Curiosidades e tradições sobre a Ilha de Porto Santo

Top Atlântico / Atualizado a

Porto Santo é a mais pequena das ilhas da Região Autónoma da Madeira, eleita consecutivamente “Melhor Destino Insular na Europa” de 2013 a 2019.

Com cerca de 11 km de comprimento, esta ilha de apenas 5000 habitantes (residentes) é um pequeno paraíso que atrai turistas de todo o mundo.

porto santo
Praia do Penedo, Porto Santo

Há quem procure o seu clima ameno durante os 365 dias do ano, a tranquilidade do mar, a beleza dos jardins tropicais, as paisagens deslumbrantes, a aventura das caminhadas nas levadas e a descoberta da vida marinha ainda selvagem ou até das montanhas vulcânicas.

Porto Santo, considerada a “Ilha Dourada”, é mais do que praia em tons dourados e bolo do caco. É terra de tradições, monumentos e museus, festas e romarias, grandes sabores e uma história que remonta ao ano de 1418, quando foi descoberta pelos navegadores portugueses após uma tempestade.

Conheça algumas curiosidades e tradições que tornam Porto Santo num destino de férias irresistível.

Curiosidade: Uma praia com propriedades terapêuticas

Ao todo, são 9 km de praia com águas transparentes e mornas, mas o que a torna realmente especial é a areia. Formada há 35 mil anos, é composta por restos de corais fossilizados e por isso, em conjunto com a água marinha, apresenta propriedades térmicas e terapêuticas há muito usadas para o tratamento de doenças reumáticas e ortopédicas.

praia em porto santo

Por ser rica em magnésio, cálcio, enxofre, fósforo e estrôncio, e graças ao calor, a areia desta praia também funciona como anti-inflamatório natural.

Curiosidade: Chegar de avião ou navio?

Embora seja possível chegar a Porto Santo de avião, diretamente de Lisboa, a forma mais popular é de barco com partida da Ilha da Madeira.

Assim, todos os dias e desde 1995, a travessia é garantida pelo Lobo Marinho. Com capacidade para mais de 1000 passageiros e cerca de 145 carros, oferece restaurante, bares, salão de jogos, cinema, zona de diversão para crianças, entre outros serviços, proporcionando uma viagem única de 2h20.

Lobo Marinho

Curiosidade: Qual o ponto mais alto da ilha?

Com uma altitude de 517 metros, o Pico do Facho é uma das grandes atrações de Porto Santo ou não fosse o ponto mais alto da ilha.

Pico do Facho

Noutros tempos, serviu de posto de observação para os barcos inimigos (piratas) que se aproximavam da ilha, mas hoje é um desafio para quem adora percorrer trilhos em contacto com a diversidade das paisagens, neste caso acessível do Pico Castelo ao cume do Pico do Facho.

Curiosidade: O que há para ver?

Nos roteiros turísticos de Porto Santo, há sempre muito para ver. Já aqui sugerimos o Miradouro da Portela a cerca de 1 km da capital Vila Baleira, a praia do Cotrim no Porto dos Frades, a Ponta da Calheta, jogar golfe ou fazer observação de baleias e golfinhos.

golfinhos porto santo

Aproveite ainda para passear na baía do Zimbralinho enquanto descobre rochas vulcânicas submarinas nas águas translúcidas, e mergulhar nas piscinas naturais do Porto das Salemas e nadar com peixes. Visite o jardim botânico da Quinta das Palmeiras, a Fonte da Areira ou ainda o Miradouro das Flores.

Tradição: O melhor do artesanato local

No tradicional artesanato, a Ilha de Porto Santo não fica atrás da Ilha da Madeira. Dos chapéus de palha, carteiras, cintos, forros para copos e garrafas feitos em palmitos (folhas de palmeiras), utensílios agrícolas em miniatura feitos de madeira, peças de barro às peças produzidas com conchas e búzios, a oferta é variada.

Tradição: Os pratos típicos de Porto Santo

Em Porto Santo, o bolo do caco será o mais famoso dos produtos típicos. Saiba então que as uvas são o fruto típico, o Picado é o prato de carne mais conhecido, sendo que o atum e as lapas grelhadas são imprescindíveis.

Saboreie também fragateira (espécie de caldeirada), gaiado seco (feito de bacalhau), broas de mel, biscoitos torrados, rosquilhas típicas de Porto Santo, mousse de maracujá, pudim de ovos ou pão-de-ló.

Nas bebidas, nada como se deliciar com a poncha, os licores caseiros, aguardentes feitas a partir da cana-de-açúcar e o vinho produzido na própria ilha.