Há uma tradição da Páscoa em Florença que é imperdível

Top Atlântico / Atualizado a

Em Florença, uma das cidades mais românticas no mundo e dos destinos mais procurados nos feriados da Páscoa, existe uma tradição que vai muito além das típicas procissões e cerimónias religiosas.

O “Scoppio del Carro” (explosão do carro, usado há cerca de 500 anos nesta cerimónia e denominado “Brindellone”) é uma festa folclórica que remonta ao século XI. Desde então e ao longo dos tempos, tornou-se a mais importante celebração e conta com um espetáculo imperdível.

O evento acontece no domingo de Páscoa, com um cortejo nas ruas da cidade, que conta com a presença do “Brindellone”. O carro, carregado com fogo-de-artifício, será então escoltado até à Piazza del Duomo por 150 soldados e músicos, além das pessoas que acompanham o trajeto, devidamente trajadas com vestes da época.

Entretanto, existirá uma corda esticada entre o altar e a porta do Duomo, contendo um foguete em forma de pomba que é incendiado ao som de “Gloria in Excelsis Deoaté atingir os 9 metros do “Brindellone” e provocar um estrondoso fogo-de-artifício durante cerca de 20 minutos.

Quanto mais bem-sucedido o espetáculo, mais a cidade poderá ter um ano feliz. No final, o foguete regressa em direção ao altar, seguindo-se uma procissão.

Nas tradições da Páscoa, inclua um roteiro gastronómico pelos pratos mais típicos, tais como o assado Bistecca Alla fiorentina, os ovos de chocolate, o pão doce com alecrim e passas chamado “Pan di Ramerino“ ou os biscoitos “quaresimali“ com cacau.

Sendo a manhã do domingo de Páscoa dedicada ao fabuloso “Scoppio del Carro”, nada melhor que usar a tarde para visitar a belíssima cidade de Florença que fica a menos de 5 horas de Lisboa, numa altura em que a primavera oferece os primeiros raios de sol. Relembramos algumas das principais atrações na capital da Toscana que vai adorar conhecer.

Piazza della Signoria, considerada a mais animada de Florença e um museu ao ar livre.

Galleria degli Uffizi, o palácio onde existe um dos mais antigos museus do mundo.

Galleria dell’Accademia, onde está a principal obra do famoso David Michelangelo.

Palazzo Vecchio, outrora residência da corte de Florença e cuja visita é “obrigatória”.

Pisa, a cerca de hora e meia de Florença, é a cidade da Torre de Pisa e dispensa apresentações.

Ponte Vecchio sobre o rio Arno, considerada a mais popular da cidade pelas suas lojas.