Finlândia, a natureza em estado puro

Top Atlântico / Atualizado a

A Finlândia é uma caixinha de surpresas. O país que no início do século XX era um dos mais pobres da Europa, tornou-se num exemplo de prosperidade e bem-estar, lar de marcas como a Nokia ou a Linux.

Finlândia

Descobrir a Finlândia é uma viagem apaixonante para ser feita com tempo. Neste artigo selecionamos várias surpresas para si. Vamos lá?

De cidades cosmopolitas a terras medievais

Helsínquia, cidade sustentável, de design e múltiplas influências culturais, é uma das jóias da Escandinávia. Mas há muito mais para lá da capital.

Helsínquia

Turku, cidade medieval e a mais antiga do país, merece muitas visitas, bem como Oulu e Rovaniemi.

Finlândia

Oulu é dona de uma vida cultural agitada, pincelada por um ambiente de praia quando o calor o permite. Já Rovaniemi foi totalmente dizimada durante a 2ª Guerra Mundial, mas transformou-se do nada, tornando-se uma das cidades mais modernas no país. É o local indicado para a prática de desportos de inverno.

Um maravilhoso destino sustentável

A proximidade com a natureza faz parte da identidade do povo filandês. O que não é de admirar visto que 90% do território é coberto por florestas e lagos.

Finlândia

A terra de mil lagos, como assim é conhecida, tem um total (impressionante) de 188.000 lagos e 40 parques nacionais. Não faltam locais imponentes e selvagens para conhecer, mas nessa lista não deixe de colocar o Parque Nacional Isojärvi e o Lago Saimaa, o maior da Finlândia.

Finlândia

Uma conexão tão forte com a natureza só se poderia traduzir em práticas sustentáveis e num turismo ecológico, onde até existem resorts totalmente verdes. Até 2025, este país da Escandinávia tem como objetivo ser líder mundial em economia circular, ou seja, fazer uma utilização completa dos materiais. Atualmente já está na frente mundial em eco-inovação e bio-energia.

Ilhas paradisíacas… sim, leu bem!

Finlândia

A Finlândia guarda muitas surpresas, esta é uma delas. Conta com um total de 40.000 ilhas ao longo da costa. Quando o verão aperta estas transformam-se e passam a ser locais fantásticos para relaxar e mergulhar.

Finlândia

São várias as opções. Vallisaari, por exemplo, está apenas a vinte minutos da capital e pode ser alcançada por um autocarro aquático. Já Kaunissaari é uma pitoresca ilha piscatória conhecida pelas suas praias e ambiente relaxante.

Os clássicos finlandeses: auroras boreais e Lapónia

Lapónia

São clássicos por alguma razão. A Lapónia, terra do Pai Natal, é feita de sonho e encanto. Rume de comboio de Helsínquia até Rovaniemi, na Lapónia (inserida no Círculo Polar Ártico). A viagem dura 12 horas, mas é pura magia. A neve lá fora pontua o caminho e faz as delícias dos mais novos (e não só).

Lapónia

Depois de aproveitar Rovaniemi e a Lapónia, todos os caminhos vão dar às auroras boreais ali tão perto.

Aurora boreal

E o que dizer deste fenómeno da natureza? É das experiências mais fantásticas que podemos ter na vida. As cores e as formas são de fazer sonhar. Luosto, Ivalo ou Kakslauttanen são locais espetaculares para poder ver a natureza a brilhar mais alto.

Foi surpreendido pela Finlândia? Se quiser conhecer mais sobre este destino e as viagens que poderá fazer quando tudo melhorar, consulte uma das nossas agências. Disponível para uma conversa por videochamada ou por telefone.

Se preferir ser autodidata e investigar por conta própria como chegar e onde ficar neste destino, deixamos aqui um caminho fácil para a sua pesquisas.