França: quais os lugares mais românticos além de Paris?
Quando se fala em França, é difícil não pensar imediatamente em Paris, a cidade do amor. Mas este país incrível tem muito mais a oferecer, inclusive para viajantes que pretendem adicionar uma pitada de romance às suas viagens. Com paisagens deslumbrantes, cidades encantadoras e uma atmosfera que transpira amor em cada canto, França revela-se um destino imperdível para quem procura fugir do óbvio e quer descobrir lugares igualmente apaixonantes fora da capital. Vamos descobrir quais os lugares mais românticos de França, para além de Paris?
Èze, Riviera Francesa

Imagine uma pequena vila medieval “empoleirada” num penhasco com uma vista maravilhosa sobre um mar azul. Pois bem, essa vila existe, chama-se Èze e fica na Riviera Francesa – ou Côte D’Azur como também é conhecida a costa francesa. Èze é uma vila tão bonita e curiosa que deixa qualquer um surpreendido! Com ruas estreitas de pedra, vários jardins e vistas de tirar o fôlego, é impossível não ficar apaixonado por este lugar. O Jardim Exótico é um dos locais mais populares e fica no ponto mais alto da vila, o que faz com que tenha vistas absolutamente deslumbrantes para o mediterrâneo. Em tempos, foi também morada de Walt Disney e tem atraído muitas celebridades ao longos dos anos.
Carcassonne, Languedoc

A cidade de Carcassonne, em Languedoc, é uma das cidades fortificadas mais bem preservadas da Europa. Com um encanto tão único, Carcassonne parece mesmo ter parado no tempo. Com muralhas imponentes, torres, ruelas e pormenores medievais, a cidade é Património Mundial da UNESCO. Apesar da história de Carcassonne remeter ao período romano, foi durante a Idade Média que atingiu todo o seu esplendor. Uma caminhada pelas muralhas oferece vistas espetaculares e vai fazê-lo pensar em como seria a vida no passado. Além disso, jantar num dos restaurantes dentro das muralhas ao pôr do sol é uma experiência única.
Camarga, Provença

Se, para si, romance tem de rimar com natureza, então saiba que em Camarga poderá estar frente-a-frente com beleza selvagem. Conhecida pelos seus flamingos cor-de-rosa e por ser lar de mais de 400 espécies de aves, é aqui que pode encontrar a raça de cavalos viva mais antiga do mundo. Esses cavalos são selvagens, por viverem entre humanos há milhares de anos, são muito amigáveis. Por aqui encontra também vastos campos de arroz e não deixe de visitar a pequena cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, localizada na região, para um charme rústico único. Carmaga é um refúgio natural único em França.
Rocamadour, Dordonha

Também construída numa falésia, Rocamadour é uma vila que parece desafiar a gravidade! Este destino é conhecido pela sua atmosfera mística, sendo um importante centro de peregrinação ao longo dos séculos. As ruas estreitas – e a pique! – da vila estão repletas de lojas e restaurantes acolhedores. Mas as maiores atrações são mesmo as várias capelas e igrejas da cidade, algumas delas esculpidas nas rochas. A basílica de Saint-Sauveu é uma das mais procuradas, bem como a Capela dos Milagres onde pode encontrar a famosa estátua da “Madona Negra”. Como já deve estar a imaginar, as vistas do topo de Rocamadour são de tirar a respiração!
Chambord, Vale do Loire

A região de Vale do Loire é muito conhecida pelos seus vários “chateaux”, que é como quem diz castelos. No entanto, é o majestoso Castelo de Chambord a grande atração. Chambord é um dos mais icónicos castelos de França, graças à sua arquitetura e à sua envolvente com vários jardins. Passear pelos tão cuidados e geométricos jardins vai deixá-lo encantado, enquanto que visitar o seu interior o fará reviver a história. Mas não se fique por aqui! O Vale do Loire em si é uma região incrível, com ótimos terrenos vinícolas, aldeias encantadoras e outros castelos também eles dignos de visitas.
Giverny, Normandia

Para os amantes de arte, Giverny, mais do que romântico, é um destino obrigatório! Esta pequena vila foi a casa do pintor impressionista Claude Monet que também era apaixonado por jardinagem. Os jardins de Monet, com os seus lírios-de-água e pontes cobertas de flores, são como uma pintura viva do pintor. Um passeio por este lugar é uma experiência calma e romântica, que o deixará certamente inspirado e que o irá transportar para o mundo encantado do impressionismo.
Calanques, Provença

Os Calanques são um conjunto de fiordes, penhascos e enseadas deslumbrantes que ficam entre Marselha e Cassis, num percurso de aproximadamente 20 quilómetros. Com as águas azuis cristalinas, as falésias brancas impressionantes e os pormenores verdes das árvores que se interlaçam nas falésias, este é um cenário quase idílico onde é possível nadar, andar a pé, de barco ou de caiaque. Toda esta área é apelidada de Parque Nacional de Calanques e é um dos parques nacionais do país. Um lugar perfeito para casais aventureiros e apaixonados pela natureza.
Monte Saint-Michel, Normandia

Poucos lugares no mundo são tão mágicos quanto o Monte Saint-Michel! E a prova disso é que Saint-Michel serviu de inspiração a um filme da Disney, o “Entrelaçados”. Esta ilha-rocha, que parece flutuar no mar durante a maré alta, é um lugar que mistura história, espiritualidade e, claro, muito romance. Acessível a pé durante a maré baixa, as ruas sinuosas que o levam à abadia no topo fazem-no viajar no tempo. Além disso, este é um lugar de peregrinação e a abadia é um dos edifícios mais emblemáticos da Idade Média e de toda a França. A vila que a cerca está repleta de pequenas lojas e cafés para que não falte nada aos visitantes.
Colmar, Alsácia

Muitas vezes conhecida como a “pequena Veneza“, os canais e as casas de fachadas coloridas de Colmar não deixam ninguém indiferente. Se esta cidade também lhe parece saída de um filme da Disney, não estranhe. É que foi a região da Alsácia também inspirou as casas do clássico “A Bela e o Monstro”. Passear de barco pelos canais, explorar as ruelas antigas ou simplesmente desfrutar de um copo de vinho alsaciano num dos seus restaurantes é uma experiência única. No entanto, Colmar é ainda mais mágica durante o inverno, com os seus famosos mercados de Natal.
Gordes, Provença

Também localizada lá bem no topo de uma colina, Gordes é considerada uma das aldeias mais bonitas da região de Provença. Com vistas deslumbrantes sobre campos de lavanda e papoilas, este é um lugar onde a beleza está presente em cada detalhe. As suas ruas de pedra, casas de calcário e a atmosfera calma criam um ambiente perfeito e tranquilo. Talvez por isso, Gordes seja uma cidade famosa por conquistar artistas que vêm para cá viver e deixar-se inspirar pelas belas paisagens.
França é um país que vai muito para além de Paris! Carregado de encantos, segredos e paisagens únicas, este é um país com imenso para oferecer. Por isso mesmo, não é de espantar que França esteja recheada de lugares bem românticos. Assim sendo, alinha numa viagem para explorar bem o lado mais romântico dos franceses?