta vila é o deslumbrante Terraço do Infinito, decorado com bustos romanos e com vista de 360 ​​graus sobre o mar e as cidades da Costa Amalfitana.

Experimente uma aula de culinária

Experimente uma aula de culinária

Scialatielli, Aglianico, Pezzogna são provavelmente palavras que nunca ouviu falar. Inscreva-se para uma aula de culinária e poderá aprender todo um novo vocabulário italiano, mas também aprenderá a cozinhar alguns pratos italianos autênticos. Na Positano Home Cooking, aprenderá a cozinhar peixe fresco, a melhor carne e outros pratos e ainda degustar vinhos cultivados localmente. O melhor de tudo é que pode terminar comendo o que cozinharam com uma vista extraordinária. Uma experiência inesquecível

Beba o famoso Limoncello

Limoncello
Limoncello

O Limoncello é uma das bebidas típicas da Itália, mais concretamente da zona Amalfi. Os limões deste licor – que é um dos cartões de visita dos italianos – são muito especiais pois só são cultivados nas colinas ao longo da Costa Amalfitana. Aproveite e passe o dia nos limoeiros da aprendendo sobre todo o trabalho necessário para colher esses limões e sobre todo o processo do licor, bem como todas as coisas maravilhosas que poderá fazer com eles.

Dance toda a noite em Amalfi

Amalfi

Nos meses de Verão, a noite na Costa Amalfitana e na Ilha de Capri começam ligeiramente mais tarde do que o normal. A hora do jantar começa por volta das 22:00 horas, o que lhe dará bastante tempo para voltar da praia ou dos seus passeios e se preparar para uma noite bem divertida. Logo após a meia-noite dá-se a abertura de portas dos bares e discotecas. Conheça o Africana Famous Club e o Music on the Rocks, espaços que para além de diversão noturna proporciona uma verdadeira visita à natureza intocada desta região, uma vez que foram construídos em grutas à beira-mar.

Capri

A melhor forma de terminar esta viagem numa das mais belas ilhas de Itália.

A Gruta Azul

Gruta Azul
Gruta Azul – Uma das maravilhas da Natureza!

Para entrar deve embarcar em pequenos barcos a remo. O capitão procede à entrada da gruta usando uma corrente de metal presa às paredes da caverna. Deixe-se levar por um pequeno portal de pedra para outro mundo enquanto navega sob a boca da gruta de pouco mais de metro de altura. No interior, passe da escuridão completa para uma gruta cintilante, iluminada por uma luz azul-celeste, enquanto os sons de uma canção napolitana que o skypper ecoa pelas paredes de pedra. Uma combinação da luz do sol, com a água e os reflexos que a gruta e a água flitram dão esta cor azul brilhante. Nos tempos romanos, foi usada como templo e durante muito tempo os marinheiros evitavam entrar devido a lendas que falavam em espíritos que aqui viviam.

Aventure-se no teleférico diferente em Capri

teleférico em capri

Deixe as vertigens de lado e prepare-se para subir num teleférico individual a céu aberto, em que o transporte é uma cadeira e deixe-se levar até o topo do Monte Solaro. As vistas sobre a baía em direção a Nápoles e ao Vesúvio são realmente de tirar o fôlego. Se tem vertigens, há solução: pode subir de teleférico dito “normal”. Aprecie essa vista com um bom café ou uma taça de prosecco no café panorâmico Canzone del Cielo.

Visite a herança romana em Capri

herança romana em Capri

Capri foi nos primórdios da história romana a casa de um imperador. Os restos de uma das suas vilas imperiais estão ainda disponíveis para serem visitadas. Poderá chegar à Villa Jovis através de uma estrada íngreme onde encontrará o segundo ponto mais alto da ilha. A caminhada irá guiá-lo por alguns dos bairros residenciais característicos e tranquilos em Capri. Nesta zona, as vistas são fantásticas, onde poderá ver a Baía de Nápoles.

Próximo de Nápoles, a melhor forma de conhecer a costa amalfitana é alugar um carro logo partir de Nápoles ou faça a travessia de ferry até Positano, com o Vesúvio como pano de fundo e comece a sua viagem apartir daqui.

Há destino mais romântico que a Costa Amalfitana e Capri?

Não perca mais tempo e marque já a sua visita a esta pérola do mediterrâneo onde impera a tranquilidade, sol, boa comida e paisagens que apaixonam cada um que por lá passa.

A Top Atlântico leva-o até a Itália e poderá ajudá-lo com todo o processo de viagem.