Dia de Reis: quais os países na Europa que ainda têm monarquia?

Joana Santana / Publicado a

Hoje em dia, falar em reis, princesas e monarquia parece algo retirado dos contos de fada ou dos livros de história. Mas, a verdade, é que existem vários países espalhados pelo mundo que ainda se regem por uma monarquia. Alguns até bem perto de nós! Se é fã desta temática e está a aproveitar o Dia de Reis para viver os últimos cartuchos da época natalícia, descubra agora quais os países na Europa que ainda hoje têm uma monarquia.

Andorra

Andorra - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

Conhecida como um dos destinos de neve mais populares, Andorra é uma monarquia parlamentar. Como é um pequeno principado independente entre Espanha e França, é governando por dois co-príncipes, um Bispo espanhol Joan Enric Vives Sicília e o líder francês Emmanuel Macron.

Bélgica

Bélgica - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

Também com uma monarquia parlamentar, a Bélgica tem o Rei Philippe como representante da monarquia belga.

Dinamarca

Dinamarca - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

Em terras dinamarquesas, é uma mulher quem rege a monarquia, o que, neste momento, é caso único na Europa. A Rainha Margarida II é a chefe de estado da Dinamarca há mais de 50 anos.

Espanha

Espanha  - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

A coroa espanhola, neste momento, está nas mãos do Rei Felipe VI. No entanto, todo o poder executivo está a cargo do governo eleito pelos cidadãos.

Liechtenstein

Liechtenstein

O Liechtenstein é uma monarquia constitucional com o príncipe Hans-Adam II como chefe de estado. Apesar do título, o príncipe tem poderes limitados e o país é uma democracia parlamentar.

Luxemburgo

Luxemburgo

Pelo Luxemburgo as coisas não são diferentes! O Luxemburgo é também é governado pelo parlamento, apesar de ter uma monarquia. O representante da monarquia é o Grand Duke Henri.

Mónaco

Mónaco  - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

O Mónaco é um dos países mais pequenos do mundo, mas tem espaço suficiente para existência de um parlamento em simultâneo como uma monarquia. E, aqui, o príncipe Albert II tem efetivamente algumas responsabilidades.

Noruega

Noruega

Pela Noruega, é o Rei Herald V quem mantém viva a monarquia norueguesa, apesar do país também seguir uma democracia parlamentar.

Países Baixos

Países Baixos

Nos Países Baixos, quem dita as regras do país é o governo. Mas quando o rei, Willem-Alexander, faz anos, a festa é muito séria! Conforme a data de nascimento do rei que estiver no poder, é declarado feriado nacional e é festejado o Dia do Rei. Neste dia, todos os neerlandeses saem à rua para celebrar vestidos de cor-de-laranja.

Reino Unido

Reino Unido

Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são os país que compõe o Reino Unido. A monarquia britânica é uma das mais populares do mundo, apesar de também ter apenas um papel cerimonial. Após o falecimento da Rainha Elizabeth II – a monarca com o reinado mais longo da história britânica – a coroa está a cargo do filho, Rei Carlos III que também é rei da Commonwealth, uma organização intergovernamental composta por 56 países.

Suécia

Suécia - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

Carl XVI Gustaf é o rei que mantém viva a monarquia sueca. Apesar disso, tal como os outros casos, a Suécia, é governada pelo parlamento.

Vaticano

Vaticano - Especial Dia de Reis: Países da Europa que ainda têm monarquia

Esta pode ser uma surpresa, mas a verdade é que o Vaticano é um país monárquico. O sistema de governo deste pequeno país situado no coração de Itália é uma monarquia eclesiástica. Além disso, é também uma monarquia eletiva e não hereditária, uma vez que o sucessor do legado é eleito por um grupo de cardeais. Atualmente, o rei do Vaticano é o Papa Francisco.

Apesar de terem monarquia, quase todos os países da Europa inumerados acima são governados por um sistema democrático. No entanto, se é um fã de todo este mundo de realeza, pode sempre dar um saltinho a cada um destes países e visitar os palácios e as residências oficiais de cada um destes monarcas. No entanto, não conte em encontrar castelos medievais como antigamente. Luxo não falta, mas as residências são muito mais modernas e, certamente, mais confortáveis.