Destinos / Viagens Baratas

Curiosidades e tradições sobre a Ilha de Porto Santo

Share this post

Porto Santo é a mais pequena das ilhas da Região Autónoma da Madeira, eleita consecutivamente “Melhor Destino Insular na Europa” de 2013 a 2019.

Com cerca de 11 km de comprimento, esta ilha de apenas 5000 habitantes (residentes) é um pequeno paraíso que atrai turistas de todo o mundo.

Há quem procure o seu clima ameno durante os 365 dias do ano, a tranquilidade do mar, a beleza dos jardins tropicais, as paisagens deslumbrantes, a aventura das caminhadas nas levadas e a descoberta da vida marinha ainda selvagem ou até das montanhas vulcânicas.

Porto Santo, considerada a “Ilha Dourada”, é mais do que praia em tons dourados e bolo do caco. É terra de tradições, monumentos e museus, festas e romarias, grandes sabores e uma história que remonta ao ano de 1418, quando foi descoberta pelos navegadores portugueses após uma tempestade.

Conheça algumas curiosidades e tradições que tornam Porto Santo num destino de férias irresistível.

Curiosidade: Uma praia com propriedades terapêuticas

Ao todo, são 9 km de praia com águas transparentes e mornas, mas o que a torna realmente especial é a areia. Formada há 35 mil anos, é composta por restos de corais fossilizados e por isso, em conjunto com a água marinha, apresenta propriedades térmicas e terapêuticas há muito usadas para o tratamento de doenças reumáticas e ortopédicas.

Por ser rica em magnésio, cálcio, enxofre, fósforo e estrôncio, e graças ao calor, a areia desta praia também funciona como anti-inflamatório natural.

Curiosidade: Chegar de avião ou navio?

Embora seja possível chegar a Porto Santo de avião, diretamente de Lisboa, a forma mais popular é de barco com partida da Ilha da Madeira.

Assim, todos os dias e desde 1995, a travessia é garantida pelo Lobo Marinho. Com capacidade para mais de 1000 passageiros e cerca de 145 carros, oferece restaurante, bares, salão de jogos, cinema, zona de diversão para crianças, entre outros serviços, proporcionando uma viagem única de 2h20.

Curiosidade: Qual o ponto mais alto da ilha?

Com uma altitude de 517 metros, o Pico do Facho é uma das grandes atrações de Porto Santo ou não fosse o ponto mais alto da ilha.

Foto: @Ana Ferreira

Noutros tempos, serviu de posto de observação para os barcos inimigos (piratas) que se aproximavam da ilha, mas hoje é um desafio para quem adora percorrer trilhos em contacto com a diversidade das paisagens, neste caso acessível do Pico Castelo ao cume do Pico do Facho.

Curiosidade: O que há para ver?

Nos roteiros turísticos de Porto Santo, há sempre muito para ver. Já aqui sugerimos o Miradouro da Portela a cerca de 1 km da capital Vila Baleira, a praia do Cotrim no Porto dos Frades, a Ponta da Calheta, jogar golfe ou fazer observação de baleias e golfinhos.

Aproveite ainda para passear na baía do Zimbralinho enquanto descobre rochas vulcânicas submarinas nas águas translúcidas, e mergulhar nas piscinas naturais do Porto das Salemas e nadar com peixes. Visite o jardim botânico da Quinta das Palmeiras, a Fonte da Areira ou ainda o Miradouro das Flores.

Tradição: O melhor do artesanato local

No tradicional artesanato, a Ilha de Porto Santo não fica atrás da Ilha da Madeira. Dos chapéus de palha, carteiras, cintos, forros para copos e garrafas feitos em palmitos (folhas de palmeiras), utensílios agrícolas em miniatura feitos de madeira, peças de barro às peças produzidas com conchas e búzios, a oferta é variada.

Foto: jm-madeira.pt

Tradição: Os pratos típicos de Porto Santo

Em Porto Santo, o bolo do caco será o mais famoso dos produtos típicos. Saiba então que as uvas são o fruto típico, o Picado é o prato de carne mais conhecido, sendo que o atum e as lapas grelhadas são imprescindíveis.

Foto: cultuga.com

Saboreie também fragateira (espécie de caldeirada), gaiado seco (feito de bacalhau), broas de mel, biscoitos torrados, rosquilhas típicas de Porto Santo, mousse de maracujá, pudim de ovos ou pão-de-ló.

Foto: @blog.madeira.best

Nas bebidas, nada como se deliciar com a poncha, os licores caseiros, aguardentes feitas a partir da cana-de-açúcar e o vinho produzido na própria ilha.

Foto: @Miguel Nóbrega

VOOS + HOTEL PARA PORTO SANTO

Artigos relacionados