Descobrir as ilhas portuguesas: Madeira ou Açores?

Top Atlântico / Atualizado a

Consta que o descobrimento das ilhas portuguesas aconteceu por volta do século XIV, mas foram precisos mais alguns anos para serem conquistadas e colonizadas pelo nosso povo.

descobrimento das ilhas portuguesas

Atualmente, mais do que dois conjuntos de ilhas, os arquipélagos da Madeira e dos Açores são dois destinos incríveis que se dão a descobrir aos visitantes através das suas paisagens naturais surpreendentes.

Miradouro da Boca do Inferno, São Miguel, Açores
Miradouro da Boca do Inferno, São Miguel, Açores

Quando se trata de escolher qual arquipélago queremos conhecer, a resposta é simples: os dois. Porém, a grande questão é por onde começar, Madeira ou Açores?

Descobrir o melhor da Madeira

O arquipélago da Madeira é composto por várias ilhas e ilhéus: ilhas da Madeira e do Porto Santo, conjunto das Desertas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) e conjunto das Selvagens (Ilha Selvagem Grande, Palheiro da Terra, Palheiro do Mar, Ilha Selvagem Pequena, Ilhéu de Fora, Alto, Comprido, Redondo e Ilhéus do Norte).

Eleita inúmeras vezes “Melhor Destino Insular do Mundo“, é um destino quase obrigatório na altura do Carnaval, no Réveillon ou até na Páscoa, quando a tradição é viajar.

ilha da madeira

Dentro ou foras das épocas especiais, esta ilha tropical é sinónimo de paisagens naturais como as montanhas vulcânicas e as levadas, um património cultural repleto de tradições, festas e festivais, aventura e adrenalina, gastronomia típica e o Vinho da Madeira mundialmente conhecido, além das gentes com um coração enorme. Sem dúvida, uma verdadeira “Pérola do Atlântico” para descobrir.

madeira

Porto Santo, uma das emblemáticas ilhas da Madeira, é ideal para quem procura descontrair junto a um mar calmo, limpo e morno.

Descobrir o melhor dos Açores

O arquipélago dos Açores é composto por 9 ilhas, distribuídas por três grupos: Oriental (Santa Maria e São Miguel), Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo).

Ilhéu de Vila Franca, São Miguel, Açores
Ilhéu de Vila Franca, São Miguel, Açores

Se há melhor forma de conhecer os Açores, é mesmo indo, porque motivo nunca vai faltar.

açores

Apreciar as paisagens, respirar fundo o ar puro, saborear os pratos típicos, meditar ao som do mar, descontrair nas piscinas termais e cascatas naturais, subir ao cume das serras e montanhas, observar golfinhos e baleias ou até mesmo mergulhar com eles, são apenas algumas das várias atividades que poderá fazer.

No fundo, é ir ao encontro das atrações de cada vila e cidade, e deixar-se apaixonar pelos Açores.